GCM - Guarda Cívil Metropolitana

 

Criada em 1986, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) é a força de segurança subordinada a Prefeitura Municipal. Tem como função proteger bens, serviços e instalações municipais. A vigilância é feita em praças, escolas, hospitais e prédios públicos como a Prefeitura e Câmara Municipal, além de fazer o patrulhamento ostensivo. A Guarda Civil Metropolitana, devido a um sistema de monitoramento instalado na cidade, assiste diuturnamente 94 logradouros nos seguintes locais: Centro Novo, Centro Histórico, Anhangabaú, Nova Luz e região da Rua 25 de Março. Contribuindo, assim, de maneira preventiva, gerando a diminuição da violência e da criminalidade.

Em seu começo, os 150 guardas se reuniam no atual  prédio Setor de RH da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social na Rua Pedro de Toledo para receberem as ordens do dia. Após isso, se deslocavam pela cidade a pé ou de ônibus. Por conta da quantidade insuficiente de armas, os guardas trabalhavam em grupos de 5, tendo seu armamento emprestado pelo Exército Brasileiro. Atualmente, assim com as demais forças de segurança, a GCM conta com armamento próprio.

 

gcm-guarda-civil-metropolitana-curso-palestra-gratuita

CONCURSO E CARREIRA

Para fazer parte da GCM é preciso prestar um concurso público. O cargo de início é chamado de "GCM 3ª Classe". O plano de carreira é baseado no tempo de serviço e pontuações que o guarda adquire ao longo dos anos, com cursos específicos nas áreas de atuações e formações acadêmicas, podendo chegar até o cargo de Inspetor Superintendente. O salário médio de um guarda municipal está em torno de R$ 2.500,00 de acordo com a gradução.

A Guarda desenvolve atividades desenvolve alguns programas como: ‘Proteção Escolar’, ‘Controle do Público’, ‘Proteção Ambiental’, ‘Proteção aos Agentes Públicos’, ‘Proteção ao Patrimônio Público’ e ‘Proteção às pessoas em situação de risco’, esses programas são conhecidos como Procedimento Operacional Padrão (POP).

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento (11) 97595-7032 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

Comentários