COMO FUNCIONA O CONCURSO DE SOLDADO COMBATENTE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ACRE

Prepare-se para o concurso

As inscrições para o concurso de Soldado Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre já estão abertas e vão até o dia 07/02/2022. São 153 vagas disponíveis e o salário inicial é de R$ 4.344,22. Para se inscrever, basta acessar o site www.ibfc.org.br, preencher o formulário de inscrição e fazer o pagamento da taxa de R$ 53,00 para garantir a sua participação na disputa para o cargo. Você deve se atentar aos pré-requisitos que o edital exige, sendo os principais:

  1. Possuir o Ensino Superior completo, reconhecido pelo MEC;
  2. Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos até o dia da inscrição;
  3. Homens: altura mínima de 1,60m. Mulheres: altura mínima de 1,55m.

E as etapas do concurso? A primeira fase é a prova objetiva! Trata-se de uma avaliação com 65 questões, que terão caráter classificatório e eliminatório, ou seja, você precisa estudar e se preparar para essa primeira etapa!

Feita a prova objetiva, chega a hora de fazer o Teste de Aptidão Física. O ponto mais importante a se atentar, é sobre o que você precisa levar no dia desta etapa. Além do documento oficial com foto, é necessário que o candidato apresente um atestado médico, emitido com no máximo 30 dias de antecedência, certificando que o mesmo está apto para realizar esforço físico. Sem o atestado, você será impedido de cumprir os exercícios exigidos no teste e será automaticamente desclassificado do concurso. Os exercícios que você precisará fazer serão: barra fixa, flexão, abdominal, corrida e natação.

Passando para a próxima etapa, chega a hora de realizar o exame psicotécnico. Nesse momento, você será avaliado por Psicólogos através de testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia para verificar se você possui o perfil cognitivo, emocional, de personalidade e motivacional exigido no edital para exercer a função de Soldado Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre.

Considerado apto, o candidato passará para a fase dos Exames Médico e Toxicológico. Trata-se de uma extensa lista de exames, além do teste toxicológico, que você deverá entregar no dia marcado. A lista completa dos exames você encontra no edital, mas vale ressaltar que eles devem ter no máximo 3 meses da data de realização até a data da entrega!

Após análise e aprovação dos exames, chegamos na última fase do concurso: a Investigação Criminal e Social! Nessa etapa, você irá entregar uma série de documentos (relação completa no edital) para que seja verificado a sua vida pregressa nos aspectos social, moral, profissional e escolar.

Documentos entregues? Agora é só aguardar e torcer! Sendo considerado apto, pode comemorar: você terá sido aprovado para se tornar um Soldado Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre!

E não se esqueça: CANDIDATO PREPARADO É CANDIDATO APROVADO!

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu