Curso de Cabo PM

Conheça nossos Cursos presenciais:

Conheça nossos Cursos EAD:

TRAJETÓRIA PARA SE TORNAR CABO PM

Para se tornar um Cabo PM, é necessário realizar realizar um concurso interno na própria instituição da Policia Militar do Estado de São Paulo, ou seja, apenas para quem já é efetivo da Polícia Militar.

 

E quem pode se tornar um Cabo PM-SP?

Para se tornar um Cabo PM de São Paulo, é necessário preencher os requisitos que a lei exige e que são reproduzidas no edital.

Detalhadamente, nas próximas linhas, traremos as informações necessárias não só aos requisitos para o cargo, mas também em relação às outras informações do último edital, com prova em 26 de janeiro 2020.

Veja os Cursos para Cabo PM-SP que Curso Palestra Gratuita oferece para você.

 

DO EDITAL – CONCURSO DE CABO PM

Os editais para a promoção e graduação de Cabos são tornados públicos pela Diretoria de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A referência mais atualizada é o Edital DEC-20/23/19, divulgado em novembro de 2019.

Nele, a PM-SP visou o preenchimento de vagas existentes e as que surgirem durante o período de validade do edital.

As inscrições, organização, elaboração, aplicação e correção estarão sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista doravante denominada VUNESP.

 

REQUISITOS - CONCURSO DE CABO PM

 

Aqui está o ponto principal do Concurso para Cabo PM. Quais os requisitos para o candidato a uma vaga?

  • Ser soldado PM de 1ª Classe,
  • Estar, no mínimo, no comportamento “BOM” há 2 (dois) anos;
  • Ter sido considerado apto em inspeção de saúde,
  • Ter sido considerado apto em teste de aptidão físicaTAF;
  • Ser motorista habilitado, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro;
  • Estar no efetivo exercício das funções policiais-militares;
  • Ter nas  últimas  4  (quatro)  avaliações,  como  resultado  de  avaliação  de  desempenho  (nível  operacional), conceito considerado, no mínimo, dentro do esperado para o cargo, conforme Sistema de Avaliação  de  Desempenho  –  (SADE),  de  acordo  com  preconizado  nas  I-24-PM  vigente  correspondente aos semestres em avaliação, podendo ser consideradas aquelas na graduação de Soldado PM de 1ª Cl e 2ª C.

 

Reforça-se que todos os requisitos deverão ser preenchidos até o último dia do período de inscrições.

 

 

O concurso interno de seleção para Cabo PM será composto das seguintes etapas:

 

1- Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, que visa avaliar a capacidade e grau de conhecimento do candidato;

2- Comprovação de requisitos de inscrição e do título, de caráter classificatório, que tem por finalidade comprovar todos os requisitos exigidos;

E o TAF? Não há, pois estar apto em teste de aptidão física é requisito para inscrição.

 

A Prova Objetiva, de responsabilidade da VUNESP e com duração de 3 (três) horas, constará de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma, assim distribuídas:

  1. a) 20 (vinte) questões de Língua Portuguesa;
  2. b) 10 (dez) questões de Raciocínio Lógico;
  3. c) 30 (trinta) questões de Conhecimentos Profissionais.

 

A avaliação será de 0 a 10 pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) de acerto em cada uma das áreas do conhecimento.

 

Para realmente se preparar para a prova escrita do concurso para Cabo PM, veja nosso curso especialmente voltado ao cargo.

COMPROVAÇÃO DOS REQUISITOS DE INSCRIÇÃO E TÍTULO

No concurso interno para Sargento, uma das etapas é o Teste de Aptidão Física – TAF. Porém, para Cabo da Polícia Militar de São Paulo, como dissemos, o TAF não é uma etapa, mas sim um requisito de inscrição.

Sendo assim, além da prova escrita, há a necessidade de comprovação dos requisitos de inscrição e de título por parte do candidato. Explicaremos como funciona.

Há um Formulário de Comprovação dos Requisitos e Título (anexo do Edital). Por meio dele, o candidato deve preenchê-lo com as informações que se pede.

Depois, deve imprimi-lo, com as assinaturas, e enviá-lo por meio eletrônico através do site da VUNESP. A Comissão Examinadora do Concurso conferirá os formulários enviados.

A autorização pelo órgão competente da PMESP para conduzir viaturas será considerada como título e a sua comprovação equivalerá a 1,0 (um) ponto.

E, dessa maneira, a pontuação final do candidato, que já é Soldado, e que concorre a uma vaga para Cabo PM, será o somatório das questões corretas da prova escrita acrescido de 01 (um) ponto da prova de título, caso houver.

Notamos que o concurso para Cabo da Polícia Militar de São Paulo, apesar de ser um início de carreira na Polícia Militar, pode te levar, mais a frente, a outros cargos hierarquicamente superiores, como Sargento.

 

É muito importante a preparação correta, com otimização de tempo e eficiência nos estudos.

 

“CANDIDATO PREPARADO É CANDIDATO APROVADO!!!” – LIGIERI

Fechar Menu