Psicológico da PM – Relacionamento interpessoal

Prepare-se para o concurso

EMPATIA

 

Bom, hoje vamos falar um pouco sobre a Empatia, um dos pontos exigidos no Psicológico da PM, e que compõe o relacionamento interpessoal que é considerado característica de perfil para ingressar na Policia Militar de São Paulo. No ditado popular dizem que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. No entanto, vai além disso, envolve estar atento para entender e compreender as emoções das outras pessoas, sem que essas falem uma só palavra. Assim, demonstrando compaixão, paciência, silêncio, acolhimento, sem julgamento e tempo para ouvir a outra pessoa, fazendo ela perceber que você se preocupa com ela e está disponível a ouvir no seu sofrimento ou demonstrar que ela pode contar com você.

           Notaram alguma semelhança à descrição da empatia com a pratica e serviço exercido pela Policia Militar de São Paulo? Se a sua resposta for sim, está correto. Não é nenhuma mera coincidência as semelhanças entre as duas, para adquirir o APTO Psicológico da PM é fundamental que você não só tenha como exerça sua empatia seja com pessoas que conhece ou não.

A etapa do Psicológico da PM é a fase que mais reprova, pela analise do último concurso podemos observar o quanto essa etapa reprova:

           Assim sendo, empatia como uma habilidade natural e que pode ser desenvolvida, consiste em voltarmos nossa atenção, atitudes e sentimentos para entendermos o sentimento e sofrimento de uma outra pessoa. Na realidade do outro, e com isso busca compreender como o outro se sente, pensa, e quais as razões que o fazem agir de determinada maneira.

        Ser empático é compreender a percepção do outro, sua razão e seu mundo. Essa percepção possibilita entender o que se passa com outro, além disso, propicia a aceitação do outro, o que beneficia uma solução que atenda a todos ou que minimize os danos.

       No contexto familiar surgem os conflitos quando se exige que o outro desempenhe atividades, assuma responsabilidades ou tenha certos comportamentos que se acredita ser coerentes, sem perguntar ou observar que sejam possíveis. Para que as relações possam continuar saudáveis, a consciência constante de que nossos interesses não são e nem devem estar acima dos interesses de todo mundo e de que nossas necessidades não são necessariamente as necessidades do outro.

         É importante algumas concessões, ser capaz de exercer a empatia adequar seu comportamento e atitudes em relação às outras pessoas, uma vez que facilita a adaptação aos mais diversos ambientes sociais, por que a  empatia tem sido descrita como uma habilidade muito importante e desejável e comportar-se empaticamente nem sempre é fácil e muitas vezes precisa de treinamento, por muitas vezes é relativamente fácil agir empaticamente com pessoas que não conhecemos e que provavelmente não iremos estabelecer um relacionamento longo. Por que temos mais facilidades? Ser empático é válido em qualquer lugar.

      Por que é mais difícil quando a pessoa em questão é do nosso convívio? Muitas vezes, pode ser por medo de envolvimento, acaba não sendo dada a devida atenção no momento em que a pessoa demonstra a necessidade deste tipo de comunicação, que consiste em entender o outro a partir do seu ponto de vista. “Se fosse eu, no seu lugar, também me sentiria da mesma forma. No que posso ajudá-lo”?

 

Psicológico da PM

 

       No Psicológico da PM esse ponto é identificado através do discurso do candidato, através de sua história de vida e da forma como o candidato se porta na entrevista, seja através de vestimentas, tom de voz ou até mesmo expressões faciais. Veja o perfil e contra perfil do Psicológico da PM:

Então para que você constitua relacionamentos interpessoais em quantidade e qualidade não só para o Psicológico da PM, mas também para a sua vida pessoal, é importante que você desenvolva o autoconhecimento cada vez mais. Veja as ações, falas, atitudes e outros comportamentos que vem exercendo seja com alguém do seu vínculo ou fora dele e veja se de fato está sendo funcional. Por que esperar para praticar a empatia somente quando obter o APTO no Concurso da PM, sendo que você não só pode como deve iniciar e aprimorar aqui e agora?

O Curso Palestra Gratuita tem como principal objetivo garantir sua aprovação e ajudar na realização desse sonho. Venha se preparar conosco para todas as etapas do concurso.

 

 

 Lembre-se: “Candidato preparado, é candidato aprovado” – Ligieri

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11-94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.