Carreira Militar – PROGRAMA COM O MAJOR COSTA E SILVA

 

carreira militar 9

O Carreiras e Concursos de hoje, 12/09, trouxe o Major Costa e Silva. Dentro da Carreira Militar, ele é formado pela AMAN (Academia Militar dos Agulhas Negras), está no exército desde os 17 anos. Dessa vez com a apresentação do nosso diretor, Ronaldo Ligieri, o programa buscou falar de como funciona a Carreira Militar e do impacto dela na sociedade.

Seu ingresso no exército foi motivado pela leitura de uma matéria no jornal sobre a carreira, aos 8 anos. Mesmo demorando muito para ler em função da idade, decidiu ali que seria dos Agulhas Negras. Quando mais velho, aos 17 anos, inscreveu-se no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes e passou de primeira. Em grande parte, seu desejo de entrar para a Carreira Militar veio da inspiração em seu Avô, que era Capitão Médico do exército.

Ele nos contou como o jovem pode entrar para a Carreira Militar. Existem muitas portas para isso, sendo uma delas muito conhecida, que é a do serviço militar obrigatório, quando o jovem se alista ao atingir a maioridade. Além disso, tem como estar lá temporariamente. Tem, também, os concursos públicos que formam militares de carreira.

Major Costa e Silva falou de como as escolas militares são benéficas a sociedade. Questionou, ainda, os valores propagados na nossa sociedade atualmente. Atribuiu a grande mídia por propagar esses valores, que, segundo ele, deixam de lado o patriotismo. Disse que as escolas militares trazem mais disciplina e aprendizado aos alunos, justamente pelo estilo mais correto. No sentido negativo, disse que houve uma revolução cultural já na sua geração. As músicas e conteúdos afins produzidos tem caído de qualidade, tem mostrado valores não tão corretos.

Ainda ressaltou o foco, a disciplina que o exército acaba levando para a vida dos jovens. Dizendo, ainda, que fora do exército essas pessoas que um dia serviram se dão muito bem. Principalmente por levar valores e experiências positivas. Contou que o exército faz com os militares ganhem uma vivência, visão de mundo muito maior, principalmente pelo fato deles irem em missões para outros lugares do Brasil.

carreira militar 4

CURIOSIDADE

Apesar de distante, o Major é parente do General Costa e Silva, 27º presidente do Brasil, o 2º da era Militar. Foi marechal do Exército e presidente do Brasil durante o período militar, entre 1967 e 1969. Foi um dos articuladores de 1964, que depôs o governo de João Goulart, e no governo de Castelo Branco (1964-1967) ocupou o cargo de ministro da Guerra. Costa e Silva era considerado um dos representantes da “linha dura” dentro das Forças Armadas.

Um dia após, Costa e Silva organizou o “Comando Supremo da Revolução”, composto por três membros: o brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo (Aeronáutica), o vice-almirante Augusto Rademaker (Marinha) e ele próprio como representante do Exército e homem-forte de tal comando. Afastou-se do cargo para assumir a presidência.

Em agosto de 1969, Costa e Silva sofreu uma trombose cerebral e foi substituído por uma junta militar. Faleceu em 17 de dezembro daquele ano. O general dá nome a inúmeras vias públicas, as mais conhecidas são a ponte Rio-Niterói e o “Minhocão”, em São Paulo.

CARREIRAS E CONCURSOS – CARREIRA MILITAR 

O programa nasceu para, de maneira mais direta, interativa e descontraída, tirar as dúvidas dos candidatos sobre um tema bastante complexo: concurso da PM de São Paulo, bem como o edital da PM. O programa sempre conta com um convidado a cada nova quarta-feira. Sempre, também, trazendo o que acontece de melhor dentro da carreira militar, sempre buscando valorizar essa tão nobre profissão. Os ouvintes podem interagir o tempo todo conosco. Seja fazendo perguntas ou comentários. Vale lembrar: a todo o momento beijos e abraços são mandados pelos integrantes do programa.

O programa acontece toda quarta-feira, 15h30 da tarde. Baixe nosso aplicativo e acompanhe, ao vivo, o programa Carreiras e Concursos. Todo programa há um sorteio diferente para os nossos ouvintes. Participe, você pode ser o próximo a ganhar! Você pode interagir, também, durante todo o restante da semana, seja pendido sua música ou tendo seu nome mencionado ao vivo! Mande sua mensagem para o número: (11) 96499-0190

Comentários

Artigos Recentes