COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA ASPIRANTE DO COLÉGIO NAVAL

Prepare-se para o concurso

Marinha do Brasil abre inscrições de concurso para ingresso no Colégio Naval. São 155 vagas e as provas acontecem em Junho.

Como funciona o concurso para Aspirante do Colégio Naval

A Marinha do Brasil abriu concurso para aspirantes do Colégio Naval. São 143 vagas pars o sexo masculino e 12 para o feminino. As inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 14 de Março pelo site da Marinha. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e a remuneração dos aprovados será de  R$ 1.398,30 .

Para se inscrever é necessário ter de 15 a 17 anos, Ensino Fundamental e altura mínima de 1,54 m e máxima de 1,95 m. A prova está marcada para os dias 8 e 9 de Junho.

O Colégio Naval (CN) é um estabelecimento de ensino da Marinha sediado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).

O Curso conduzido pelo CN, denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno visando uma futura seleção para o ingresso na EN, ministrando o Ensino Básico em nível médio, além do Ensino Militar-Naval.

 

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do art. 12, inciso I e parágrafo 3º da Constituição Federal;
  • não ter filhos ou dependentes e não ser casado (a) ou ter constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval,
  • possuir bons antecedentes de conduta para a situação de futuro Oficial da Marinha (Art. 11 da Lei nº 6.880/80 – Estatuto dos Militares);
  • ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha;
  • não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores.

 

DO PROCESSO SELETIVO

O CP é constituído das seguintes etapas:

  1. Prova Escrita Objetiva (PO) de Matemática e Inglês – eliminatória e classificatória;
  2. Prova Escrita Objetiva (PO) de Estudos Sociais, Ciências e Português – eliminatória e classificatória;
  3. Redação – eliminatória e classificatória;
  4. Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH) – eliminatório;
  5. Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
  6.  Inspeção de Saúde (IS) – eliminatória;
  7. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – eliminatório;
  8. Avaliação Psicológica (AP) – eliminatória;
  9.  Verificação de Documentos (VD); e
  10.  Resultado Final da Seleção (RF).

 

DAS PROVAS OBJETIVAS E REDAÇÃO

As provas serão realizadas em dois dias subsequentes.

No primeiro dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Matemática e Inglês, que terá duração total de 5 (cinco) horas e será constituída de 40 (quarenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Matemática e 20 (vinte) de Inglês, cada questão valerá 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.

No segundo dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Português, Estudos Sociais e Ciências, e uma Redação, com duração total de 5 (cinco) horas. A Prova Escrita Objetiva (PO) será constituída de 50 (cinquenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Português, 12 (doze) de Estudos Sociais e 18 (dezoito) de Ciências, cada questão valerá 2,0 pontos, totalizando 100 pontos.

As provas escritas das disciplinas de Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Português e Inglês serão objetivas e constarão de questões elaboradas de acordo com o programa descrito no edital.

Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 50% das questões em cada disciplina ou na Redação.

Serão classificados os candidatos com as maiores médias nas Provas Escritas Objetivas (MO), considerando-se os empates na última posição, até o limite correspondente a 3 vezes o número de vagas reservadas e de ampla concorrência.

A Redação, que deverá ser dissertativa-argumentativa e em língua portuguesa, com idéias claras, coerentes e objetivas, tratará de assunto considerado de importância pela Administração Naval e será realizada no mesmo dia programado para a prova de Estudos Sociais, Ciências e Português.

A proposta de Redação constará do caderno de provas e apresentará textos de apoio com reflexões sobre o tema proposto.

Aspectos a serem considerados na correção da Redação, todos até 20 pontos, totalizando 100 pontos:

  1. Temática e tipologia textual
  2. Desenvolvimento argumentativo
  3. Repertório cultural
  4. Coesão e Coerência
  5. Modalidade Linguística

A Redação deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará a atribuição de nota zero.

 

INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS)

A IS, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na MB.

A IS será realizada nas áreas das Organizações Responsáveis pela Supervisão Regional (ORSR), que correspondem aos Comandos dos Distritos Navais, de acordo com exames e procedimentos médico-periciais específicos, observando-se as condições incapacitantes e os índices mínimos descritos no edital, no período previsto no Calendário de Eventos do edital, conforme programação elaborada e divulgada pelas OREL (dia, horário e local).

 

Independentemente da data para a qual o candidato esteja agendado, ele deverá ficar à disposição da Junta de Saúde (JS), durante todo o período previsto para a realização da IS.

 

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSO (TAF-i)

O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB.

O TAF-i será constituído das seguintes provas:

  1. natação; e
  2. corrida

O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 (dois) dias não consecutivos.

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (AP)

A AP tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.

Todos os testes utilizados na AP são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

A AP baseia-se no modelo analítico de seleção psicológica e está fundamentada nas conclusões da psicologia diferencial, as quais estabelecem que os indivíduos possuem habilidades, personalidades e níveis de motivação diferenciados (perfil individual) e que cada atividade ou ocupação pressupõe níveis diferentes desses atributos (perfil profissional). A AP, por sua lógica e modelo, compreende a comparação do nível de compatibilidade do perfil psicológico do candidato – obtido mediante a utilização de testes, técnicas e instrumentos psicológicos cientificamente reconhecidos – com o perfil da atividade exigida para a carreira militar e/ou função, pretendida previamente levantado.

A AP avaliará os seguintes aspectos:

a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: raciocínio verbal, rapidez, aptidão numérica e inteligência;

b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: disciplina, aceitação de hierarquia, adaptabilidade, controle emocional e liderança; e

c) Aspectos considerados impeditivos – presença de indicadores, nos testes e técnicas de avaliação, que representem prejuízos relevantes nos requisitos de aceitação de hierarquia, adaptabilidade e disciplina.

Para a avaliação do aspecto intelectivo, será utilizado um dos seguintes modelos:

a) Somatório de notas padronizadas – expresso pela transformação dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparáveis entre si; ou

b) Regressão Linear Múltipla (RLM) – expresso pela estimativa do critério de desempenho na atividade, a partir da ponderação dos escores obtidos nos testes; ou

c) Múltiplo Corte – expresso por meio de cortes que são atribuídos aos resultados dos candidatos nos testes, tendo como base o rendimento do candidato no teste/técnica e a importância do teste/técnica para a atividade.

Para a avaliação do aspecto personalógico poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • Estudos Sociais
  • Ciências

 

Mais:

Como Funciona o Concurso para o Colégio Naval

Concurso para Aluno Aspirante da Escola Naval – Marinha do Brasil

 

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