Sargento da Aeronáutica – EEAR

Prepare-se para o concurso

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Sargento da Aeronáutica. Se você tem o sonho de fazer parte das forças armadas, mais precisamente da Força Aérea Brasileira, essa é a sua oportunidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março, pelo próprio site da Força Aérea Brasileira. A prova vai acontecer no dia 7 de junho, podendo ser aplicada em diversas cidades como:

  • Belém – PA
  • Recife – PE
  • Natal – RN
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Belo Horizonte – MG
  • São Paulo – SP
  • São José dos Campos – SP
  • Campo Grande – MS
  • Canoas – RS
  • Santa Maria – RS
  • Curitiba – PR
  • Brasilia – DF
  • Manaus – AM
  • Porto Velho – RO
  • Boa Vista – RR

A cidade de escolha para realização da prova escrita de Sargento da Aeronáutica fica a critério do candidato no ato da inscrição no concurso.

VAGAS

O concurso de Sargento da Aeronáutica está contando nesse edital com um total de 220 vagas entre candidatos dos sexos masculino e feminino, sendo reservadas aos candidatos negros 20% das vagas oferecidas na forma da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, por opções de especialidade.

A área de especialização do Sargento da Aeronáutica é escolhida quando o candidato faz a inscrição no concurso. Não sendo necessário ter nenhum conhecimento prévio na área antes de ingressar na EEAR.

 

REQUISITOS

Para poder fazer parte do quadro de Sargentos da Aeronáutica, o candidato antes de tudo deve preencher alguns requisitos, sendo eles:

  • Ser brasileiro nos termos da constituição da Republica Federativa do Brasil;
  • Ter concluído o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, com certificado, diploma ou declaração reconhecido pelo órgão oficial federal;
  • Não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idde até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com suas obrigações militares;
  • Não estar respondendo a processo criminal na Justiça Militar ou Comum.

 

FASES DO CONCURSO DE SARGENTO DA AERONÁUTICA

O concurso de Sargento da Aeronáutica é composto por 6 fases, sendo elas:

  1. Prova escrita;
  2. Inspeção de saúde;
  3. Exames Psicológicos;
  4. Teste físico;
  5. Procedimento de Heteroidentificação Complementar;
  6. Análise de documentos;
  7. Matrícula.

*ATENÇÃO*

No período compreendido entre a inscrição e a matrícula, haverá três eventos, nos quais o comparecimento pessoal é obrigatório e cujas datas e horários constam do Calendário de Eventos.

Esses eventos e suas finalidades são os seguintes:

  1. Provas Escritas: visa a sua realização, precedida de orientação ao candidato sobre os procedimentos durante as provas e também a respeito das etapas subsequentes, para os que vierem a ser convocados;
  2. Concentração Intermediária: visa a orientar o candidato (convocado para prosseguimento no Exame) a respeito da realização da Inspeção de Saúde (INSPSAU), do Exame de Aptidão Psicológica (EAP), do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), das solicitações de recurso/revisão e sobre a Concentração Final (para os que vierem a ser convocados para essa etapa), além de receber neste evento, dos candidatos menores de idade, a autorização do responsável legal. Será realizada em duas datas distintas, em grupos separados pela classificação decrescente de Médias Finais (MF), conforme necessidade da Administração.
  3. Concentração Final: visa a realizar o procedimento de heteroidentificação complementar (PHC) e a comprovar o atendimento dos requisitos previstos para a matrícula no curso do candidato selecionado pela Junta Especial de Avaliação (JEA), quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos para análise e conferência, e entregues duas cópias simples de cada um deles.

 

PROVA ESCRITA

Ao todo a prova escrita do concurso de Sargento da Aeronáutica é composta por 96 questões, sendo elas:

  • Língua Portuguesa: 24 Questões;
  • Inglês: 24 Questões;
  • Matemática: 24 Questões;
  • Física: 24 Questões.

INSPEÇÃO DE SAÚDE

Os exames são feitos na própria Organização de Saúde da Aeronáutica (OSA), sendo convocados pela força aérea brasileira. O candidato deve apresentar carteira de vacinação e as mulheres levarem Laudo de Exame citopatológico ginecológico (Preventivo do Câncer Ginecológico), cuja validade não deverá ultrapassar 180 dias, antes da data da Inspeção de saúde.

EXAMES PSICOLÓGICOS

Os requisitos psicológicos são variáveis de cargo para cargo, sendo eles:

  1. Para candidatos às especialidades BEV, BMA, BMB e SGS:
    a) Personalidade:
    Serão consideradas, para o bom desempenho no cargo, características desejáveis como: adequação a normas e padrões, controle emocional, relacionamento interpessoal, responsabilidade e cooperação.Características restritivas como: agressividade exacerbada, ansiedade social, desmotivação, desatenção, dificuldade de administrar conflitos, falta de espírito gregário, falta de humildade, falta de iniciativa, falta de objetividade, impaciência, impulsividade, indisciplina, individualismo, insegurança, instabilidade emocional, intolerância à frustração, irresponsabilidade, medo, negligência, passividade e baixo senso crítico.b) Aptidão:
    Será avaliado o raciocínio lógico.
  2. Para candidatos à especialidade BCT:a) Personalidade:
    Serão consideradas, para o desempenho no cargo, características desejáveis como: adaptabilidade, adequação a normas e padrões, capacidade de administrar conflitos, capacidade de decisão, comunicação, cooperação, equilíbrio emocional, iniciativa, capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal, responsabilidade.Características restritivas como: agressividade exacerbada, ansiedade social, desmotivação, desatenção, dificuldade de administrar conflitos, falta de espírito gregário, falta de humildade, falta de iniciativa, falta de objetividade, impaciência, impulsividade, indisciplina, individualismo, insegurança, instabilidade emocional, intolerância à frustração, irresponsabilidade, medo excessivo, negligência, passividade, baixo senso crítico, excesso de autoconfiança, timidez acentuada e dificuldade de raciocínio.
    b) Aptidão:
    Serão avaliados raciocínio lógico, rapidez de raciocínio, atenção difusa, atenção concentrada, rapidez e exatidão, raciocínio espacial.

TESTE FÍSICO

A etapa do Teste físico do concurso de Sargento da Aeronáutica é composto por 3 exercícios, sendo eles:

  1. Flexão: normal para homens e Flexão sobre as coxas (de joelho) para mulheres;
  2. Salto horizontal;
  3. Corrida de 12 minutos.

 

*O teste físico é eliminatório, então o candidato precisa fazer somente o minimo e já se habilita para a próxima fase.

E então? Se interessou em se tornar um Sargento da Aeronáutica? Como todo concurso, o segredo para conseguir o APTO nesse é o foco e da determinação, e claro antes de tudo a preparação. Quanto antes você começa a se preparar, mais chances você tem de garantir sua vaga no concurso.

Venha se preparar com o Curso Palestra Gratuita e saia na frente dos demais candidatos rumo a sua aprovação!!!

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu