Prefeitura Municipal de Itabirito, em Minas Gerais, está com concurso aberto para Guarda Municipal, com 48 vagas para homens e mulheres.
Os interessados em ingressar no cargo de GCM do município de Itabirito em MG terão sua chance. Está aberto o concurso para 48 vagas de guarda municipal, sendo 38 para homens e 10 para mulheres.
A inscrição pode ser feita no site do IMAM CONCURSOS, até dia 15 de Setembro, perante taxa de R$ 70,00. Para conferir o edital e saber tudo sobre como funciona o concurso para GCM de Itabirito MG acesse o link: editalitabiritoconcurso
Os candidatos precisam ter de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,68m para Homens e 1,65m para mulheres. A remuneração do cargo será de R$ 2.966,66. A prova está marcada para dia 10 de Dezembro de 2023.
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
- não ter sido excluído, por inaptidão ou outro motivo de natureza disciplinar, das forças armadas ou dos quadros de órgãos de segurança pública da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
- ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português em condição de igualdade de direitos com os brasileiros;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;
- não ser aposentado por invalidez;
- Não exercer cargo, emprego ou função pública, ressalvados os casos de acumulação autorizados em lei, quando houver compatibilidade de horários.
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público constará de 02 etapas divididas em 07 fases, conforme abaixo:
- ETAPA 1: de responsabilidade de realização do IMAM:
- Prova Objetiva de Múltipla Escolha – eliminatória e classificatória.
- Prova de Redação – classificatória.
- Teste de Aptidão Física – eliminatório.
- Avaliação Psicológica – eliminatória.
- ETAPA 2: de responsabilidade de realização da Prefeitura de Itabirito:
- Avaliação Médica – eliminatória.
- Investigação Social – eliminatória.
- Curso de Formação – eliminatório.
DA PROVA OBJETIVA
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha constará de 30 questões, com 4 alternativas de respostas.
DA PROVA DE REDAÇÃO
A Prova de Redação será realizada no mesmo dia, hora e local da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.
O candidato deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo, versando sobre tema da atualidade, com o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas, no valor máximo de 20 pontos.
O candidato que não obedecer ao limite mínimo e máximo de linhas, será penalizado em 0,5 ponto por linha.
Somente serão corrigidas as Provas de Redação dos candidatos aprovados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, por ordem de classificação (1ª classificação preliminar – Nota da Prova Objetiva), respeitados os critérios de desempate conforme a escala a seguir:
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O Teste de Aptidão Física será dividido nos seguintes testes:
1. Teste de flexão em barra fixa (masculino)
2. Teste de suspensão em barra fixa (feminino);
3. Teste de flexão abdominal;
4. Teste de Shuttle Run;
5. Teste de corrida.
Será considerado APTO no Teste de Aptidão Física o candidato que alcançar o índice mínimo, estipulado em cada teste conforme descrito no quadro abaixo:
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Somente serão convocados para a Avaliação Psicológica os candidatos aprovados (aptos) no Teste de Aptidão Física.
A Avaliação Psicológica poderá ser aplicada de segunda a domingo. A data, horário e local, serão definidos, oportunamente, por meio de Edital de Convocação, que será publicado com antecedência mínima de 07 (sete) dias da data de sua realização nos sites www.imamconcursos.org.br e https://itabirito.mg.gov.br/a-prefeitura/trabalhe-conosco/concursos-publicos, sendo de inteira responsabilidade do candidato.
Os Testes Psicológicos a serem utilizados, são validados em nível nacional e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, estarão embasados em normas obtidas por meio de procedimentos psicológicos reconhecidos pela comunidade científica como adequados para instrumentos dessa natureza e poderão ser aplicados tanto individual como coletivamente.
Conforme resolução CFP Nº 02/2016, para proceder à avaliação referida, o(a) psicólogo(a) deverá utilizar métodos e técnicas psicológicas que possuam características e normas reconhecidas pela comunidade científica como adequadas para recursos dessa natureza, com evidências de validade para a descrição e/ou predição dos aspectos psicológicos compatíveis com o desempenho do candidato em relação às atividades e tarefas do cargo.
Sendo elas: Habilidades de personalidade evidenciados nos testes palográfico e BFP: Organização ou Ordem, Produtividade, energia e valor moral suficientes para reagir diante dos obstáculos, contrariedades ou situações difíceis, confiança em si mesmo, não denotando desânimo, pessimismo, sentimento de impotência ou de culpa, abatimento, desalento moral 1por causas diversas, tendência à fadiga e ressentimento consigo e com os outros. Bem como, Hetero-agressividade e auto-agressividade, irritabilidade. No teste de raciocínio será necessário evidenciar classificação satisfatória, que implicará possibilidade em obter performance ideal no exercício das atividades do cargo.
Os testes serão: Teste de Personalidade – Palográfico, BFP (Bateria Fatorial de Personalidade) e Raciocínio lógico – G-38.
AVALIAÇÃO MÉDICA
A Avaliação Médica visa à análise das condições de saúde física do candidato para desempenhar as funções do cargo de Guarda Civil Municipal.
Na Avaliação Médica o candidato deverá apresentar todos os exames abaixo:
a) Avaliação otorrinolaringológica completa
b) Exame de acuidade auditiva
c) Avaliação oftalmológica
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A investigação social tem como objetivo verificar se o candidato ao cargo de Guarda Civil Municipal de Itabirito possui idoneidade moral e conduta ilibadas.
Serão analisados fatores como:
- Prática de ato de deslealdade às instituições constitucionais e administrativas;
- Prática de ato tipificado como ilícito penal;
- Prática, em caso de servidor público, de transgressões disciplinares;
- Prática de ato que possa importar em repercussão social de caráter negativo ou comprometer a função de Guarda Civil Municipal;
- Dependência química (substâncias lícitas e/ou ilícitas);
- Vínculo e/ou associação por qualquer meio com entidade ou organização legalmente proibida.
O candidato deverá fornecer dados relativos à qualificação pessoal, referências sociais, familiares, bancárias e outras, apresentando, conforme locais, datas e horários definidos no Edital de Convocação, munidos dos seus documentos e certidões.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Português
- Legislação
- Código de Trânsito
- Informática
Mais: