TATUAGENS, CICATRIZES E PIERCINGS REPROVAM?

O Exame Médico é a terceira Fase do Concurso de Soldado PM do Estado de São Paulo. Por um lado, temos candidatos que subestimam o Exame Médico por achar que sua saúde está bem. E por outro lado temos candidatos muito preocupados com a reprovação e com medo perguntam a todo instante “tatuagens, cicatrizes e piercings reprovam?”

TATUAGENS

Sobre tatuagens uma coisa é clara: NÃO É MAIS UM FATOR ELIMINATÓRIO! Antigamente a PM reprovava candidatos que possuíssem tatuagens em lugares visíveis. Mas após uma decisão judicial foi derrubado o trecho do Edital que proíba tatuagens visíveis. O candidato só pode ser eliminado caso sua tatuagem DESRESPEITE ou vá contra os VALORES CONSTITUCIONAIS da Instituição.

A tatuagem do candidato não deve simbolizar ou ofender valores e deveres éticos inerentes a Polícia Militar, ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade. Discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ideia ou ato libidinoso, ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.

tatuagens-reprova-concurso-soldado-pm-edital-sao-paulo-policia-militar-tatuagens-cicatrizes-piercings-reprovam

CICATRIZES

As cicatrizes são um dos fatores que preocupam os candidatos. Já houveram alguns casos onde candidatos foram reprovados por possuírem cicatrizes. A Polícia Militar durante a fase do Exame Médico procura compreender os motivos da cicatriz. Você sofreu um acidente? Quebrou um osso? Foi vítima de algum ataque? Queimadura?

Dessa forma, é importante para a Polícia compreender os motivos para averiguar se a cicatriz é o resultado de um acidente que pode te impedir de exercer a profissão. Se você quebrou um osso e tem cicatrizes na perna, será que não irá sentir dor? A queimadura na sua mão não irá impedir que você desempenhe suas funções corretamente?

Dá uma conferida no que o Edital diz exatamente

3.1.5. o candidato que possuir cicatriz(es) decorrente(s) de acidentes, ferimentos e/ou queimaduras, bem como de craniotomia e laminectomia, deverá apresentar laudo médico, histórico clínico e exames subsidiários e de imagens recentes no dia da realização dos Exames de Saúde, objetivando demonstrar que a(s) cicatriz(es) não impede(m) ou não dificulta(m) o exercício da função alusiva ao cargo de Soldado PM de 2ª Classe ou a execução de qualquer exercício necessário para o aprimoramento físico

PIERCINGS

O Edital não diz nada sobre piercings especificamente, mas vamos tomar por base algo bem próximo: os alargadores. O uso de alargadores dentro da Polícia Militar é motivo de inaptidão. Caso você, candidato, possua o indicado é que você retire e se necessário passe por uma cirurgia reparadora. Vamos olhar a parte do Edital que fala sobre alargadores.

ANEXO E

Inspeção Geral: Bócios, exoftalmia, anisocorias, alopecias patológicas, hiperidrose. Desnutrição e hipovitaminoses. Ausência (congênita ou adquirida, total ou parcial) de dedos das mãos e/ou dos pés, deformidade e/ou cicatriz decorrente do uso de alargador de orelha ou acessório semelhante que impeça e/ou dificulte o exercício da função de Policial Militar ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o aprimoramento físico

Dessa forma, é indicado que o candidato retire seus piercings com antecedência do Exame Médico, para que possa cicatrizar e não implicar a situação do candidato.

piercings-reprovam-na-pm-concurso-soldado-policia-militar-edital-sao-paulo-tatuagens-cicatrizes-piercings-reprovam

Está com dúvidas em relação ao Exame Médico, reprovações ou outras fases do concurso? O Curso Palestra Gratuita pode te orientar em todas as Fases. Temos cursos para a Fase Escrita, TAF, Departamento de IS para te ajudar com o preenchimento da Investigação Social, Departamento do Curso de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Departamento Jurídico para te orientar em caso de reprovação. Entre em contato conosco (11) 4237-2000.

Comentários

Artigos Recentes

Loading...