Psicológico da PM - Relacionamento interpessoal

EMPATIA

 

Bom, hoje vamos falar um pouco sobre a Empatia, um dos pontos exigidos no Psicológico da PM, e que compõe o relacionamento interpessoal que é considerado característica de perfil para ingressar na Policia Militar de São Paulo. No ditado popular dizem que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. No entanto, vai além disso, envolve estar atento para entender e compreender as emoções das outras pessoas, sem que essas falem uma só palavra. Assim, demonstrando compaixão, paciência, silêncio, acolhimento, sem julgamento e tempo para ouvir a outra pessoa, fazendo ela perceber que você se preocupa com ela e está disponível a ouvir no seu sofrimento ou demonstrar que ela pode contar com você.

           Notaram alguma semelhança à descrição da empatia com a pratica e serviço exercido pela Policia Militar de São Paulo? Se a sua resposta for sim, está correto. Não é nenhuma mera coincidência as semelhanças entre as duas, para adquirir o APTO Psicológico da PM é fundamental que você não só tenha como exerça sua empatia seja com pessoas que conhece ou não.

A etapa do Psicológico da PM é a fase que mais reprova, pela analise do último concurso podemos observar o quanto essa etapa reprova:

           Assim sendo, empatia como uma habilidade natural e que pode ser desenvolvida, consiste em voltarmos nossa atenção, atitudes e sentimentos para entendermos o sentimento e sofrimento de uma outra pessoa. Na realidade do outro, e com isso busca compreender como o outro se sente, pensa, e quais as razões que o fazem agir de determinada maneira.

        Ser empático é compreender a percepção do outro, sua razão e seu mundo. Essa percepção possibilita entender o que se passa com outro, além disso, propicia a aceitação do outro, o que beneficia uma solução que atenda a todos ou que minimize os danos.

       No contexto familiar surgem os conflitos quando se exige que o outro desempenhe atividades, assuma responsabilidades ou tenha certos comportamentos que se acredita ser coerentes, sem perguntar ou observar que sejam possíveis. Para que as relações possam continuar saudáveis, a consciência constante de que nossos interesses não são e nem devem estar acima dos interesses de todo mundo e de que nossas necessidades não são necessariamente as necessidades do outro.

         É importante algumas concessões, ser capaz de exercer a empatia adequar seu comportamento e atitudes em relação às outras pessoas, uma vez que facilita a adaptação aos mais diversos ambientes sociais, por que a  empatia tem sido descrita como uma habilidade muito importante e desejável e comportar-se empaticamente nem sempre é fácil e muitas vezes precisa de treinamento, por muitas vezes é relativamente fácil agir empaticamente com pessoas que não conhecemos e que provavelmente não iremos estabelecer um relacionamento longo. Por que temos mais facilidades? Ser empático é válido em qualquer lugar.

      Por que é mais difícil quando a pessoa em questão é do nosso convívio? Muitas vezes, pode ser por medo de envolvimento, acaba não sendo dada a devida atenção no momento em que a pessoa demonstra a necessidade deste tipo de comunicação, que consiste em entender o outro a partir do seu ponto de vista. “Se fosse eu, no seu lugar, também me sentiria da mesma forma. No que posso ajudá-lo”?

 

Psicológico da PM

 

       No Psicológico da PM esse ponto é identificado através do discurso do candidato, através de sua história de vida e da forma como o candidato se porta na entrevista, seja através de vestimentas, tom de voz ou até mesmo expressões faciais. Veja o perfil e contra perfil do Psicológico da PM:

Então para que você constitua relacionamentos interpessoais em quantidade e qualidade não só para o Psicológico da PM, mas também para a sua vida pessoal, é importante que você desenvolva o autoconhecimento cada vez mais. Veja as ações, falas, atitudes e outros comportamentos que vem exercendo seja com alguém do seu vínculo ou fora dele e veja se de fato está sendo funcional. Por que esperar para praticar a empatia somente quando obter o APTO no Concurso da PM, sendo que você não só pode como deve iniciar e aprimorar aqui e agora?

O Curso Palestra Gratuita tem como principal objetivo garantir sua aprovação e ajudar na realização desse sonho. Venha se preparar conosco para todas as etapas do concurso.

 

 

 Lembre-se: “Candidato preparado, é candidato aprovado” - Ligieri

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11-94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

Comentários

Artigos Recentes

Loading...