Inscrições Abertas - Torne-se Cadete do Exército Brasileiro

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército Brasileiro (EsPCEx) está com concurso aberto para o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira. Com 450 vagas para o curso bacharel em Ciências Militares, os candidatos que tiverem interesse no concurso podem fazer suas inscrições até o dia 6 de junho deste ano.

O Curso de Formação e Graduação é de nível superior, e tem duração de cinco anos. O primeiro ano do curso ocorre na cidade de Campinas-SP. E os outros quatro anos de estudos são realizados na cidade de Resende, no estado do Rio de janeiro – na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O curso é composto por disciplinas acadêmicas e militares, com estudos teóricos e práticos.

Ao longo da realização do curso, o cadete masculino poderá optar entre os cursos de Cavalaria, Comunicações, Intendência, Artilharia, Material Bélico, Infantaria e Engenharia. Já a cadete do sexo feminino poderá escolher pelos cursos de Intendência ou Material Bélico.

Requisitos

Os requisitos para se inscrever no concurso estão pré-estabelecidos pelo Edital. Abaixo você confere toda as especificações – e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.

  • Ser brasileiro nato
  • Possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFO/LEMB.
  • Se menor de 18 (dezoito) anos, estar autorizado por seu responsável legal a submeter-se ao CA e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no CFO/LEMB.
  • Para homens altura mínima de 1,60 e mulheres 1,55 de altura.

Após a formação, os cadetes serão declarados Aspirantes a Oficial (Asp) e receberam o diploma de graduação de bacharel em Ciências Militares. Em seguida, entraram em estágio probatório e serão designados a servirem em qualquer região do país para atender as necessidades do serviço.

Depois do estágio probatório ser concluído, e o Aspirante ter aproveitamento máximo, será nomeado a Oficial do Exército Brasileiro, no posto de Segundo-tenente.

Como o Concurso Funciona

A primeira fase do concurso é a prova escrita, formada por um questionário de 100 questões e uma redação. As provas são dividias em dois dias.

1º dia - Português (20 questões,) Física (12 questões), Química (12 questões) e uma Redação.

2º dia – Matemática (20 questões), Geografia (12 questões), História (12 questões) e Inglês (12 questões)

 

Diferente de outros concursos que não possuem uma nota mediana, o concurso para Cadetes conta com uma mediana formada pela pontuação de todos os que prestaram o concurso. Dessa forma, os candidatos que não atingirem a média de cada uma das provas será eliminado do certame.

Do total de 450 vagas que o concurso oferece, 20% delas são reservadas a candidatos negros, através do sistema de cotas.

As inscrições abrem dia 07 de maio e se encerram no dia 06 de junho. Os candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição até o dia 10 de maio.

Abaixo você pode conferir as estatísticas do último concurso para cadetes, no ano de 2018.

 

Você pode conferir o Edital do concurso clicando aqui.

Você já conhece os nossos cursos on-line? Você pode se preparar para os concursos que cobram Matemática, Português, História, Geografia, Legislação e muito mais! Conheça os nossos cursos!

Comentários

Artigos Recentes

Loading...