RECURSO ADMINISTRATIVO PM - SP

PROVA SOLDADO – EDITAL 3/321/19, CABE RECURSO NAS QUEenos 3 questões passíveis de recurso administrativo.

 

No dia 26/11, ocorreu a publicação do gabarito e, a partir de então, você terá apenas 3 DIAS ÚTEIS para protocolar o seu recurso, portanto, o prazo será ATÉ SEXTA-FEIRA (dia 29/11)!!!

As questões que identificamos referem-se à matéria de geografia (questão 44) informática (questão 52) e língua portuguesa (questão 12).

 

 

INFORMÁTICA

 

A questão de número 52, que corresponde à disciplina de informática, solicita que o candidato analise a imagem disponível, que mostra três parágrafos de um documento editado por meio do Word 2010 em sua configuração padrão, não existindo caracteres brancos antes ou depois do texto de cada parágrafo.

Com base na imagem, o candidato precisa assinalar a alternativa correta que corresponde ao alinhamento dos parágrafos. Entretanto, não existe uma alternativa correta para essa questão, sendo outra questão que caiba recurso administrativo.

A VUNESP coloca como padrão de resposta a seguinte alternativa: “O segundo parágrafo está justificado”. Entretanto, se analisarmos, de acordo com a disposição de alinhamento, ele pode ser justificado ou à esquerda, dessa forma, a alternativa indicada não é a opção correta. Para estar adequada, seria necessário que ela estivesse descrita da seguinte forma: “o segundo parágrafo está justificado ou alinhado à esquerda”.

 

GEOGRAFIA

 

A questão de número 44, que corresponde à disciplina de geografia, solicita que o candidato analise algumas imagens que correspondem à formação vegetal e sua manifestação no território, sendo mais uma questão passível de recurso administrativo.

Para que se chegue a uma conclusão de resposta adequada, é imprescindível que se consiga ao menos analisar as imagens com qualidade, entretanto, não foi o que ocorreu.

Após a impressão dos cadernos de prova, as imagens estavam manchadas e em algumas delas não era possível identificar do que se tratava, prejudicando a formação de um raciocínio em busca da resposta mais adequada para a questão. Por esse motivo, a atitude apropriada diante do caso é a anulação da questão.

PORTUGUÊS

 

A questão de número 12, que corresponde à disciplina de português, solicita que o candidato selecione a alternativa que preenche as lacunas de acordo com a norma-padrão de regência e emprego de pronomes.

Com base no trecho, o candidato precisa assinalar a alternativa correta, que apresenta o pronome relativo “cujo” para a primeira lacuna, o pronome relativo preposicionado “na qual” na segunda lacuna. O problema está no terceiro pronome, o demonstrativo, segundo a norma-padrão, de acordo com as gramáticas tanto de Celso Cunha e como de Paschoalin & Spadoto, tem-se:

Indicação da posição linguística, ou seja, da posição dos termos do discurso.

este: anuncia próximos termos, ou informação seguinte.

esse: retoma termos ou informações já citadas.

Sendo assim, não existe uma alternativa correta para essa questão, uma vez que na última lacuna é retomado uma expressão já citada (nossos filhos).

A VUNESP coloca como padrão de resposta a seguinte alternativa: “cujo ... na qual ... estes”. Entretanto, se analisarmos, de acordo com a regra da norma-padrão, essa não é a opção correta. Para que essa alternativa fosse a adequada, seria necessário estar descrito da seguinte forma: “cujo ... na qual ... esses”. Tornando mais uma questão que o candidato possa entrar com recurso administrativo.

 

RECURSO ADMINISTRATIVO, COMO PROTOCOLAR?

 

Além de se atentar ao prazo de 3 dias úteis, o candidato precisa se atentar ao fato de que os recursos são individualizados, portanto, deverá ser feito 1 RECURSO ADMINISTRATIVO PARA CADA QUESTÃO.

Entre no site da VUNESP, localize o concurso 3/321/19 e, em seguida, vá na aba “provas e gabaritos”. Ao clicar no link “vista de prova”, selecione a parte da prova que deseja recorrer e apresente a fundamentação do seu recurso (clique aqui e baixe o PDF).

 

AINDA COM DÚVIDAS? QUER SABER MAIS?

 

Entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, mande uma mensagem para o Whatsapp do nosso departamento (11) 94291-9354, envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br ou acesse Curso Palestra Gratuita.

Comentários

Artigos Recentes

Loading...