SAIBA TUDO SOBRE O TAF DO CONCURSO PM

Prepare-se para o concurso

A Fase do Teste de Aptidão Física (TAF) do Concurso de Soldado da Polícia Militar é realizada com a finalidade de verificar se o candidato tem condições físicas de exercer as funções de um agente da PM. Muitos candidatos acabam subestimando o TAF PM acreditando que os exercícios são leves e tranquilos para ser realizado. Mas é necessário que o candidato entenda o que vai ser exigido dele.

Já falamos em nosso blog como se preparar para o TAF PM. E já adiantamos que: Para passar no TAF é necessário saber executar os exercícios físicos corretamente! Já falamos sobre aqui sobre como se preparar e treinar fisicamente. Agora vamos falar sobre o que o Edital diz sobre o TAF PM.

ATESTADO MÉDICO

Inicialmente, uma das primeiras coisas que o Edital nos diz sobre o TAF PM é a necessidade de apresentar um atestado médico que conste que o candidato está apto para realizar os exames de aptidão física. Se o candidato não apresentar o atestado médico ele deverá assinar um termo de responsabilidade declarando-se responsável por sua condição de saúde e que está apto para realizar o Exame.

Caso o candidato tenha menos de 18 anos e não consiga apresentar o atestado, deverá apresentar um termo de responsabilidade assinado por seu responsável ou representante legal.

ALONGAMENTO

Já sabemos que antes de você realizar qualquer exercício físico é necessário que se faça alongamentos/aquecimento. Os avaliadores do concurso não se responsabilizam e nem orientam o candidato a se alongar no dia do Exame. Essa é uma questão de inteira responsabilidade do candidato.

alongamentos-TAF-PM-concurso-soldado-como-passar-no-taf

SOFRI UM ACIDENTE NAS VÉSPERAS DO TAF

Isso é algo que pode acontecer. E já até aconteceu. Uma de nossas alunas se preparou ao longo de todo ano e quando faltava alguns meses para seu TAF PM acabou sofrendo um acidente e não conseguiu realizar o TAF satisfatoriamente. O Edital não dá nenhum tratamento diferenciado para candidatos que estão fora de ordem psicológica ou fisiológica.

Ou seja, tome cuidado. Não se arrisque demais ou se aventure. Você precisa manter seu corpo íntegro para o TAF PM!

ROUPAS PARA O TAF

O Edital do Concurso de Soldado exige que o candidato durante o TAF PM use trajes adequados a pratica desportiva. Ou seja, shorts (para homens), e vestimentas esportivas como “legging”, bermuda com tecido esportivo tipo suplex ou lycra (para mulheres). Tênis são os mais recomendáveis para a execução do TAF. Recomenda-se também que candidatas usem top esportivo por de baixo da camiseta.

ALTURA

No início dos Exames de Aptidão Física será aferida a altura do candidato, a fim de comprovar que o candidato atenda o requisito mínimo de altura (1,60cm para homens e 1,55cm para mulheres). O candidato pode passar por uma segunda medição de altura.

EXERCÍCIOS

Além da aferição de altura, o TAF PM é composto pela realização de Exame Físicos constituídos por:

Flexão de Braço – um avaliador para cada candidato que irá contar quantas flexões o candidato consegue fazer. De acordo com a tabela pré-estabelecida o avaliador irá conceder entre 10 a 100 pontos

Abdominal remador – diferente da abdominal tradicional, essa é realizada da seguinte maneira: o candidato se deita com as costas rente ao chão, e ao se levantar comprimi os joelhos contra o peito, fazendo com que a linha de seu cotovelo ultrapasse os joelhos.

abdominal-remador-taf-como-é-feita

Tiro de 50m – A corrida de 50m é realizada em terreno plano. O candidato precisa se posicionar atrás da linha de largada, com o pé da frente o mais próximo da linha. Ao sinal do avaliar o candidato parte em máxima velocidade em direção a linha de chegada com o objetivo de chegar no menor tempo possível.

Corrida de 12 min – Corrida realizada também em terreno plano, onde o candidato precisa correr durante 12 minutos o máximo de distância possível em metros.

Para o candidato ser considerado apto nesta etapa, é necessário alcançar, no mínimo, a marca correspondente a 10 (dez) pontos em cada um dos testes e 201 (duzentos e um) pontos no somatório geral obtido nos 4 (quatro) testes.

Além disso, a banca examinadora responsável pelo TAF pode cancelar ou interromper as provas caso considerem que as condições climáticas, de campo ou coisas semelhantes afetem o desempenho físico dos candidatos.

 

Confira a tabela TAF atualizada conforme edital DP-1/321/21:

Você tem mais alguma dúvida sobre o TAF PM? Entre em contato conosco agora mesmo, temos uma equipe pronta a te responder e solucionar todas as suas dúvidas sobre essa Fase. O Curso Palestra Gratuita conta também com um curso preparatório físico presencial e on-line!

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.