Concurso ESA 2021 – Inscrições abertas

Prepare-se para o concurso

Estão abertas as inscrições para o Concurso ESA 2021. Você já sonhou em ingressar na carreira militar? Fazer parte do Exército Brasileiro? Então essa é a sua oportunidade, se você tem entre 17 e 26 anos pode se tornar um Sargento do Exército! Vamos te explicar melhor como funciona todo o processo.
Antes de mais nada você precisa ler o edital minuciosamente, no botão abaixo você consegue ver o edital na íntegra. Todas as informações são importantes, então é preciso ler com calma e muito cuidado para não deixar nada passar.

Agora que você já conhece o edital, vamos detalha-lo para você ter mais conhecimento:

DATAS

As inscrições vão acontecer de 19 de fevereiro e vão até 18 de março de 2020, e são feitas através do próprio site da ESA. Então não dá pra esperar mais, corre lá e garante sua inscrição no concurso.

A prova tem previsão para acontecer no dia 12 de julho de 2020, com período das 13h às 17h, então é aconselhável que você esteja preparado para conseguir fazer a prova com tranquilidade para tudo ocorrer bem.

VAGAS

O Concurso ESA 2021 de forma geral oferece 1.100 vagas, sendo elas destinadas para candidatos do sexo masculino e feminino. As vagas são distribuídas de em diferentes áreas, sendo elas:

  • ÁREA GERAL/AVIAÇÃO: 900 vagas destinadas a candidatos do sexo masculino (180 vagas destinadas a candidatos negros) e 100 vagas para candidatas do sexo feminino (20 vagas destinadas a candidatas negras);
  • MÚSICOS: 60 vagas (unissex) (7 vagas destinadas a candidatos negros);
  • MÚSICOS: 60 vagas (unissex) (7 vagas destinadas a candidatos negros).

ORDEM DAS FASES DO CONCURSO ESA

O Concurso ESA é composto por 4 fases, sendo elas:

  1. Prova de conhecimentos
  2. Avaliação de títulos
  3. Exame médico
  4. Teste físico

REQUISITOS

Esse Concurso ESA, como todo concurso esse têm alguns parâmetros, para que os candidatos se autoavaliem e vejam se estão enquadrados no perfil exigido pelo Exército. Estes requisitos são:

  • IDADE: Para cada área é exigido uma idade diferente.
    • Área geral / Aviação: Mínimo 17 e, no máximo, 24 anos de idade (ter nascido no período compreendido entre 1° de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2003 inclusive);
    • Área da música / Saúde: Possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos de idade (ter nascido no período compreendido entre 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 2003 inclusive), referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • ALTURA EXIGIDA: Mínimo de 1,60m homens e 1,55m mulheres (para todos os cargos);
  • ESCOLARIDADE: Ensino médio completo reconhecido pelo MEC;

PROVA DE CONHECIMENTOS

A prova do Concurso ESA possui um total de 40 questões. Dividida de acordo com as áreas escolhidas pelo candidato no ato da inscrição, então muita sabedoria quando for escolher seu futuro cargo.

  • Língua Portuguesa: 12 Questões para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas para Áreas Música e Saúde);
  • Matemática: 12 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas para Áreas Música e Saúde;
  • História e Geografia do Brasil: 12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas, sendo 4 questões de cada disciplina para Área Música e Saúde;
  • Inglês: 4 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 4 questões objetivas para Área Música e Saúde;
  • Conhecimentos Específicos (para quem escolheu área da saúde): 12 questões objetivas e Prova de Teoria Musical para Área Música 12 questões objetivas;
  • Redação

EXAMES MÉDICOS

O candidato deve se apresentar portando laudos médicos de sua responsabilidade (hemograma, ressonância, etc.), caso o candidato não apresente ocasiona na sua eliminação do concurso. A perícia médica que tem por propósito verificar se o candidato preenche os critérios exigidos pelo exército, tendo caráter eliminatório.

TESTE FÍSICO

Nesse Concurso ESA é exigido execícios diferentes de acordo com o cargo, assim como na prova escrita são diferentes a quantidade de questões. Vamos lá!

Área geral, da aviação e da saúde, exigidos os seguintes exercícios:

Área de músicos, são exigidos os seguintes exercícios:

Percebeu que é muita coisa? Não é fácil, mas pra quem tem foco e determinação consegue alcançar esse objetivo! No edital você também encontra um cronograma com todas as datas e quando vai acontecer cada processo, então não tem desculpa de não saber o que está acontecendo ou quando vai acontecer, foco nos estudos e vamos garantir essa vaga!

“Candidato preparado é candidato aprovado” – Ligieri

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu