ENTREVISTA NA RÁDIO - INVESTIGAÇÃO SOCIAL

O candidato que chegou até a Fase de Investigação Social já se provou apto nas fases anteriores, e agora está a poucos passos de tomar posse da sua vaga. Então trouxemos esse tema tão relevante para ser discutido com a nossa colaboradora Bruna Guerra acerca da Fase da Investigação Social.

Algumas dúvidas respondidas ao decorrer do programa foram sobre como os períodos ao longo da vida podem afetar negativamente nas pesquisas feitas pela Investigação Social. Uma das questões falava sobre advertências e suspensões no período escolar, e se elas podem ser responsáveis por eliminação. A resposta de Bruna Guerra sobre isso foi que não é um grande problema, desde que seja relatado detalhadamente no formulário, para que a banca avaliadora não ache que o indivíduo está escondendo ou omitindo algo.

Nessa Fase, o candidato precisará preencher um formulário descrevendo todo o seu convívio social com seus amigos e família, afim da banca avaliadora poder compreender a conduta social de um possível futuro Policial Militar. Também ocorrera uma investigação completa sobre a vida do candidato, onde será levantado informações sobre empregos anteriores, escolas, consulta de processos e mais informações com esse tipo de caráter acerca do indivíduo.

Veja a Entrevista com o Major Mecca e os remanescentes do concurso de soldado PM

A sinceridade nessa etapa é fundamental, e todas as ocorrências negativas – que podem ter ocorrido ao longo da vida do indivíduo – devem ser bem explicadas. Nessa fase também há entrega de documentos.

Bruna também trouxe um relato muito interessante para nossa conversa. Ela compartilhou um caso onde teve participação, em que o candidato estava apto em todas as fases, mas quando chegou na Investigação Social foi reprovado, pois não relatou que seu pai foi preso. O mais curioso desse caso é que o pai do candidato foi preso antes mesmo do filho nascer, e o candidato não tinha ciência do cárcere do pai.

Portanto, é indispensável que o candidato faça uma pesquisa sobre a própria família, para não acabar omitindo – mesmo que sem querer – qualquer informação sobre sua família, parentes e amigos.

Essa fase é eliminatória, e por isso o Curso Palestra Gratuita preparou para você um guia ministrado por profissionais experientes que irão te orientar em como preencher o formulário corretamente, e quais documentos levar no dia da fase.

Comentários

Artigos Recentes