POR QUE A PM EXIGE UM PERFIL PSICOLÓGICO?

Alguns candidatos chegam até aos profissionais do Curso de Desenvolvimento Pessoal e perguntam o por que a Polícia Militar exige um perfil psicológico. Acreditando que se não possuírem as características que o Edital apresenta é porque não se encaixam na polícia. Deixando de considerar a possibilidade de desenvolver essas características, o que os impedirá de fazer parte da instituição. Vamos entender o porquê o Psicológico PM busca um perfil e o porquê de cada característica exigida.

É de conhecimento geral que as pessoas que podem nos passar a sensação de segurança e bem-estar são aquelas que estão seguros de suas ações. E que apresentem perfeita saúde física e mental.

Valores pessoais

Um profissional bem desenvolvido vai além de sua capacidade técnica. Um bom profissional apresenta consciência social e valores pessoais que possam servir de reforço ao seu trabalho. E para se adequar ao perfil Psicológico PM , os princípios morais e valores sociais dos candidatos precisam ser parecidos com os valores e visões da Polícia. Caso contrário, este policial estaria limitado a enxergar sua profissão como outra qualquer. Sem conseguir desenvolver a devida compreensão do que o cargo de PM necessita. E são todos os valores e consciência do candidato que dará condições para fazer esse trabalho.

A função do policial vai além de usar essa profissão para fins pessoais, como, por exemplo, a realização profissional. O policial precisa ter consciência e se comprometer em se desenvolver pessoalmente. Partindo de princípios éticos e morais que zelem pela integridade física, emocional e social. E a instituição da Polícia Militar tem esse princípios e busca por candidatos que também tenham.

Dessa forma, o polícia militar que não tem Flexibilidade Moderada lidaria com toda a rotina imprevisível e cheia de adrenalina do trabalho de forma robótica e rígida. O policial com a citada característica tem uma tendência maior a gerar efeitos negativos por conta da falta de flexibilidade ao lidar com adversidades rotineiras do exercício da função de PM. Gerando assim resultados negativos para o seu dia a dia. E é durante o Psicológico PM que tanto a flexibilidade quanto demais fatores serão avaliados.

O Perfil do Policial irá refletir em sua atuação

Portanto, para que um policial militar exerça seu papel quase heroico na sociedade, é necessário que se estabeleça bons níveis de relações humanas. Pois dessa forma o policial consegue durante as ocorrências se colocar no lugar dos indivíduos. E assim entender as motivações dos comportamentos destes. E, por consequência se comunicar de forma eficaz com a população. É preciso que o policial saiba compreender – usando sua flexibilidade moderada, resiliência e comunicação – como atuar perante a sociedade. As características citadas são cobradas pelo Edital.

perfil-psicologico-Por que-a-PM-exige-um-perfil-psicológico-pm-por

As atividades de um policial se dividem em: básica, preventiva, repressiva e administrativa. Para todas as atividades que cabem a um policial militar são necessários, conhecimentos (SABER), habilidades (SABER FAZER), atitudes (SABER SER) e competências estruturais (aptidões e traços de personalidade).

Características possíveis de um bom agente policial

Diante a tudo o que foi dito, fica claro o porque o Exame Psicológico PM precisa e já faz uma busca de perfil psicológico. Se não for assim corre-se o risco de selecionar indivíduos que não possuam essas características necessárias para a boa execução do trabalho.

O agente policial precisa ter Capacidade de Liderança para agregar as forças da comunidade e também fazer uma autorreflexão de seus comportamentos. Flexibilidade Moderada para poder lidar com as situações adversas que irão acontecer. Relacionamento Interpessoal para ter um bom entendimento sobre as pessoas em sua volta e conseguir se comunicar adequadamente. Inteligência (fator G) para poder conhecer e memorizar os comportamentos e procedimentos corretos. Disposição para o Trabalho para suportar uma longa exposição a agentes estressores sem sofrer danos mentais ou físicos. Fluência verbal para poder criar uma comunicação eficiente com seus superiores e com a população. E Resiliência para poder transformar frustrações em aprendizados.

O Curso Palestra Gratuita oferece o Curso de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, onde nossos psicólogos estão aptos a te auxiliarem no seu caminho de auto aprimoramento e busca pessoal.

Comentários

Artigos Recentes

Loading...