COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE BONFIM RR

Prepare-se para o concurso

Prefeitura Municipal de Bonfim, em Roraima, abre concurso com 17 vagas de Guarda Civil Municipal de ambos os sexos. Inscrições vão até 9 de Setembro.

Concurso para GCM no município de Bonfim RR, oferece 17 vagas , sendo 10 para o sexo masculino e 7 para o feminino, mais o mesmo número de cadastro reserva.

As inscrições já estão abertas e os interessados devem se inscrever no site da organizadora, NTCS, até o dia 6 de Setembro. A taxa de inscrição é de R$ 140,00.

Os interessados devem ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio completo e altura mínima de 1,60 para homens 1,,55 para mulheres. A prova será dia 24 de Setembro de 2023.

A remuneração do cargo é de R$ 1.400,00 + 10% adicional de risco de vida + 20%  adicional noturno.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Bonfim RR acesse o edital no link: Concurso GCM BONFIM RREDITAL

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa
  • Estar quite com as obrigações militares (em caso de candidato do sexo masculino).
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Não possuir antecedentes criminais.
  • Estar em gozo de seus direitos civis e políticos.
  • CNH categoria AB.
  • Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.
  • Apresentar declaração de bens, incluindo os dos dependentes.
  • Apresentar declaração negativa de antecedentes criminais Municipais e Estaduais do local onde reside e ainda Federal.

 

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público será realizado nas seguintes etapas:

  1. Prova objetiva de conhecimentos, eliminatória e classificatória,
  2. Teste de Aptidão Física, eliminatório;
  3. Avaliação psicológica, eliminatória;
  4. Exames Médicos (com exigência de toxicológico), eliminatório;
  5. Investigação Social, eliminatória
  6. Teórica e prática do Curso de Formação Profissional (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago APICS), eliminatória e classificatória

 

DA PROVA OBJETIVA

A prova de Conhecimentos (de caráter eliminatório e classificatório) consistirá de prova escrita, com 50 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta.

A organização da prova, seu detalhamento, número de questões por disciplina e valor das questões encontram-se representados nas tabelas abaixo:

Será considerado eliminado do concurso público o candidato que obtiver um número de acertos inferior a 50% do número total de pontos da prova, ou obtiver pontuação 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas.

 

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

Serão convocados para o Teste de Aptidão Física – TAF, apenas os candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva até o limite estabelecido no quadro a seguir:

A Prova de Aptidão Física será constituída das seguintes provas, para ambos os sexos:

  1. Teste em Barra Fixa
  2. Flexão de Cotovelo
  3. Flexão Abdominal (Supra)
  4. Corrida

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica aplicada para seleção dos candidatos será composta da aplicação de Questionário Social e Entrevista individual, além de uma bateria de 05 testes, sendo: Atenção Dividida; Memória Visual; Inteligência não Verbal; e dois testes de Personalidade.

Para ser considerado apto o(a) candidato(a) terá que apresentar, em cada um dos testes (Atenção Dividida; Memória Visual e Inteligência não Verbal), resultado mínimo de 25% de percentil conforme tabela geral de escolaridade de cada manual. Nos dois testes de Personalidade serão levantados aspectos quantitativos e qualitativos, nos quais serão analisadas as seguintes características dos candidatos: desempenho, estabilidade emocional, agressividade, ansiedade, impulsividade, vitalidade, organização, capacidade para acatar ordens, adaptabilidade, autonomia, relacionamento interpessoal, energia vital e exibição.

Para o(a) candidato(a) que venha a ser considerado(a) INAPTO(A), o resultado da avaliação psicológica será fundamentado por escrito pelo profissional responsável por essa fase do Concurso, devendo conter exposição de motivos da incompatibilidade do(a) candidato(a) com o cargo público para o qual concorre.

O(A) candidato(a) que não comparecer à Avaliação Psicológica, chegar atrasado(a) ao horário estabelecido ou nela for considerado INAPTO, estará automaticamente eliminado(a) do concurso.

DO EXAME MÉDICO

O Exame Médico e Toxicológico objetiva aferir se o(a) candidato(a) goza de boa saúde física e psíquica, mediante exame físico e análise dos exames complementares solicitados, de doenças, de sinais e/ou de sintomas que inabilitem o candidato, para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação e para desempenhar as tarefas típicas das categorias funcionais.

Os candidatos convocados para o Exame Médico da Inspeção de Saúde deverão apresentar as requisições (exames, exames com laudo ou somente laudo), a ser providenciadas às custas do próprio candidato.

As requisições tratadas anteriormente deverão conter o número do documento de identidade do candidato e ter prazo de validade não superior a 60 dias entre a data de realização e sua apresentação à banca examinadora.

As requisições para o Exame Médico são as seguintes:

  1. Hemograma completo;
  2. Glicose;
  3. Ureia;
  4. Creatinina;
  5. Ácido úrico;
  6. Grupo sanguíneo;
  7. Fator Rh;
  8. Sorologia para Doença de Chagas por imunofluorescência;
  9. HBSAG;
  10. Anti-HBC-IGG;
  11. VDRL;
  12. Coagulograma completo (TAP, TTPA e tempo de sangria);
  13. Exame de Urina (Sumário);
  14.  Ecocardiograma transtorácico (imagem e laudo);
  15. Eletrocardiograma (imagem e laudo);
  16. Eletroencefalograma (imagem e laudo);
  17. Ecografia de abdome total e vias urinárias (imagem e laudo);
  18. Laudo de Acuidade Auditiva medida por audiometria;
  19. Laudo oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intra-ocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática);
  20. Laudo ortopédico relativo ao aparelho locomotor e ao aparelho osteoarticular;
  21.  Laudo de Sanidade Mental emitido por médico psiquiatra;
  22.  Raio-X do Tórax em PA e perfil (imagem e laudo);
  23. Raio-X da Coluna cervical em AP e perfil (imagem e laudo);
  24. Raio-X da Coluna lombossacra em AP e perfil (imagem e laudo).

 

DO EXAME TOXICOLÓGICO

Os candidatos deverão submeter-se a Exame Toxicológico (de caráter confidencial), que será realizado pelo candidato, observando as orientações a seguir descritas:

a) Deverá ser do tipo de “larga janela de detecção”, que acusa uso de substâncias entorpecentes ilícitas causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza e deverá apresentar resultados negativos para um período mínimo de 60 dias;

b) Deverá ser realizado em laboratório especializado, credenciado pelo NTCS, a partir de amostra de materiais biológicos (cabelos ou pelos) doados pelo candidato,

c) O resultado do exame para detecção do uso de drogas ilícitas ficará restrito à Banca Examinadora do NTCS

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A Investigação Social e Funcional que será efetuada após a realização da 5ª Fase do Concurso visa a apurar se o candidato apresenta procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável, entretanto os formulários e documentações exigidas aos candidatos deverão ser solicitadas após à Etapa 03 do certame.

São fatos que afetam o procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável:

  1. Habitualidade no descumprimento dos deveres de assiduidade, pontualidade, discrição e urbanidade;
  2. Prática de ato de deslealdade às instituições constitucionais e administrativas;
  3. Manifestação de desapreço às autoridades e a atos da administração pública;
  4. Habitualidade em descumprir obrigações legítimas;
  5. Relacionamento ou exibição em público com pessoas de notórios e desabonadores antecedentes criminais ou morais;
  6. Prática de ato que possa importar em escândalo ou comprometer a função de segurança do Sistema Penal;
  7. Frequência a locais incompatíveis com o decoro das funções de Guarda Civil;
  8. Vício de embriaguez, uso ou dependência de substâncias entorpecentes e drogas ilícitas, prática de ato tipificado como infração penal ou qualquer prática atentatória à moral e aos bons costumes;
  9. Contumácia na prática de transgressões disciplinares; e
  10. Participação ou filiação como sócio, membro ou dirigente de entidade ou organização cujo funcionamento seja legalmente proibido ou contrário às instituições constitucionais ou ao regime vigente.

 

CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso de Formação Profissional será realizado em parceria com instituições de segurança e o Governo do Estado de Roraima, terá caráter eliminatório e CLASSIFICATÓRIO e duração mínima de 640h horas, em obediência à matriz curricular nacional do SENASP, além de cumprir com o necessário para que o Candidato esteja, ao fim do curso de formação, apto para portar armas de fogo.

Será regido por edital e regulamento próprios, que estabelecerão a grade curricular, o sistema de avaliação, a frequência mínima e as demais condições relativas ao curso.

Serão convocados por edital específico para realizarem suas matrículas no Curso de Formação, os candidatos que após a realização da 5ª Fase da 1ª Etapa estiverem classificados:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Atualidades e Conhecimentos Gerais
  • Conhecimentos Específicos

 

Mais:

Os 10 Maiores Erros dos Concurseiros em Concursos Públicos

Como Funciona o Concurso para GCM de Campos do Jordão SP

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.