Polícia Penal já é realidade em São Paulo

Prepare-se para o concurso

O final do mês de junho de 2022 ficou marcado na história de São Paulo. No dia 23, a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo votou a PEC 2/2022 a qual cria a Polícia Penal no estado. A criação da categoria era uma reivindicação antiga, tendo em vista que as escoltas de presos eram realizadas pela Polícia Militar.

 

policia penal

 

A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada por unanimidade em dois turnos. O texto estabelece que tanto os agentes de escolta e vigilância penitenciária como os agentes de segurança penitenciários migrem para a nova categoria.

A mudança faz parte da adequação da Constituição de São Paulo à Emenda Constitucional Federal 104/2019 que fala sobre a criação das polícias penais federais, estaduais e distritais. Desde então, a categoria de agentes penitenciários aguardava a emenda chegar ao estado.

 

 

POLÍCIA PENAL

Com a nova legislação entrando em vigor, os cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários e possíveis cargos isolados que realizam funções na área devem ser transformados nos cargos públicos equivalentes.

De acordo com o site oficial da ALEP, a Secretaria de Administração Penitenciária se pronunciou na votação afirmando que “esses profissionais realizam atividades correlatas àquelas desenvolvidas por outras forças policiais, e, por isso, devem refletir a figura de um Estado forte e eficiente, com poderes amplos, estabelecidos e amparados legalmente”.

VOTAÇÃO

Antes de chegar ao plenário para ser votada, a medida passou por uma avaliação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação a qual teve relatório aprovado pelos integrantes.

Durante a sessão extraordinária vários parlamentares se mostraram favoráveis a aprovação da PEC avaliando a importância do trabalho prestado pela categoria em favor da segurança social.

 

Receba nosso contato !

 

CONCURSO POLÍCIA PENAL

Com a aprovação da medida, a classe irá compor a Segurança Pública de São Paulo, juntamente com a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

A promulgação da emenda foi realizada no dia 30 de junho no plenário da ALEP a qual teve a presença de diversos agentes penitenciários. Com a regulamentação as atribuições, remuneração, plano de carreira e outros quesitos devem ser estabelecidos.

A PEC votada na Assembleia ainda deixa claro que os servidores de Polícia Penal devem ingressar na instituição através de concurso público.

Com a promulgação da medida a Secretaria já poderá verificar a disponibilidade para lançamento de edital para novos policiais penais comporem a categoria.

Veja também:

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.