PL UNIFICA CONCURSOS PARA POLICIAL E BOMBEIRO

Prepare-se para o concurso

Cargos serão preenchidos através de concurso interno feito anualmente. A proposta será analisada pela Câmara dos Deputados.

Um projeto de lei que unifica o acesso aos cargos de policial militar e bombeiro tramita na Câmara dos Deputados. O PL 6061/23 sugere um único acesso às carreiras de soldado até de subtenente. Para o cargos de oficial até chegar ao cargo de coronel, haverá uma seleção interna na corporação.

Atualmente, os cargos de policial e bombeiros militar são ocupados através de concursos distintos.

O PL também cria o curso de formação de soldados, com uma carga mínima de 1.437 horas e duração de até um ano, com estágio probatório de três anos após o curso.

Para se tornar oficial o praça terá que passar por um concurso interno anual. Qualquer servidor com 6 anos de corporação e tenha curso superior poderá participar do concurso para oficiais.

Concursos internos para ascensão de cargos nas carreiras de policiais e bombeiros militares são feitos de acordo com as leis específicas de cada Estado.

 

SOBRE O PROJETO DE LEI

O texto do projeto possui pré-requisitos que incluem tempo de serviço como por exemplo, para se tornar coronel deverá ter 21 anos de oficialato.

Há também a possibilidade de quem ocupar o cargo de subtenente poder subir para 2° tenente sem concurso interno, mas para isso o candidato deverá ter 24 anos de corporação e curso de oficiais de 1437 horas.

 

REQUISITOS

De acordo com a proposta, para ingressar nas carreiras de policial e bombeiro militar é necessário ter de 18 a 35 anos, altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens e Ensino Médio completo, ao contrário de Ensino Superior como é exigido atualmente.

Para o deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), autor da proposta, “A justiça finalmente será feita em relação à parte da tropa que mais sofre, que mais morre na Segurança Pública Nacional”, afirmou.

A proposta também retoma os vetos do Executivo, de dezembro de 2023, a pontos da lei, como por exemplo, adicionais de fardamento, transporte e qualificação e possibilidade de livre exercício da advocacia, de associação sindical ou partidária.

O PL será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e se for aprovada, seguirá para o Plenário.

 

 Mais:

DESENVOLVA SUA CAPACIDADE DE LIDERANÇA PARA SER UM BOM POLICIAL

BOMBEIROS E PM PE AUMENTAM VAGAS EM CONCURSOS

 

 

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.