Psicológico PM | O que tem a ver com empatia?

Prepare-se para o concurso

Quem quer prestar concurso da Polícia Militar e passar no Psicológico da PM nem imagina ou pelo menos nunca iria entender o que essa palavra significa na vida real em relação ao concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Muitos imaginam que para ser Policial Militar empatia esta descartada, ao contrário, é um dos fatores extremamente importante e que a Banca Examinadora da fase do Psicológico PM, por isso me sinto na obrigação de ajuda-los nesse assunto

 

Se colocar no lugar do outro é de grande importância para aqueles que querem fazer parte da PM/SP. Está se perguntando o por que?

Empatia:

  • Se colocar no lugar do outro.
  • Buscar entender a situação do outro.
  • Ter a capacidade de entender a diferença entre você e o outro.

Essas são algumas das características identificadas na empatia.

A PM/SP é responsável por proteger, preservar e nos ajudar na sociedade. Se colocando no lugar do outro o trabalho irá fluir melhor, pois o profissional saberá como lidar em determinadas ocorrências. Por isso, é primordial que tenha a empatia frequente.

Antes de se tornar um policial você pode trabalhar sua empatia em seu dia-a-dia e ser APROVADO PM/SP.

E como isso poderá acontecer?

  • Aperfeiçoamento
  • Foco
  • Determinação

Quero explicar um pouco mais!!!

Podemos utilizar como exemplo a pandemia de corona vírus que está acontecendo. Diversos policiais e profissionais estão arriscando suas vidas em linha de frente com essa doença, pensando em nossa proteção. Essa atitude nos mostra a importância da empatia. Se importar com a sociedade, buscar o melhor de todos é necessário para ingressar nessa profissão. E VOCÊ ESTÁ PREPARADO OU IRÁ REPROVAR POR FALTA DE EMPATIA?

Muitos compreendem a empatia de forma errônea, pois acreditam que se colocar no lugar do outro é apenas ser ‘’bom o suficiente para sua família ou para algumas pessoas’’ e isso não é verdade, e é um dos motivos da REPROVAÇÃO na fase do PSICOLÓGICO PM

Para desenvolver a empatia você precisa entender sobre si e o outro. Entender sobre o outro não significa saber tudo sobre ele, mas sim compreender que o seu olhar é diferente, suas culturas, crenças, religiões enfim, somos diferentes, e se olhar para o outro e respeitar suas limitações, isso é fundamental e é o que vai ser constatado quando você for na fase do PSICOLÓGICO PM

O Policial Militar deve também ter flexibilidade e resiliência. Pois, além de empáticos, estão desenvolvendo trabalhos de adaptação e transformação no dia a dia, portanto precisam se adaptar a novos acontecimentos, diariamente, e em tempo extremamente veloz, pois as ocorrências, situações e o mundo não para por eles e nem por nós.

 

E é na fase do PSICOLÓGICO PM que é possível analisar se você esta dentro do Perfil psicológico que é exigido na PM, e como você se desenvolve para ser um bom profissional na PM?

Acreditamos que ao entender essas informações você CANDIDATO já esta se desenvolvendo para ser APROVADO, e não pode correr o risco de ficar nas estatísticas de reprovação.

 

Por isso, realizamos sempre um processo de desenvolvimento pessoal e profissional para nossos alunos serem APROVADOS na PM/SP.

 

A PM está sempre em processo de aperfeiçoamento para nos atender melhor, e por isso, o candidato que acha que tem todas as características, precisa saber se realmente as tem, pois não é simplesmente achar, precisa saber de forma técnica se as possui ou não, para que o mesmo não corra o risco de ser REPROVADO, pois é o que acontece diariamente, muitos acham que possuem as características, apenas acham mas não sabem o que realmente é avaliado. Fique ligado para não se pegar nesse pensamento.

Acredito que o assunto abordado tenha dado um choque de realidade, mas isso acontece, pois os candidatos esperam ou ficam naquela expectativa de assuntos que não são exigidos, e os que são exigidos como Empatia, Relacionamento interpessoal, Controle Emocional e outros, eles entendem que não são importantes, mas são sim.

E para você que vai um dia fazer os testes na Fase do Psicológico PM saiba, que eles querem seres humanos e não pessoas sem empatia ou relacionamento interpessoal, vamos começar a pensar nos outros, isso faz bem para todos nós!!

 

Conte com o Curso Palestra Gratuita, temos uma equipe e uma infraestrutura fantástica para auxiliá-lo em todas as fases do concurso!

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu