COMO ESTUDAR PARA CONCURSO

Prepare-se para o concurso

SAIBA COMO COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSO ESTANDO EM QUALQUER NÍVEL DE APRENDIZAGEM

 

Este texto foi feito para quem quer estudar para concurso e é iniciante na rotina de estudos e que tem muito a aprender, e pra também quem já sabe o quer, mas ainda assim precisa se lembrar de prática de hábitos saudáveis até a sua aprovação no concurso.

Você deve estar se perguntando se existe algum segredo para realmente para dar inícios aos estudos em casa ou até mesmo fazendo cursinho.

 

Algumas pessoas acreditam que estudos têm a ver com:

  1. Muitas horas de estudos,
  2. Muita matéria, e
  3. Muitos exercícios, sem considerar as características individuais de cada um, como também alguns fatores externos do ambiente de aprendizado. Porém, é importante lembrar-se de que tudo é um conjunto de elementos e que todos eles surtirão efeito no final do processo.

 

Não adianta estudar para concurso por muitas horas, se você não sabe lidar com disciplina e concentração, muito menos estudar todas as matérias, em especial aquelas que geralmente estão no edital, mas não caem nas provas, ou seja, perdeu tempo e qualidade nos estudos.

Para começar a estudar para concurso, antes de qualquer coisa, é fundamental ter um foco ou saber aonde quer chegar, pois de nada adianta possuir materiais e não conseguir atingir algum objetivo. Quando se sabe o que quer pra si, tudo fica mais fácil e alcançável, depois disso é necessário começar um hábito diário com base na organização.

 

O melhor jeito consiste em:

  1. Em criar uma rotina dentro de um planejamento, para isso é fundamental estabelecer a hora de tudo, inclusive a de diversão, afinal, você não é um robô.
  2. Busque sempre pelo equilíbrio e respeite seus limites, não se rotule ou se compare aos outros, pois cada um tem a sua limitação.
  3. Disciplina é uma qualidade que poucos candidatos possuem, e os que possuem, geralmente se dão muito bem.

Ao iniciar a confecção do seu planejamento, procure se basear no edital do seu concurso ou prova e monte um quadro de estudos dividindo as matérias por dias e horas da semana. Esse direcionamento é indispensável, já que é essencial saber qual será a matéria estudada no dia sem levar em conta o favoritismo por determinados assuntos, por isso, estude todas as matérias na intensidade mais parecida possível. Dessa forma, nenhum conteúdo deixará de ser visto, e seus pontos fortes e fracos estarão sendo estimulados simultaneamente.

 

Você deve criar um ambiente que seja agradável e que faça com que seu cérebro entenda quando é a hora de estudar para concurso, pois, como os músculos do nosso corpo, ele possui um mecanismo de memória e repetição e quanto mais o hábito for enraizado, mais eficiente será o aprendizado.

Portanto, tenha a preferência por locais com boa iluminação, longe de situações de distrações e mais organizados possíveis.

 

Na hora de começar a estudar, escolha a ferramenta que for mais acessível ao seu perfil seja e um livro, seja vídeo aulas.

 

Outra coisa que deve ser feita, é colocar o conteúdo em prática e isso pode ser efetuado de diversas maneiras. Alguns estudantes gostam da prática de criar resumos ou gravar áudios deles mesmos repetindo os conteúdos, há também aqueles que usam a metodologia de resolução de exercícios.

 

 

Por fim, o mais importante, tenha paciência. Porque, nem sempre você estará completamente concentrado, ou resolverá exercícios com facilidade e fará excelentes redações.

 

Entenda que a rotina em quaisquer atividades possui seus altos e baixos, e você também terá os seus.

Em suma, o que você precisa entender é que um conjunto de fatores vão influenciar 100% na busca pelo aprendizado e não necessariamente quantidade significa qualidade.

 

Candidato Preparado é um candidato APROVADO!!

Sargento Reserva Ligieri

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu