PRIMEIRA FASE - CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS

Para você que perdeu a palestra sobre Planejamento de Estudos, confira agora um material exclusivo sobre os principais pontos que o Sargento Reserva Ligieri, palestrante da aula, deixou para vocês futuros Soldados.

 

Primeira-fase-Ligieri

Entendendo um pouco mais da primeira fase

Qualquer candidato que esteja se preparando para prestar os próximos concursos PM precisa ter em mente a complexidade do que será exigido dele, não somente na hora da prova, onde terá que responder as questões sobre matemática, português, informática e outras matérias, mas também do que será cobrado dele durante todo o processo de preparação para ser aprovado e classificado em todas as fases do concurso.

Nesse artigo, iremos falar apenas sobre a preparação para a Fase Escrita e sobre Dedicação para Aprovação do concurso com base no Edital PM que é liberada em todos os concursos, tendo pouca ou nenhuma mudança em cada nova edição. Algumas informações básicas acerca da prova:

  • A prova é composta por 60 questões de alternativas (o famoso “xizinho”, onde você terá que escolher uma entre cinco respostas para identificar como correta).
  • A redação deverá ser feita no modelo dissertativa argumentativa.

Concorrência

Acima de tudo, concursos públicos são conhecidos por sua grande concorrência, e o da PM do Estado de São Paulo não seria nenhum pouco diferente. A carreira militar ganha mais popularidade a cada ano, consequentemente a concorrência também aumenta a cada ano. A forma como o concurso se organiza é um pouco complexa de se entender, mas com calma, você candidato, conseguirá entender como ele funciona.

Edital-PM-Primeira-Fase

A IMPORTÂNCIA DA BOA CLASSIFICAÇÃO

As sete fases do concurso PM (alguns editais podem contar menos fases) podem ter caráter Classificatório-Eliminatório ou Eliminatório.

– Nas fases Classificatórias-Eliminatórias – essencialmente restrita à primeira fase (escrita) – Os candidatos que não atingirem a pontuação necessária são eliminados. A classificação ocorre mediante a sua nota na prova.

Exemplo que ocorreu na convocação da Fase Escrita para o TAF do último concurso PM: 86.650 candidatos realizaram a primeira Fase Escrita, mas o edital decidiu convocar apenas 17.262 candidatos. A nota de corte será definida pelo último colocado classificado entre os 17.262. E todos os candidatos restantes serão eliminados

– Nas fases Eliminatórias os candidatos passam para as próximas fases ou são eliminados mediante mostrarem a serem aptos a exercerem a profissão. Na Fase TAF, Fase Exame Médico e Investigação Social por exemplo, se o candidato não atender os critérios será eliminado do concurso.

Um dos perigos que a classificação oferece é o conflito direto com o número de vagas. Se um Edital PM abriu 2.700 vagas, e ao final de todas as fases o candidato se mostrar apto a atender todas as funções atribuídas a um futuro Policial Militar, e a sua classificação for 2794º ele infelizmente ficara como remanescente, e não tomara posse do seu cargo!

Da uma conferida no gráfico com o número de reprovados, aprovados e convocados na Fase Escrita do edital realizado em Dezembro de 2017.

concurso-pm-edital

Você reparou na quantidade de candidatos que não foram convocados, porque não conseguiram se classificar? 41.245 mil candidatos foram aprovados na prova, mas somente 14.658 foram convocados para a próxima fase.

VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SE DEDICAR?

 

Está vendo a importância de garantir uma boa classificação? Não adianta apenas passar em todas as fases do concurso, tem que garantir uma boa classificação no ranking de candidatos. Na busca pela boa classificação, é muito importante que o candidato se dedique ao máximo para garantir uma excelente posição.

Quem faz bem feito só faz uma vez
 

Reprovar em alguma fase ou não se classificar dentro do número de vagas não é vergonha para nenhum futuro Soldado. Mas quando se passa pela reprovação a tendência de desistir futuramente é maior. Então é muito importante que você se esforce e se dedique hoje, com garra, empenho e perseverança!

Futuramente teremos mais aulas gratuitas, inclusive já temos o nosso próximo encontro marcado, onde você pode participar clicando aqui. Em nosso blog você encontrará mais matérias como essa, explicando as fases do edital PM, orientações e dicas para você garantir sua posse!

Comentários

Artigos Recentes