SARGENTO DA AERONÁUTICA – EAGS

Prepare-se para o concurso

Iniciou em 13 de janeiro as inscrições para o concurso de Graduação de Sargento da Aeronáutica – EAGS e vai até dia 12 de fevereiro. A prova tem previsão para acontecer dia 26 de abril, em diversos estados e cidades pelo Brasil. A banca organizadora é a própria Escola de Especialistas da Aeronáutica – EEAR, mesma organizadora dos concursos que acontecem para cargos da Força Aérea Brasileira.

VAGAS

O concurso conta com um total de 156 vagas, sendo 125 de ampla concorrência e 31 reservadas a candidatos autodeclarados negros, amparados pela lei nº12.990, de 09 de junho de 2014, § 1º e § 2º do Art. 1º.

REQUISITOS

Segundo o edital, é imprescindível que o candidato a vaga de Sargento da Aeronáutica – EAGS se enquadre nos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio nas especialidades do cargo pretendido;
  • Não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2021;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com suas obrigações militares (candidatos dos sexo masculino);
  • Não estar respondendo a processo criminal na Justiça Militar ou Comum;
  • Se militar da reserva não remunerada das Forças Armadas e Auxiliares, não ter sido o oficial excluído do serviço ativo por indignidade ou incompatibilidade e a praça excluída ou licenciada a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação, na forma da legislação vigente;
  • Não ter sido desincorporado, expulso ou julgado desertor, nos termos da legislação que regula o serviço militar;
  • Se militar da ativa de Força Armada ou Auxiliar, estar classificado no mínimo no comportamento “Bom”;
  • Se militar da ativa, possuir graduação inferior a Terceiro-Sargento.

INSCRIÇÕES

O período de inscrições para Sargento da Aeronáutica – EAGS acontece de 13 de janeiro e vai até 12 de fevereiro, podendo ser feita pelo próprio site da EEAR. Após a inscrição para acontecer a efetivação da mesma é necessário pagar uma taxa de R$60,00.

SARGENTO DA AERONÁUTICA – EAGS

FASES DO CONCURSO

O concurso será composto pelas seguintes fases:

  • Provas Escritas;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Prova Prática da Especialidade (PPE);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar; eHC); e
  • Validação Documental.

Sendo obrigatória a presença do candidato em todas as fases, caso contrário o candidato pode ser eliminado do concurso.

FASE ESCRITA

A fase escrita da prova de Sargento da Aeronáutica será composta por 100 questões, sendo elas:

  • Língua Portuguesa 40 questões.
  • Conhecimentos Especializado (de cada área escolhida) 60 questões.

Exemplo, se o candidato for formado em enfermagem, as 60 questões de CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS serão voltados para essa área.

INSPEÇÃO DE SAÚDE

Uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o estágio. A pericia médica será realizada sob a responsabilidade da Diretoria da Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA

Avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio de técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contraindicação para o serviço militar nem para o desempenho das atividades previstas no Estágio.

O candidato será avaliado nas áreas de personalidade e aptidão, conforme o Padrão Seletivo estabelecido para a função que irá exercer. Os requisitos psicológicos considerados imprescindíveis, bem como os considerados restritivos ao adequado desempenho do cargo, foram estabelecidos previamente por meio de estudo científico de análise do trabalho e produção do perfil profissiográfico, conforme abaixo discriminado:

  1. Personalidade: serão consideradas, para o bom desempenho do cargo, características desejáveis como: adequação a normas e padrões, controle emocional, relacionamento interpessoal, responsabilidade e cooperação; e serão consideradas características restritivas para o bom desempenho no cargo: “Agressividade exacerbada, ansiedade social, desatenção, desmotivação, dificuldade de administrar conflitos, falta de espírito gregário, falta de humildade, falta de iniciativa, falta de objetividade, impaciência, impulsividade, indisciplina, individualismo, insegurança, instabilidade emocional, intolerância à frustração, irresponsabilidade, medo excessivo, negligência, passividade e baixo senso crítico”.
  2. Aptidão: será avaliada a seguinte aptidão: “Raciocínio lógico”.

TESTE DE AVALIAÇÃO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Neste concurso voltado para o cargo de Sargento da Aeronáutica – EAGS será cobrado alguns exercícios, como:

  • Flexão;
  • Flexão dos troncos sobre as coxas;
  • Salto horizontal;
  • Corrida de 12 minutos.

Como é uma fase eliminatória, o candidato deve fazer pelo menos o mínimo para ser aprovado e prosseguir para as demais fases do concurso.

Nessa etapa do concurso só é aprovado quem se prepara, venha se preparar e garantir seu apto nesse concurso.

ATENÇÃO!

No período compreendido entre a inscrição e a matrícula, acontecerá três eventos, nos quais o comparecimento pessoal é obrigatório e cujas datas e horários constam do Calendário de Eventos.

Esses eventos e suas finalidades são os seguintes:

  • a) Provas Escritas: visa a sua realização, precedida de orientação ao candidato sobre os procedimentos durante as provas;
  • b) Concentração Intermediária: visa a orientar o candidato (convocado para prosseguimento no Exame) a respeito da realização da Inspeção de Saúde (INSPSAU), do Exame de Aptidão Psicológica (EAP), do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), da Prova Prática da Especialidade (PPE), das solicitações de recurso e sobre a Concentração Final (para os que vierem a ser convocados para essa fase); além de receber, neste evento, dos candidatos menores de idade, a Autorização do responsável legal (Anexo G), conforme previsto nas instruções do item 3.3.15; e
  • c) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) Concentração Final e Validação Documental: visa a realizar o Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) e a comprovar o atendimento dos requisitos previstos para a matrícula no estágio do candidato selecionado pela Junta Especial de Avaliação (JEA), quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos, para análise e conferência, e entregues cópias simples de cada um deles, conforme alínea “r” do item 8.1.

Na Concentração Intermediária, os candidatos receberão informações dos locais, datas e horários estipulados para as etapas subsequentes. Dois deles assinarão um termo atestando que essas informações foram transmitidas aos presentes.

É um processo difícil e concorrido, então é preciso estar preparado para garantir a sua vaga nesse concurso. O Curso Palestra Gratuita conta com aulas que serão essenciais para esse concurso em todas as etapas, com o objetivo de ver sua aprovação e seu sucesso!

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu