COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA CADETE DOS BOMBEIROS RJ

Prepare-se para o concurso

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro abre concurso para cadete com 50 vagas para homens e mulheres de 18 a 332 anos. Inscrições vão até início de Março.

Os interessados em se tornarem cadetes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro poderão concorrer a uma das 50 vagas abertas em concurso público. O certame está com as inscrições abertas e as inscrições vão até dia 4 de Março de 2024 no site da Fundação Getúlio Vargas – FGV.   A taxa é de R$ 64,99. Os candidatos devem ter de 18 a 32 anos e Ensino Médio completo. A prova será dia 21 de Abril. A remuneração oferecida para o cargo é de R$ 4.227,16.

Para saber como funciona o concurso para cadete do Corpo de Bombeiros do RJ confira o edital no link: edital-cbmerj-retificado-23.01

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  •  Possuir nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos consoante a legislação vigente;
  • Encontrar-se em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Não ter sido demitido de cargo público, destituído de cargo em comissão ou do exercício da função pública, em qualquer órgão da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal, em razão de conduta desabonadora;
  • Não ter sido excluído a bem da disciplina de instituição militar estadual ou das Forças Armadas;
  • Não registrar antecedentes criminais que se apresentem, a critério do CBMERJ, incompatíveis com a honra e pundonor de bombeiro militar, observadas as restrições decorrentes do Tema nº 22 do STF, no sentido de que a simples existência de inquéritos ou processos penais em curso não autoriza a eliminação de candidatos em concursos públicos, o que pressupõe:
  • por órgão colegiado ou definitiva, e
  • relação de incompatibilidade entre a natureza do crime em questão e as atribuições do cargo concretamente pretendido, a ser demonstrada de forma motivada por decisão da autoridade competente;
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”, comprovado por meio de documento emitido pela instituição militar à qual pertencer

DO PROCESSO SELETIVO

O concurso será realizado em 02 (duas) fases, conforme a seguir descrito:

  1. Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV.
  2. Compreenderá as seguintes etapas: Teste de Aptidão Física, Inspeção de Saúde e Exame Documental, todas de caráter eliminatório, sob responsabilidade do CBMERJ.

 

DA PROVA OBJETIVA

A primeira fase do concurso, referente à parte acadêmica, será composta por uma prova objetiva, que terá pontuação máxima de 100 pontos.

O quadro a seguir apresenta as disciplinas e números de questões:

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

Somente os candidatos considerados aprovados na Prova Objetiva até 04 (quatro) vezes onúmero de vagas previstas neste Edital.

O Teste de Aptidão Física (TAF) tem o objetivo de selecionar os candidatos cujo vigor físico seja compatível com o exercício da atividade de Bombeiro Militar.

O teste de Aptidão Física visa a aferir a detenção das condições mínimas, sob o ponto de vista atlético, necessárias para ingresso no Curso de Formação de Oficiais, motivo pelo qual será aplicado indistintamente entre os gêneros.

O teste de aptidão física constará das seguintes provas para ambos os sexos:

  1. Corrida de meio-fundo
  2. Natação
  3. Flexão e extensão de
  4. MMSS (barra fixa)
  5. Abdominal

 

DA INSPEÇÃO DE SAÚDE

Somente os candidatos considerados aptos no Teste de Aptidão Física (TAF) serão convocados para a Inspeção de Saúde. A Inspeção de Saúde terá caráter eliminatório.

O candidato anteriormente submetido a qualquer cirurgia, em qualquer época, deverá apresentar, no dia da Inspeção de Saúde, laudo detalhado referente a essa cirurgia, emitido pela instituição onde a mesma foi realizada.

Será considerada condição incapacitante qualquer alteração indicada nos exames relacionados no edital.

O candidato submetido a Inspeção de Saúde deverá, as suas expensas, apresentar à junta médica os seguintes exames complementares:

a) Sangue: hemograma completo, glicemia de jejum, uréia, creatinina, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídios, Gama-GT, fosfatase alcalina, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas, perfil sorológico para hepatites: HBsAg, Anti-HBcIgM e Anti HCV e ABO-Rh;

b) Urina: elementos anormais e sedimento (EAS);

c) Radiografia de coluna lombo sacra em AP e perfil;

d) Radiografia sacroilíaca em AP e perfil;

e) Radiografia simples de tórax PA e perfil;

f) Eletroencefalograma;

g) Audiometria tonal;

h) Eletrocardiograma;

i) Atestado de sanidade mental, emitido por médico psiquiatra;

j) Colpocitologia oncótica (exame com validade de 06 (seis) meses), para candidatas do gênero feminino;

k) Radiografia odontológica panorâmica;

l) Exame toxicológico.

Os exames complementares, bem como outros julgados necessários, serão custeados pelo candidato e realizados em Instituições de saúde públicas ou privadas de sua escolha, porém, quando privada, só serão aceitos laudos de laboratórios de análises clínicas e de anatomia patológica que participem de algum programa de controle de qualidade e sejam supervisionados pelas sociedades médicas a que estejam filiados (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e Conselho Regional de Medicina).

O laudo do exame radiológico deverá ser emitido por médico radiologista titular da Sociedade Brasileira de Radiologia e por dentista radiologista, cuja especialidade se encontre inscrito no CRO, conforme o caso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Literatura Brasileira
  • Literatura Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Sociologia
  • Geografia
  • História
  • Filosofia
  • Física
  • Química
  • Biologia

 

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR RJ

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS DE PE

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.