Redação concurso PM-SP

Prepare-se para o concurso

A Redação do concurso PM-SP é um dos grandes desafios dos concorrentes desse concurso. Prova Dissertativa ou Redação do concurso PM-SP, é de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.

 

 

Lembre-se de que redações-dissertativas não devem ser escritas em primeira pessoa, portanto, esqueça frases como “eu acredito”, “na minha opinião”, e opte por “Sabe-se”, “entende-se”. Esqueça esqueletos prontos de redação, para buscar a melhor nota na redação, independente da banca, desde que a tipologia cobrada seja o gênero dissertativo-argumentativoDessa forma, você faz qualquer tema de qualquer banca.

 

VEJA TAMBÉM: ENTENDA O INGRESSO NA PM

 

Na Redação concurso PM-SP, é fundamental seguir um padrão, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão e precisam estar muito bem definidas e delimitadas. Imaginando que uma redação tem cerca de 25 linhas, pode-se dividi-la da seguinte maneira:

  • Introdução – Momento em que se expõe o panorama envolvido, ou seja, o que acontece ou está acontecendo para que este tema seja relevante. Em seguida, o ideal é expor o seu ponto de vista sobre aquilo. Isso tudo não deve ultrapassar 5 ou 6 linhas. A introdução é o cartão de visitas da dissertação, por isso precisa ser bastante efetiva e bem feita.

  • Desenvolvimento – Aqui serão colocados dois argumentos, ou seja dois motivos para comprovar o ponto de vista exposto na introdução. Um sempre deve se ligar, de alguma maneira, ao outro, seja como uma relação de causa-consequência, seja como exemplificação ou como uma concessão para o que foi dito antes. O desenvolvimento é a parte mais importante do texto, é por meio dele que os corretores avaliarão o grau de coerência e conteúdo trazidos pelo candidato. Portanto, utilize de 10 a 12 linhas para desenvolver essa parte do texto.

  • Conclusão – Todo texto dissertativo possui uma conclusão, ou seja, um fechamento do assunto. Nele, você pode expor um resumo do que trabalhou no desenvolvimento – sempre se lembrando de citar tudo o que trouxe nos argumentos, ou uma proposta de intervenção, que seria uma solução ao problema apresentado. A conclusão pode ser mais curta, mas para haver equilíbrio, desenvolva-a com cerca de 5 a 6 linhas também.

 

Essas são apenas algumas dicas de como proceder na Redação concurso PM-SP. Pensando no seu desenvolvimento o Curso Palestra Gratuita desenvolveu um curso totalmente voltado para essa etapa do concurso de Soldado PM e também Oficial PM do Estado de São Paulo.

 

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu