COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA ASPIRANTE DO COLÉGIO NAVAL

Prepare-se para o concurso

Marinha do Brasil abre inscrições de concurso para ingresso no Colégio Naval. São 155 vagas e as provas acontecem em Junho.

Como funciona o concurso para Aspirante do Colégio Naval

A Marinha do Brasil abriu concurso para aspirantes do Colégio Naval. São 143 vagas pars o sexo masculino e 12 para o feminino. As inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 14 de Março pelo site da Marinha. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e a remuneração dos aprovados será de  R$ 1.398,30 .

Para se inscrever é necessário ter de 15 a 17 anos, Ensino Fundamental e altura mínima de 1,54 m e máxima de 1,95 m. A prova está marcada para os dias 8 e 9 de Junho.

O Colégio Naval (CN) é um estabelecimento de ensino da Marinha sediado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).

O Curso conduzido pelo CN, denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno visando uma futura seleção para o ingresso na EN, ministrando o Ensino Básico em nível médio, além do Ensino Militar-Naval.

 

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do art. 12, inciso I e parágrafo 3º da Constituição Federal;
  • não ter filhos ou dependentes e não ser casado (a) ou ter constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval,
  • possuir bons antecedentes de conduta para a situação de futuro Oficial da Marinha (Art. 11 da Lei nº 6.880/80 – Estatuto dos Militares);
  • ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha;
  • não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores.

 

DO PROCESSO SELETIVO

O CP é constituído das seguintes etapas:

  1. Prova Escrita Objetiva (PO) de Matemática e Inglês – eliminatória e classificatória;
  2. Prova Escrita Objetiva (PO) de Estudos Sociais, Ciências e Português – eliminatória e classificatória;
  3. Redação – eliminatória e classificatória;
  4. Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH) – eliminatório;
  5. Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
  6.  Inspeção de Saúde (IS) – eliminatória;
  7. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – eliminatório;
  8. Avaliação Psicológica (AP) – eliminatória;
  9.  Verificação de Documentos (VD); e
  10.  Resultado Final da Seleção (RF).

 

DAS PROVAS OBJETIVAS E REDAÇÃO

As provas serão realizadas em dois dias subsequentes.

No primeiro dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Matemática e Inglês, que terá duração total de 5 (cinco) horas e será constituída de 40 (quarenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Matemática e 20 (vinte) de Inglês, cada questão valerá 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.

No segundo dia será aplicada uma Prova Escrita Objetiva (PO), composta das disciplinas de Português, Estudos Sociais e Ciências, e uma Redação, com duração total de 5 (cinco) horas. A Prova Escrita Objetiva (PO) será constituída de 50 (cinquenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Português, 12 (doze) de Estudos Sociais e 18 (dezoito) de Ciências, cada questão valerá 2,0 pontos, totalizando 100 pontos.

As provas escritas das disciplinas de Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Português e Inglês serão objetivas e constarão de questões elaboradas de acordo com o programa descrito no edital.

Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 50% das questões em cada disciplina ou na Redação.

Serão classificados os candidatos com as maiores médias nas Provas Escritas Objetivas (MO), considerando-se os empates na última posição, até o limite correspondente a 3 vezes o número de vagas reservadas e de ampla concorrência.

A Redação, que deverá ser dissertativa-argumentativa e em língua portuguesa, com idéias claras, coerentes e objetivas, tratará de assunto considerado de importância pela Administração Naval e será realizada no mesmo dia programado para a prova de Estudos Sociais, Ciências e Português.

A proposta de Redação constará do caderno de provas e apresentará textos de apoio com reflexões sobre o tema proposto.

Aspectos a serem considerados na correção da Redação, todos até 20 pontos, totalizando 100 pontos:

  1. Temática e tipologia textual
  2. Desenvolvimento argumentativo
  3. Repertório cultural
  4. Coesão e Coerência
  5. Modalidade Linguística

A Redação deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará a atribuição de nota zero.

 

INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS)

A IS, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na MB.

A IS será realizada nas áreas das Organizações Responsáveis pela Supervisão Regional (ORSR), que correspondem aos Comandos dos Distritos Navais, de acordo com exames e procedimentos médico-periciais específicos, observando-se as condições incapacitantes e os índices mínimos descritos no edital, no período previsto no Calendário de Eventos do edital, conforme programação elaborada e divulgada pelas OREL (dia, horário e local).

 

Independentemente da data para a qual o candidato esteja agendado, ele deverá ficar à disposição da Junta de Saúde (JS), durante todo o período previsto para a realização da IS.

 

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSO (TAF-i)

O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB.

O TAF-i será constituído das seguintes provas:

  1. natação; e
  2. corrida

O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 (dois) dias não consecutivos.

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (AP)

A AP tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.

Todos os testes utilizados na AP são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

A AP baseia-se no modelo analítico de seleção psicológica e está fundamentada nas conclusões da psicologia diferencial, as quais estabelecem que os indivíduos possuem habilidades, personalidades e níveis de motivação diferenciados (perfil individual) e que cada atividade ou ocupação pressupõe níveis diferentes desses atributos (perfil profissional). A AP, por sua lógica e modelo, compreende a comparação do nível de compatibilidade do perfil psicológico do candidato – obtido mediante a utilização de testes, técnicas e instrumentos psicológicos cientificamente reconhecidos – com o perfil da atividade exigida para a carreira militar e/ou função, pretendida previamente levantado.

A AP avaliará os seguintes aspectos:

a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: raciocínio verbal, rapidez, aptidão numérica e inteligência;

b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: disciplina, aceitação de hierarquia, adaptabilidade, controle emocional e liderança; e

c) Aspectos considerados impeditivos – presença de indicadores, nos testes e técnicas de avaliação, que representem prejuízos relevantes nos requisitos de aceitação de hierarquia, adaptabilidade e disciplina.

Para a avaliação do aspecto intelectivo, será utilizado um dos seguintes modelos:

a) Somatório de notas padronizadas – expresso pela transformação dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparáveis entre si; ou

b) Regressão Linear Múltipla (RLM) – expresso pela estimativa do critério de desempenho na atividade, a partir da ponderação dos escores obtidos nos testes; ou

c) Múltiplo Corte – expresso por meio de cortes que são atribuídos aos resultados dos candidatos nos testes, tendo como base o rendimento do candidato no teste/técnica e a importância do teste/técnica para a atividade.

Para a avaliação do aspecto personalógico poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • Estudos Sociais
  • Ciências

 

Mais:

Como Funciona o Concurso para o Colégio Naval

Concurso para Aluno Aspirante da Escola Naval – Marinha do Brasil

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.