DOCUMENTAÇÃO PARA OBTER PORTE DE ARMA DE FOGO

carreira militar 3

O Fabrício Silva e o Silas Freitas, da Next Assessoria, voltaram ao Carreiras e Concursos. No programa de hoje, 19/09, eles vieram falar sobre a Documentação necessária para o porte de armas no Brasil. Assunto recorrente atualmente, principalmente nas redes sociais, os ouvintes puderam ter suas dúvidas esclarecidas. Além disso, nosso diretor e apresentador do programa, Ligieri, falou da sua vivência nas ruas, da carreira militar.

Logo no começo do programa, Silas Freitas já esclareceu alguns aspectos. No Brasil, segundo ele, o cidadão deve ter 25 anos de idade para possuir o porte de armas. Mas, já aos 18, ele já pode participar do tiro esportivo e obter esse licenciamento. Ainda disse haver duas maneiras de se obter o registro. Sendo pela Polícia Federal ou pelo Exército Brasileiro. O Fabrício nos falou um pouco sobre os custos desses processos. É necessário um laudo psicológico, que custa em torno de 250 reais. Já para o curso sobre armas, com armas e afins, custa cerca de 700 reais. Ainda é necessário um laudo de instrutor, sendo cerca de 350 reais.

Um pouco fora dessa área técnica, Ligieri, o apresentador do programa, disse sobre como a população deve entender a cultura armamentista. Ressaltou, também, o fato de que os países mais seguros do mundo terem suas populações armadas. Defendeu o porte da arma de fogo para o cidadão de bem, que, comprovadamente, esteja apto psicologicamente a porta-la.

Os convidados ressaltaram a importância dos exames psicológicos que atestam a capacidade do indivíduo poder portar uma arma de fogo. O Silas ainda deixou a sua opinião, dizendo ser necessário, em um primeiro momento, devido a cultura do brasileiro, que a população tenha armas dentro de casa. E, ainda, disser ser necessário o endurecimento das penas para pessoas que, por exemplo, sacam a arma em meio ao trânsito.

Atualmente não é proibido possuir uma arma, mas é muito difícil, burocrático. Os nosso convidados, assim como o Ligieri, defendem uma redução nessa burocracia, mas sem que comprometa a segurança da população. Sendo exigido os exames psicológicos, a instrução e tudo que gere segurança para a sociedade e para o(a) portador(a).

Um exemplo disso é São Paulo, um dos lugares mais difíceis de se conseguir o porte, sendo mais fácil conseguir o CR, o Certificado de Registro, documento que mostra você estar apto a ser Atirador deportivo, Caçador ou Colecionador de armas.

Ambos da Next Assessoria trouxeram uma estatística muito interessante; de 8 mil armas apreendidas, nenhuma delas tinha registro. Elas, sempre, nas mãos de pessoas mal intencionadas. Mostrando o quanto é fácil um criminoso conseguir uma pistola, revólver, mas para a população de bem é muito difícil. Ainda disseram que de 2005 para cá, ano em que o estatuto do desarmamento começou a valer, o índice de criminalidade nos estados com menos armas aumentou.

carreira 9

PERGUNTA DO OUVINTE - carreira militar

Um dos ouvintes fez uma ótima pergunta sobre se há a possibilidade do cidadão pode comprar a arma antes mesmo de ter toda a documentação e a autorização. Como no papel de quem realmente entende do assunto, os representantes da Glock no Brasil esclareceram que o cidadão pode realmente comprar, mas que só pode retirar após obter toda a documentação necessária.

CARREIRAS E CONCURSOS - carreira militar

carreira militar

O programa nasceu para, de maneira mais direta, interativa e descontraída, tirar as dúvidas dos candidatos sobre um tema bastante complexo: concurso da PM de São Paulo, bem como o edital da PM. O programa sempre conta com um convidado a cada nova quarta-feira. Sempre, também, trazendo o que acontece de melhor dentro da carreira militar, sempre buscando valorizar essa tão nobre profissão. Os ouvintes podem interagir o tempo todo conosco. Seja fazendo perguntas ou comentários. Vale lembrar: a todo o momento beijos e abraços são mandados pelos integrantes do programa.

O programa acontece toda quarta-feira, 15h30 da tarde. Baixe nosso aplicativo e acompanhe, ao vivo, o programa Carreiras e Concursos. Todo programa há um sorteio diferente para os nossos ouvintes. Participe, você pode ser o próximo a ganhar! Você pode interagir, também, durante todo o restante da semana, seja pendido sua música ou tendo seu nome mencionado ao vivo! Mande sua mensagem para o número: (11) 96499-0190

Comentários

Artigos Recentes