5 passos para ficar motivado a conquistar sua vaga na PM

E aí candidato, tudo bem? Iniciamos o mês de junho, faltam poucos dias para o término das inscrições do concurso de Oficial e Soldado da Polícia Militar. A insegurança pode estar batendo em sua porta, e você percebe que não sabe o que fazer. Não se sente preparado para a prova escrita e está com medo de reprovar? Se você já participou de umas das nossas aulas do Curso de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, curso que muitos dos candidatos inscritos no concurso de Soldado PM e Oficial PM fazem, já deve ter ouvido falar sobre as crenças pessoais que podem te ajudar ou te prejudicar!

Hoje vamos falar de uma dessas crenças, a crença de achar que não é capaz, e por isso acabar se auto sabotando.

O que você quer é ser apto no concurso de Soldado PM, não é mesmo?!

Se você é candidato ao concurso de Soldado da Polícia Militar, já deve saber como o concurso funciona. E já sabe que no último edital as provas escritas do concurso de soldado e oficial mudaram um pouco – se você não sabe do que estamos falando é melhor dar uma olhada nesse vídeo aqui. Deve ter ciência que a prova escrita do concurso de Soldado PM é composta por 60 questões que irão cobrar assuntos desde matemática básica a questões complexas de legislação.

É normal do ser humano ter inseguranças. E ficar apreensivo com os desafios que a vida oferece. Mas não podemos deixar que os medos – e principalmente o medo da reprovação no concurso de Soldado PM e Oficial – nos atrapalhem, e se tornem uma fonte para nos prejudicar no momento em que você estiver estudando e treinando para o concurso. Dá uma olhada no fluxograma abaixo e veja se você não já passou por processos como esse.

Você já sabe o que quer! Você já sabe que quer se tornar um policial militar e servir a nossa sociedade protegendo a com dedicação. Então, você precisa dar alguns passos rumo ao APTO e não deixar as crenças, os pensamentos disfuncionais que, geram desanimo,  cansaço e medo atrasem a conquista do seu objetivo.

Vencendo a auto sabotagem

Já falamos aqui em nosso blog sobre como identificar os pensamentos disfuncionais que podemos ter em nosso dia a dia, você pode ler sobre isso aqui em nosso site. O processo de auto sabotagem é um tanto similar a isso, e para solucionarmos precisamos descobrir o que nos leva à auto sabotagem.

Vamos imaginar que seus defeitos, suas fraquezas, seus medos, são parte de uma árvore. O tronco dessa árvore é a vida. Seu dia a dia. Coisas que você faz e que te leva aos galhos. Cada galho agora será um defeito seu. E cada folha desse galho simboliza os sentimentos e reações que você tem. Na realidade todos estão ligados às mesmas raízes, e é por elas que devemos começar a buscar melhoras.

Então quando você estiver estudando e treinando para o concurso de Soldado PM ou Oficial do Barro Branco, e começar a pensar que não tem capacidade e que não conseguirá conquistar o apto, pare e racionalize seus pensamentos, questione-os, comece a se perguntar qual a evidência 100% que você tem sobre os pensamentos que surgiram. Mesmo que tenha alguma evidência disso, verá que não é 100%, os questionamento lhe permitem novas formas de pensar positivo, ou encontrar recursos para lidar com tal situação.

Separamos 5 passos que podem te ajudar a vencer a auto sabotagem, dá uma olhada.

1 – Procure aceitar as suas raízes

Uma das melhores ferramentas para lidar com os problemas é a aceitação. Não é atoa que a última fase do luto e a mais saudável é a aceitação. Uma boa atitude é anotar em um papel toda a situação e problemas pelo que você passa. Não pense nisso como um diário, até porque a intenção não é narrar o seu dia a dia, e sim colocar no papel o que você pensa e quais são os prováveis motivos para tais pensamentos. Dessa forma, será mais fácil perceber o que tem te levado a duvidar de si mesmo.

2 – Descubra quem você é

Você sabe quem você é? Já decorou o seu RG, CPF, endereço e CEP? Que bom, mas tudo isso são apenas informações sobre você. Descobrir quem você é saber quais são os seus desejos, seus gostos, seus defeitos e qualidades.

Durante a fase do Exame Psicológico, nós do Curso Palestra Gratuita, atendemos muitos candidatos que estão preocupados com a entrevista com o psicólogo e uma das perguntas mais frequentes que tendem a gerar duvidas são “como vou responder quais são os meus defeitos e qualidades?”

E uma das alternativas que oferecemos aos nossos alunos é se conhecer e questionar os pensamentos. Realmente fazer perguntas para si mesmo, o que você gosta de fazer, no que você acredita, o que você faz bem, no que você não é tão bom assim e por aí vai.

Para saber quem realmente você é, é necessário passar por essa fase de questionamento. Colocar tudo isso no papel pode continuar te ajudando a entender tudo com mais clareza.

3 – Coloque-se em movimento

Quando você estiver naquele momento onde sua vontade de estudar já desapareceu, e sua motivação evaporou: é hora de agir. Se levante, vá dar uma volta no quarteirão do seu bairro. Fazer um exercício. Limpe seu quarto e reorganize tudo. Esses momentos são decisivos para mostrar para si mesmo que não é o desanimo e o cansaço que irão te vencer.

Sabemos que insistir e continuar estudando no exato momento dos picos de estresses não são boas formas de lidar com seus sentimentos. Por isso tire esse tempo para você, mas ao invés de ficar parado, use esse tempo para colocar tudo no lugar novamente e se lembrar pelo o que você está lutando.

4 – Você é humano, os erros fazem parte da vida

Você já cometeu erros. E irá cometer outros. Isso é normal e faz parte da nossa vida. Aceite que as falhas fazem parte da vida. Chegará determinados momentos em que você vai se ver cansado e querendo desistir. E até pode chegar a desistir por alguns dias. Mas logo você retoma de onde parou e continua a batalhar pelos seus objetivos. Então, não tenha expectativas de uma caminhada de puro sucesso. Algumas derrotas e falhas podem acontecer durante o seu trajeto. Siga em frente.

5 – Abrace quem você é, transforme o que puder

Abrace suas qualidades, reconheça seus talentos e capacidade, faça disso uma armadura e a use nos dias ruins, para ter mais força e confiança para não desistir. Mas reconheça também os seus defeitos e problemas, você é humano e tudo isso faz parte de você. Reconhecendo-os você poderá passar por um processo de transformação de forma natural e que te propicie bons momentos.

Esperamos que você absorva e comece a colocar em práticas esses passos que citamos acima. Acreditamos que eles podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e consiga evoluir na sua caminhada de estudos. Além do curso de Desenvolvimento Pessoal que já falamos aqui, o Curso Palestra Gratuita conta com cursos preparatórios para as fases escritas do concurso da Polícia Militar nos concursos de Soldado e Oficial. Não deixe de conferir! Sucesso, campeões. Rumo ao apto!

Comentários

Artigos Recentes

Loading...