COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA SOLDADO PM MG

Prepare-se para o concurso

A Polícia Militar de MG lançou edital com mais de 3 mil vagas para Soldado em várias cidades do Estado. Inscrições começam só em Agosto.

A PM MG lançou edital para concurso de Soldado com 3.102 vagas distribuídas pelo Estado.

Os interessados devem ter de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,60m e Ensino Médio completo. A remuneração do cargo será de R$ 4.360,83.

Para se inscrever é só entrar no site da Polícia Militar de MG e fazer sua inscrição mediante taxa de R$ 101,00. A prova será dia 20 de Outubro.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Soldado PM MG confira o edital no link: Edital Soldado PM MG

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• ser brasileiro (a);

• ter nível superior de escolaridade;

• estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

• CNH categoria “B”;

• possuir idoneidade moral;

• não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

DO PROCESSO SELETIVO

O concurso consiste em 03 (três) fases:

1. Prova de conhecimentos (prova objetiva);

2. Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde;

3. Avaliação Física Militar (AFM)

DA PROVA OBJETIVA

A PROVA OBJETIVA é de caráter eliminatório e classificatório, terá valor total de 100 (cem) pontos e conterá 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas. Cada questão terá o valor de 02 (dois) pontos, podendo haver a interdisciplinaridade entre o programa de matérias, estando o conteúdo assim distribuído:

• Língua Portuguesa 20 questões

• Literatura 05 questões

• Noções de Língua Inglesa 05 questões

• Noções de Direito E Direitos Humanos 10 questões

• Raciocínio Lógico-Matemático 10 questões

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

As avaliações psicológicas serão realizadas em conformidade com a regulamentação do Conselho Federal de Psicologia, especificamente, a Resolução nº 002, de 21 de janeiro de 2016 (Regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada e revoga a Resolução CFP nº 001/2002) e a Resolução nº 31 de 15 de dezembro de 2022 (Estabelece diretrizes para realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução nº 09/2018), bem como suas atualizações.

As avaliações psicológicas compreenderão, no mínimo, conforme o § 4º do art. 5º da Lei nº 5.301/1969:

I – teste de personalidade;

II – teste de inteligência; e

III – dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas, se houver.

DO EXAME DE SAÚDE

Os exames de saúde compreendem: exames preliminares, exames complementares e exame toxicológico.

Havendo dúvidas por parte do examinador ou da administração do certame, em relação à condição clínica do candidato ou em relação aos exames e laudos apresentados, a administração do certame poderá solicitar que o candidato repita o(s) exame(s) ou apresente exames adicionais a serem realizados às suas expensas e/ou encaminhá-lo para avaliação por especialista designado pela PMMG.

Serão aceitas assinaturas em formato digital em todos os exames de saúde, laudos e relatórios médicos e laboratoriais solicitados ao candidato, desde que atendam aos demais requisitos estabelecidos no edital.

• Exames preliminares: exame clínico; exame clínico otorrinolaringológico com audiometria tonal e vocal; exame oftalmológico; exame odontológico e outros exames, a critério do examinador.

Os exames clínico e odontológico serão realizados pela PMMG, em Belo Horizonte, na APM ou outro local indicado pela administração do concurso, caso necessário, o que será divulgado no momento da convocação.

• Avaliação de Altura

• Avaliação de Pressão Arterial

• Exames complementares: Sangue e Urina

DA AVALIAÇÃO FÍSICA MILITAR

A Avaliação Física Militar (AFM) é composta pelo Controle Fisiológico (CF), exigido dos candidatos que já sejam militares da PMMG (inclusão definitiva), ou Avaliação Médica (AM), exigida dos demais candidatos, e do Teste de Capacitação Física (TCF) e será realizada em conformidade com a Resolução nº 5.360, 09 de maio de 2024, que dispõe sobre a Avaliação Física Militar – AFM, a ser aplicada aos candidatos dos concursos e processos seletivos internos da Polícia Militar.

O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) de rendimento em cada modalidade.

1. Força e resistência abdominal (abdominal tipo remador)

2. Força e resistência de membros superiores na barra fixa (flexão estática e dinâmica na barra fixa)

3. Capacidade aeróbica (corrida de 2.400 metros)

4. Pista de aptidão física policial militar (PAFPM)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Literatura

3. Noções de Língua Inglesa

4. Noções de Direito E Direitos Humanos

5. Raciocínio Lógico-Matemático

Mais:

COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA OFICIAL PM MG

CONCURSO PM MG PARA SOLDADO E OFICIAL É CANCELADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.