COMO TER AUTOCONTROLE E CONSEGUIR SUA APROVAÇÃO

Prepare-se para o concurso

Manter o autocontrole é essencial para ser aprovado em um concurso público. Saiba como estar preparado e equilibrado na aptidão psicológica.

Ter autocontrole e manter o equilíbrio é essencial para atingir um resultado positivo em um concurso público e ser um bom policial. Não é a toa que a fase de aptidão psicológica é uma das que mais reprova nos concursos. Mas por mais difícil que possa parecer em alguns casos, essa característica é algo que você pode sim aprender.

O teste de aptidão psicológica da PM deixa muitos candidatos de fora da competição, mas você pode sim aprender a lidar com seus pontos fracos e ter sucesso nessa fase.

Ter autocontrole é necessário para o exercício da profissão de polícia ou guarda municipal. Imagina se um profissional da área que está sempre com seu psicológico sendo posto à prova, se não tivesse autocontrole a catástrofe que não seria? E o objetivo do teste de aptidão psicológica é justamente medir esse autocontrole do candidato em situações de pressão e estresse. E é exatamente por isso que o candidato precisa ter controle emocional e para ser aprovado no psicológico o candidato precisa ter um nível elevado de autocontrole.

Uma das formas de se aprender a ter autocontrole é trabalhar seus limites no dia a dia, controlando coisas que você geralmente faz de forma exagerada. Quantas vezes nossa mente acaba cedendo aquilo que parece pequeno e que você sabe que o ideal é não fazer mas faz mesmo assim? Seja exagerar na comida, sair da dieta, ou gastar mais do que devia, comprando algo que você julga desnecessário?

Em cada etapa de um concurso para a PM, o candidato tem seu autocontrole posto à prova, e ter foco e dedicação é necessário para conseguir aprovação, por isso muitas vezes o candidato terá que abrir mão de momentos de lazer, entre outras coisas que lhe dão prazer. Inclusive não ceder à preguiça ou cansaço em várias etapas da preparação, como o treino para um bom teste de aptidão física, uma alimentação equilibrada, um bom planejamento de estudos para as provas objetiva e dissertativa e claro, uma mente controlada e sadia para ser aprovado no teste de aptidão psicológica, até porque a atuação de um policial militar vem carregada de pressão interna e externa e todas as situações de estresse e conflito que envolvem sua carreira.

A avaliação psicológica que avalia se o candidato terá autocontrole para lidar com as situações do dia a dia de um policial. E essa habilidade pode sim ser aprendida, e para isso você pode seguir alguns passos.

DICAS PARA DESENVOLVER O AUTOCONTROLE

  1. Procure equilibrar tudo que você faz em excesso. Diminua gradativamente esses comportamentos no seu dia a dia. Por exemplo, se você tem o hábito de beber demais ou de comer muito doce, controle esse impulso e diminua o consumo, até conseguir controlar esse impulso.
  2. Tenha consciência dos seus pontos fracos para poder controlar suas emoções, já que dificilmente conseguirá dominar o que não conhece em si mesmo.
  3. Tenha paciência consigo mesmo(a). Ninguém muda de um dia para o outro e com você não seria diferente. Entenda que esse controle será adquirido com tempo e dedicação.

Com o tempo você conseguirá desenvolver essa habilidade e desta forma atingir sua aprovação no teste de aptidão psicológica da PM e claro no seu cotidiano como profissional e como pessoa.

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM 2ª CLASSE

  1. Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desem-penho da função;
  1. Disposição para  o  trabalho  –  capacidade  para  suportar  longa  exposição  a  agentes  estressores,  sem  permitir  que  estes  causem  danos  físicos  ou  mentais,  sendo  capaz  de  manter  um  bom  nível  de  energia  interna  da  qual  o  indivíduo  dispõe  para  interagir com o meio;
  2. Capacidade de  liderança  –  potencial  para  agregar  as  forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica que mantém o equilíbrio das ações;
  3. Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  4. Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana  padronizada  para  a  análise,  aliado  à  receptividade  para  incorporar  novos  conhecimentos  e  reestruturar  conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  5. Fluência verbal  –  facilidade  para  manipular  os  termos  linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização  clara  e  eficiente,  expressando-se  com  desembaraço,  sendo  eficaz na comunicação;
  6. Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem  das  vivências  para  desenvolver  melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRAPERFIL  PSICOLÓGICO  DO  SOLDADO  PM 2ª  CLASSE

  1. Descontrole emocional  –  utilização  do  potencial  emocional  sobrepondo-se  ao  racional,  comprometendo  o  comportamento,  seja  por  impulsividade,  ansiedade  ou  agressividade  descontrolada;
  1. Sinais Fóbicos  –  presença  de  sinais  de  medo  patológico  ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  1. Falta de  domínio  psicomotor  –  ausência  de  habilidade  cinestésica,  por  meio  da  qual  o  corpo  se  movimenta  com  eficiência,  atendendo  com  presteza  as  solicitações  psíquicas  e  ou emocionais

 

Respeite seus limites corporais e mentais, mas sabendo que para controlar suas emoções você não deve anulá-las. Pelo contrário, já que este é um erro bastante comum. O certo é aprender a lidar com suas emoções em situações  de grande intensidade, sejam situações de risco e grande pressão, ou situações muito boas. Ter autocontrole é saber lidar com as próprias emoções, sejam elas positivas ou negativas.

Saber agir com a razão e não de forma impulsiva é o que faz alguém com autocontrole. Infelizmente existem muitos casos de pessoas agressivas, sem controle emocional, inclusive a própria preparação para um concurso traz muita pressão ao candidato, e é por isso que se deve saber direcionar as emoções.

Ter autocontrole não é sobre controlar o que mas sobre saber dominar as reações que você tem desencadeadas pelas suas emoções. Para ter sucesso na vida profissional é necessário ter controle emocional.

Para ser aprovado em um concurso não basta apenas estudar para aprimorar seus conhecimentos na área, mas também organizar seus pensamentos e emoções.

E lembre-se que com o Palestra Gratuita a sua aprovação estará no seu futuro. Porque candidato PREPARADO é candidato APROVADO!

 

Mais:

Tudo que você precisa saber sobre o Exame Psicológico da PM

AUTOCONTROLE | PSICOLÓGICO DA PM

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.