Curso de Sargento PM

Conheça nossos Cursos:

 

Para você que tem vontade de crescimento e quer dar continuidade na sua carreira militar, vamos explicar um pouco como funciona o concurso de Sargento PM da Policia Militar do Estado de São Paulo.
O ingresso na patente de Sargento PM é feito por meio de um concurso interno de provas e provas e títulos, ou seja, é feito exclusivamente para quem já faz parte do efetivo da Policia Militar do Estado de São Paulo.

Geralmente o concurso interno é feito pela mesma banca organizadora dos concursos de Soldado PM e Cabo PM, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, conhecida VUNESP .

 

 

E quem pode concorrer?

O requisito para se concorrer ao cargo, é ser Cabo PM ou Soldado PM de 1ª Classe (com no mínimo 5 (cinco) anos de efetivo contados até o último dia da data de inscrição).

É importante estar por dentro do edital, das normas e dos direitos que o candidato tem. Pensando nisso, a equipe do Curso Palestra Gratuita disponibiliza um Departamento Jurídico altamente especializado par dar suporte a quem precisa em tudo que envolve concurso público.

 

DO EDITAL –  SARGENTO PM

 

Os editais para o Curso de Formação de Sargentos (CFS/20) são tornados públicos pela Diretoria de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A referência mais atualizada é o Edital DEC-15/23/19, divulgado em setembro de 2019.

 

Por ele, a PM-SP visou o preenchimento de 750 vagas para Sargento, destinadas aos Cabos PM e Soldados PM 1ª Cl, com pelo menos 5 (cinco) anos de efetivo serviço, como já explicamos no início.

 

Os aprovados e classificados foram divididos em 2 (duas) turmas, sendo o critério ordem de classificação no concurso interno o definidor para qual dos cursos o candidato irá frequentar, considerando que os 375 (trezentos e setenta e cinco) candidatos aprovados melhores classificados frequentarão o CFS-I/20 e os subsequentes até o limite de 375 (trezentos e setenta e cinco) candidatos frequentarão o CFS-II/20, não havendo possibilidade de escolha ou reserva de vaga para um ou outro curso.

 

Vejam que, somente para este concurso interno de seleção, foram 750 vagas. Sendo assim, a preparação do candidato deve ser firme, com qualidade e orientada a aproveitar o quantitativo de vagas oferecido, o que não acontece em nenhuma outra corporação similar no país.

 

De seu turno, as atribuições de receber, conferir e validar as inscrições; aplicar o TAF; receber e julgar os recursos eventualmente interpostos; e lavrar os atos praticados e deliberar sobre os casos omissos serão conferidas pelo Comandante Geral a uma Comissão Examinadora do Concurso Interno.

REQUISITOS - CONCURSO DE SARGENTO PM

 

Reforçamos esse ponto novamente. Quais os requisitos para o candidato a uma vaga de Sargento da PM-SP?

 

  • Ser Cabo PM ou Soldado PM de 1ª Classe, sendo esse último, com no mínimo 5 (cinco) anos de efetivo exercício na graduação, contados até o último dia da data de inscrição;
  • Estar, no mínimo, no comportamento “BOM” há 2 (dois) anos;
  • Ter sido considerado apto, sem restrições de qualquer natureza, em inspeção de saúde,
  • Ter sido considerado apto em teste de aptidão física – TAF-3;
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Ser motorista habilitado, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro;
  • Ter aptidão em datilografia ou digitação;
  • Estar no efetivo exercício das funções policiais-militares;
  • Ter obtido, nos últimos 4 (quatro) semestres (2/2017, 1/2018, 2/2018 e 1/2019), como resultado de avaliação de desempenho (nível operacional), conceito considerado, no mínimo, dentro do esperado para o cargo, conforme Sistema de Avaliação de Desempenho – SADE, de acordo com o preconizado nas I-24-PM vigentes correspondentes aos semestres em avaliação, podendo ser consideradas aquelas na graduação de Soldado PM de 1ª e 2ª Cl.

 

Reforça-se que todos os requisitos deverão ser preenchidos até o último dia do período de inscrições.

 

O concurso interno de seleção para o CFS/20 será composto das seguintes etapas:

 

1. Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que visa avaliar a capacidade e grau de conhecimento do candidato necessários para o desempenho no Curso de Formação de Sargentos;

 

2. Análise da inscrição, de caráter eliminatório: tem por finalidade analisar as condições para inscrição apresentadas pelos candidatos, conforme instruções previstas no presente Edital, procedimento realizado pela OPM do candidato quando certifica o cumprimento dos requisitos no Formulário de Comprovação de Requisitos;

 

3. Aplicação de Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, que visa avaliar o condicionamento físico do candidato.

 

A Prova Objetiva, de responsabilidade da VUNESP e com duração de 3 (três) horas, constará de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma, assim distribuídas:

  1. a) 20 (vinte) questões de Língua Portuguesa – Peso 3;
  2. b) 20 (vinte) questões de Matemática – Peso 2;
  3. c) 20 (vinte) questões de Conhecimentos Profissionais – Peso 5.

 

A avaliação será de 0 a 10 pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver pelo menos 5 (cinco) pontos em cada matéria.

Depois, a classificação preliminar será feita através da nota final, resultante da média ponderada dos pontos da prova objetiva (quantidade de questões certas multiplicadas por 0,5), conforme fórmula:

 

P = quantidade de questões certas na prova de Língua Portuguesa;

M = quantidade de questões certas na prova de Matemática;

C = quantidade de questões certas na prova de Conhecimentos Profissionais;

NF = nota final.

 

Se (Px0,5) ou (Mx0,5) ou (Cx0,5) < 5 então NF = 0, ocasionando eliminação do candidato. Já em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate, na ordem seguinte:

I. Maior quantidade de acertos nas questões de Conhecimentos Profissionais;

II. Maior quantidade de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

III. Maior quantidade de acertos nas questões de Matemática e;

IV. Idade mais avançada.

Nitidamente, os Conhecimentos Profissionais são a parte mais importante do estudo de quem se interessa pela carreira policial em São Paulo e, para tanto, recomendamos a busca por materiais de qualidade.

 

E, por isso, criamos um curso sob medida para te auxiliar na prova escrita da Polícia Militar.

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

 

O candidato será submetido ao TAF, mediante convocação entre os candidatos constantes da relação final de aprovados e classificados na prova objetiva.

 

No caso do último CFS/20, foram convocados 975 (novecentos e setenta e cinco) candidatos seguindo a ordem de classificação preliminar.

 

Deixando claro que o TAF é de caráter eliminatório e a responsabilidade da aplicação é da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

O Curso Palestra Gratuita, além do Curso Preparatório para Prova Escrita, oferece também um material exclusivamente voltado ao TAF (Prova Física), com todas as orientações que o candidato precisa saber para ter sucesso nessa etapa.

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – FASES

 

Aos aprovados serão duas fases do Curso de Formação de Sargentos.

 

A primeira fase do CFS/20 será desenvolvida no método à distância. Após essa fase, inicia-se a fase presencial do curso.

 

O policial militar que concluir o respectivo curso com aproveitamento fará, de acordo com a média final obtida, uma única escolha por vaga existente entre as disponibilizadas e estabelecidas de acordo com a política de pessoal da Instituição.

 

Ficou interessado em subir na sua carreira militar? Para isso você precisa se PREPARAR , e de preparação o Curso Palestra Gratuita entende! Venha dar esse passo rumo em direção ao seu sonho.

Candidato preparado é candidato APROVADO!” – Ligieri

Fechar Menu