Como se preparar para o TAF da PMESP

Prepare-se para o concurso

O que é o TAF?

O concurso para ingresso na Policia Militar do Estado de São Paulo, consiste em algumas etapas, sendo a prova escrita, teste de aptidão física, exame médico, psicológico, investigação social e prova de documentos. Dentre as etapas, a que gera mais dúvidas nos candidatos é o teste de aptidão física, conhecido como TAF.

Muitos candidatos estudam bastante para a prova escrita, mas esquecem de treinar a parte física. Para o concurso da PM, essa é uma fase de grande importância e com caráter eliminatório. Neste exame, além de treinar bastante e obter um bom condicionamento físico, é preciso executar o movimento do exercício de forma correta.

 

Confira algumas fotos do nosso treinamento Pré-TAF:

imagem-1-taf imagem-2-taf imagem-3-taf

 

Para ter bons resultados no exame físico é importante que o candidato descanse e faça uma boa alimentação, principalmente no dia anterior à prova. Confira abaixo algumas dicas para se preparar para o teste físico da PMESP.

Perguntas frequentes sobre o TAF:

Qual roupa devo usar no TAF (Teste de Aptidão Física) ?

Para realizar o TAF o candidato deve estar com uma roupa confortável e adequada para a prática de exercícios físicos. No caso dos homens camiseta e calção ou shorts e para as mulheres calça legging, corsário ou bermuda. Para as mulheres recomendamos o uso de top por baixo da camiseta.

 

Qual altura exigida para ser policial militar?

Para ser policial militar a altura exigida para os homens é de 1,60 cm e para as mulheres é preciso ter no mínimo 1,55 cm.

 

Como é o Teste de Aptidão Física (TAF) da PMESP?

O teste de aptidão física é realizado na Escola de Educação Física da PMESP, onde a pista de corrida possui 400 metros e os candidatos devem fazer a corrida de 12 minutos, o tiro de 50 metros, a flexão e o abdominal.

 

Precisa levar exame médico no dia do TAF da PMESP?

No dia do TAF, o candidato deve apresentar um exame médico mostrando que ele está apto para realizar o teste, esse atestado pode ser de um órgão público ou particular. O atestado deve ser emitido dentro do prazo de 45 dias antes do dia do exame físico. Se este documento não for apresentado, o candidato irá preencher uma declaração afirmando ser responsável pela sua adequada condição de saúde, no caso de menores de idade os responsáveis deverão assinar.

 

Posso alterar a data do meu TAF?

É muito importante prestar atenção nas datas, pois não é possível alterar a data do seu TAF. As turmas são montadas por ordem alfabética e seguem datas conforme o cronograma.

Flexão e Extensão

A flexão de braços é uma prova exigida para ambos os sexos, porém, com algumas diferenças de execução no exercício.

Para os homens a flexão de braços se inicia no solo, onde o candidato deve estar com pernas juntas alinhadas com a cintura e braços esticados, o quadril não pode passar excessivamente para cima nem para baixo, estando na posição que chamamos “encaixado”. Na voz de comando para iniciar o exercício, o candidato deve realizar o máximo de repetições que conseguir no período de 1 minuto, flexionando o braço até formar um ângulo de 90º graus e voltar à posição original. Se o candidato realizar algum movimento errado o avaliador irá corrigi-lo no mesmo momento, informando que não contou aquela repetição, e o candidato deve dar continuidade no teste.

Para as mulheres a flexão de braços se inicia com os joelhos unidos e apoiados sobre o banco sueco, pernas esticadas, e na voz de comando para iniciar o exercício deve-se realizar o máximo de repetições que conseguir, flexionando os cotovelos até que seu peito chegue a 10 centímetros do solo, retornando à posição de inicio.

 

Abdominal

No teste de abdominal, o candidato deve estar deitado e com os braços estendidos na posição remador. Os braços devem estar esticados acima da cabeça e durante o movimento é necessário flexionar pernas e tronco simultaneamente. Durante a execução do exercício os cotovelos devem ultrapassar a linha do joelho. O tempo para realização desta etapa é de 1 minuto.

 

Corrida de 50 metros

Neste teste o avaliador dá o sinal de partida e o candidato deve atingir velocidade máxima com o objetivo de cruzar a linha de chegada ao menor tempo possível. Caso o candidato queime a largada ele terá apenas mais uma tentativa para realizar a prova.

 

Corrida de 12 minutos

A duração da prova é de 12 minutos e o candidato precisa correr a maior distancia possível, sendo o mínimo 1900 metros para conseguir alcançar 10 pontos. Durante o percurso não pode haver paradas.

Para conseguir passar no teste físico o candidato deve alcançar no mínimo 10 pontos em cada um dos testes e 201 pontos na soma dos pontos dos quatro testes. Caso a pessoa acerte 200 já será desclassificado.

 

Veja a tabela do teste de aptidão física com a pontuação para os candidatos MASCULINO e FEMININO:

Para que o candidato tenha um bom desempenho no teste de aptidão física, é necessário que ele realize os exercícios de forma correta e para isso é importante ter o acompanhamento de um profissional que tenha conhecimento sobre os testes. Pensando nisso, o Curso Palestra Gratuita desenvolveu um Pré – TAF, um programa de treinamento exclusivo para esta fase do exame da PMESP. No Pré – TAF, um instrutor altamente qualificado, que fez parte da Banca Examinadora do TAF por 10 anos, ensina como que o exercício deve ser executado.

Clique aqui e conheça mais sobre esse programa de treinamento!

Você sonha em se tornar um soldado da Polícia Militar, mas está preocupado em passar na provas escritas e todas as etapas do concurso ?

Não se preocupe mais !

Com os nossos cursos preparatórios, você estará preparado para enfrentar todas as etapas do processo seletivo e alcançar seu sonho de servir e proteger a sociedade.

Nossos cursos são ministrados por professores experientes e qualificados, que conhecem bem os editais e as exigências do concurso. Além disso, oferecemos material didático completo e atualizado, com exercícios práticos e simulados que vão ajudá-lo a se familiarizar com o concurso.

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a se preparar para o seu futuro como soldado da Polícia Militar. Entre em contato agora mesmo ou conheça nossos cursos abaixo:

Veja Mais

Tabela de Aptidão Física( TAF)-GCM SÃO PAULO- MASCULINO E FEMININO

Tabela Teste de Aptidão Física (TAF) Feminino Barro Branco

Tabela Teste de Aptidão Física (TAF) Masculino Barro Branco

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11-94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.