COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA OFICIAL PM ES

Prepare-se para o concurso

Estão abertas as inscrições para o concurso de Oficial da Polícia Militar do ES. São 40 vagas para candidatos de 18 a 30 anos.

A Polícia Militar do Estado do Espírito Santo abriu concurso para edital com 40 vagas para candidatos de 18 a 30 anos e Ensino Médio completo.

Os candidatos precisam ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. A prova será dia 15 de Setembro. A remuneração do cargo será de  R$ 10.005,36 para um Aspirante.

Os interessados podem se inscrever no site do IDECAN até dia 8 de Julho. A taxa de inscrição é de R$ 93,00.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Oficial PM ES confira o edital no link: edital-cfo-oficial-versao-final-pdf

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• ser brasileiro(a) nato(a);

• estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos,

• estar em dia com suas obrigações militares se for do sexo masculino, ou feminino que tenha servido as forças armadas na área de saúde ou outra área, devendo ser portador do certificado de reservista ou de dispensa de incorporação atualizado, e não ter sido afastado do serviço militar, seja por reforma, demissão, licenciamento ou exclusão a bem da disciplina, seja por incapacidade física ou mental definitiva, em qualquer das Forças Armadas ou Auxiliares;

• ser aprovado em investigação social, apresentando idoneidade moral, comportamento irrepreensível e ilibada conduta pública e privada, comprovada documentalmente por certidão de antecedentes criminais, certidões negativas emitidas pela Justiça Federal, Estadual, Eleitoral e Militar, além de outros levantamentos necessários procedidos pela Instituição, a fim de atestar a compatibilidade de conduta para o desempenho do cargo;

• não apresentar tatuagem definitiva situada em membros inferiores, superiores, pescoço, face e cabeça, que não possa ser coberta por uniforme de educação física da corporação, composto por calção ou short, camiseta de manga curta e meia de cano curto, ou outras tatuagens que acarretem a identificação do policial, possibilitando o seu reconhecimento e ameaça à sua segurança;

1) da mesma forma, serão considerados inaptos no Exame de Saúde os candidatos que possuírem tatuagens em qualquer lugar do corpo que afete a honra pessoal, o pundonor militar, o decoro exigido aos Militares Estaduais, a exemplo das que apresentam símbolos e/ou inscrições alusivos a: ideologias terroristas ou extremistas, contrárias às instituições democráticas ou que pregam a violência e a criminalidade, discriminação ou preconceitos de raça, credo, sexo ou origem, ideias ou atos libidinosos, ideias ou atos ofensivos às forças armadas e auxiliares e que viole os valores constitucionais.

DO PROCESSO SELETIVO

O presente concurso compreenderá 08 etapas, sendo:

1.1. Aferição de Idade (Eliminatória);

1.2. Exame intelectual com a aplicação de prova objetiva e prova discursiva (redação) a todos os candidatos inscritos (eliminatória e classificatória);

1.3. Procedimentos de heteroidentificação (eliminatório na hipótese prevista no §2º do art. 2º da citada lei).

2. Aplicação de Exame de Aptidão Física nos candidatos aprovados na Primeira Etapa (eliminatório), nos termos deste edital.

3. Exame de Avaliação Psicológica dos candidatos aprovados na Segunda Etapa (eliminatório).

4. Investigação Social (eliminatório).

5. Quinta Etapa: Exame de Saúde (eliminatório).

6. Sexta Etapa: Entrega de documentação (eliminatório).

7. Classificação para Fins de Matrícula no Curso de Formação (Classificatório).

8. Curso de Formação de Oficiais (eliminatório e classificatório).

DA PROVA OBJETIVA

Serão aplicadas provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes do Edital, conforme os quadros a seguir:

As provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, constarão de 80(oitenta) questões.

A nota em cada questão das provas escritas de múltipla escolha, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação de mais de uma opção; 0,00 ponto, caso não haja a identificação do tipo de caderno de prova assinalada na folha de resposta pelo candidato.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver:

I- no mínimo, 50% da pontuação máxima possível na Prova Objetiva; e

II- no mínimo, 20% da pontuação máxima possível em cada disciplina, exceto em relação à prova discursiva.

DA PROVA DISCURSIVA

A prova discursiva terá o valor de 40 (quarenta) pontos.

Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento do total dos pontos da prova discursiva.

Para efeito de avaliação da prova discursiva serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O Teste de Aptidão física consistirá na realização de 04 (quatro) provas, a saber:

1. flexão na barra fixa,

2. agilidade,

3. corrida de 2.400 m e

4. abdominal remador

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica verificará as características pessoais do candidato, a fim de observar as condições de adaptabilidade do indivíduo no desempenho das atividades que compõem o perfil do cargo pretendido, conforme perfil profissiográfico.

A Avaliação Psicológica terá caráter unicamente eliminatório, e o candidato será considerado RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO para o desempenho eficiente das atividades do cargo para o qual está prestando o presente Concurso Público, exclusivamente.

A Avaliação Psicológica poderá compreender a aplicação coletiva e individual de instrumentos capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A Investigação Social possui caráter eliminatório e consiste em investigações a serem realizadas pela Diretoria de Inteligência (DInt) da PMES, visando verificar se o candidato possui idoneidade moral, comportamento irrepreensível e ilibada conduta pública e privada necessária para ser Oficial da PMES.

O edital de convocação da Investigação Social (IS) trará informações para o preenchimento do Formulário de Investigação Social (FIS)que deverá ser entregue junto aos documentos e certidões.

 

EXAME DE SAÚDE E EXAME TOXICOLÓGICO/ANTIDOPING

O exame de saúde consistirá em inspeção de saúde procedida por uma Junta Militar de Saúde (JMS) da Diretoria de Saúde (DS) da PMES nos candidatos aprovados na 3ª etapa do concurso (Avaliação psicológica), podendo ser realizado concomitantemente com outras etapas.

O Exame Médico é realizado através de perícia médica pela Junta Militar de Saúde e visa verificar se o candidato preenche os padrões de saúde exigidos para a carreira na Polícia Militar, após avaliação médica, e de exames complementares. e terão validade de 02 (anos)..

DO CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública é etapa eliminatória e classificatória do concurso, a cargo da Diretoria de Educação da PMES, o qual se considerará encerrado com a publicação do Resultado Final do Curso de Formação em boletim interno da PMES.

Para a consecução desta Etapa (Realização do Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública) os candidatos aprovados serão encaminhados à Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública – APM/ES.

A declaração de Aspirante a Oficial, após a conclusão com aproveitamento no Curso de Formação de Oficiais, é ato de competência do Comandante Geral da PMES. O Aspirante a Oficial encontra-se na situação de estágio probatório, na forma do art. 11º da Lei Complementar nº 910/2019, sendo promovido a Oficial da PMES se, ao término daquele preencher os requisitos previstos no citado dispositivo. O Aspirante a Oficial não egresso da carreira de praças será excluído da corporação se, após o estágio probatório, não obtiver conceito profissional favorável, ao passo que, quando egresso da carreira de praças, não obtiver conceito profissional favorável, retornará à sua graduação de praça na relação de antiguidade que possuía antes da matrícula no Curso de Formação de Oficiais (CFO) – Bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Raciocínio Lógico e Matemático

3. Geografia Geral, Brasil e do Espírito Santo

4. História do Brasil e do Espírito Santo

5. Informática

6. Noções de Direito Administrativo e Constitucional

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE VITÓRIA ES

CONCURSOS ABERTOS NOS PRÓXIMOS MESES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.