COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE JALES SP

Prepare-se para o concurso

Prefeitura Municipal de Jales SP abre concurso para Guarda Municipal com 40 vagas, sendo 10 mulheres e 30 homens mais cadastro reserva.

Estão abertas as inscrições para o concurso de GCM do município de Jales, em SP. São 40 vagas, mais o cadastro reserva. A remuneração será de R$ 1.800,00 mais os benefícios. A prova será dia 28 de Janeiro de 2024.

Os interessados devem se inscrever até o dia 5 de Janeiro de 2024 no site do Instituto INDEPACmediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 57,00. Os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Jales SP confira o edital no link: Edital GCM Jales SP

 

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ser estrangeiro, com igualdade de direitos, nos termos em que dispuser a legislação específica;
  • No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar,
  • Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
  •  Não ter sido punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar, por ato lesivo aopatrimônio público de qualquer esfera de governo, condenado em processo criminal por prática de crimes contra a administração pública,
  • Não estar, no ato da posse, incompatibilizado para nova nomeação em novo cargo público;
  •  Não possuir antecedentes criminais;
  • Não estar com idade de aposentadoria compulsória;
  •  Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal
  • CNH categoria A e B

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público constará das seguintes provas:

  1. Prova Objetiva
  2. Aferição de altura + TAF – Teste de Aptidão Física
  3. Investigação Social e comportamental
  4. Avaliação Psicológica
  5. Exame Médico
  6. Curso de Formação

DA PROVA OBJETIVA

A Prova Objetiva terá o seguinte número de questões:

  • 15 questões de Língua Portuguesa
  • 10 questões de Matemática
  • 15 questões de Conhecimentos Gerais

A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

Na avaliação e correção da Prova Objetiva será utilizado o Escore Bruto. O Escore Bruto corresponde ao número de acertos que o candidato obtém na prova.

Será considerado habilitado na Prova Objetiva o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50.

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O Teste de Aptidão Física consistirá na realização de 3 avaliações, assim divididas.

  1. Avaliação de Flexão de Braço (masculino)/ Apoio de Frente (feminino) em 1 minuto;
  2. Avaliação de Abdominal em 1 minuto;
  3. Avaliação de Corrida de 12 minutos.

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A Investigação Social e comportamental terá caráter eliminatório e o candidato será considerado APTO ou INAPTO.

Os critérios e os documentos necessários para a realização da etapa de Investigação Social e comportamental serão divulgados por meio de Edital de convocação.

A Investigação Social e comportamental, realizada pelo Município de Jales, estender-se-á até a posse do candidato. Nesse período, o candidato que incorrer em conduta ou condição capaz de torná-lo INAPTO para a função será ELIMINADO do concurso.

Segundo a necessidade, poderão ser solicitados documentos complementares para a composição da Investigação Social e comportamental, onde vise apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outras possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse na Corporação.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica deverá ser realizada pelo próprio candidato ao cargo de GCMJ de 3ª Classe (Feminino) e ao cargo de GCMJ de 3ª Classe (Masculino), às suas expensas, sendo o laudo psicológico conclusivo (com indicação para uso de arma de fogo) entregue para o Município de Jales na convocação para o curso de formação, caso convocado.

A avaliação psicológica deve ser realizada por psicólogo credenciado pela Policia Federal, seguindo às exigências legais necessárias para o porte de arma de fogo, em cumprimento do disposto na Lei nº 10.826 de 22/12/2003 atualizada, no art. 4°, inciso III, instrução normativa nº 001 DG/DFP, de 26/02/2004 (ou instrução normativa da Polícia Federal vigente à época da realização da avaliação psicológica), que trata da aferição de avaliação psicológica para aquisição e porte de arma de fogo, do Sistema Nacional de Armas, Instrução Normativa DPF Nº 78 DE 10/02/2014 e Resolução CFP nº 001, de 21 de janeiro de 2022.

A avaliação consistirá em uma bateria de instrumentos, validados pelo Conselho Regional de Psicologia e instruções normativas da Polícia Federal.

O laudo psicológico conclusivo que deverá ser entregue pelo candidato ao Município de Jales, referente à avaliação psicológica descrita acima, deverá estar dentro do prazo de validade.

O candidato que deixar de apresentar o laudo psicológico conclusivo ou entregar com o resultado de contra-indicação para uso de arma de fogo ou, ainda, fora do prazo de validade, estará eliminado do concurso, visto que a avaliação psicológica tem caráter eliminatório.

O Município de Jales reserva-se o direito de solicitar ao candidato uma nova avaliação psicológica com um psicólogo credenciado pela Polícia Federal, indicado pelo Município de Jales e sob responsabilidade deste.

EXAME MÉDICO

O exame médico terá caráter eliminatório e o candidato será considerado APTO ou INAPTO.

Para o exame médico para o cargo de GCMJ de 3ª Classe é obrigatória a apresentação dos seguintes exames laboratoriais e complementares, que deverão ser realizados a expensas do candidato convocado:

Exames Laboratoriais:

  1. sangue: hemograma completo; Grupo Sanguíneo e Fator Rh; glicose, ureia, creatinina e GamaGT, ácido úrico, colesterol total e frações, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas, sorologia para hepatite B e C, ABO – Rh;
  2. sumário de urina específico para EAS;
  3. parasitológico de fezes, com a realização do método Baerman; d) sorologia: Lues ou VDRL; Doença de Chagas;
  4. radiografia de tórax PA;
  5. mamografia (somente para mulheres a partir de 35 anos);
  6.  toxicológicos: com laudo, para a detecção de drogas de uso ilícito, a partir de amostras de materiais biológicos (cabelos, pelos ou raspas de unhas), doados pelos candidatos, com janela de detecção mínima de 180 (cento e oitenta) dias, abrangendo, pelo menos, os seguintes grupos de drogas: cocaína e derivados; maconha e derivados; metanfetaminas; anfetaminas; ecstasy (MDMA e MDA); opiáceos e derivados; peniciclidina (PCP) e outras;

Exames Complementares:

1 – neurológico: avaliação clínica neurológica realizada pelo especialista e eletroencefalograma com laudo;

2 – cardiológicos todos com laudo:

a) avaliação clínica cardiológica realizada por especialista;

b) eletrocardiograma;

c) teste ergométrico;

3 – oftalmológicos: avaliação oftalmológica realizada por especialista, considerando:

a) acuidade visual sem correção;

b) acuidade visual com correção;

c) tonometria;

d) biomicroscopia;

e) fundoscopia;

f) motricidade ocular;

g) senso cromático.

4 – otorrinolaringológicos:

a) audiometria tonal com laudo.

CURSO DE FORMAÇÃO

O curso de formação da Guarda Civil Municipal poderá ser executado pela própria Administração Municipal ou através de convênios com outros municípios, parcerias ou contratos com entidades de ensino e empresas, cujo programa de ensino, currículo e plano de matérias será regulamentado por Decreto do Chefe do Poder Executivo do Município de Jales.

Os candidatos aprovados e classificados nas fases iniciais do concurso público serão convocados conforme o número de vagas e da necessidade e conveniência da administração pública, na condição de Aluno Guarda Bolsista para frequência ao curso de formação de Guarda Civil Municipal que poderá ser realizado no município de Jales ou em qualquer outro que seja estabelecida parceria para a realização do referido curso.

Durante a frequência ao curso de formação de Guarda Civil Municipal, o aluno da GCMJ receberá retribuição a título de ajuda de custo, sem qualquer vantagem ou gratificação adicional, não configurando, nesse período, qualquer vínculo empregatício com o Município de Jales.

O Curso de Formação, de caráter eliminatório, é etapa obrigatória para o ingresso na carreira, sendo a aprovação do candidato requisito indispensável para a posse no cargo.

O Curso de Formação será realizado pelo Município de Jales, observada a ordem de classificação, e a quantidade de alunos/vagas e turnos definidos pela Administração Pública, à época da convocação.

O candidato, sendo funcionário ou servidor do Município de Jales, ficará afastado de seu cargo ou função até a conclusão do curso de formação, sem prejuízo aos seus vencimentos e demais vantagens, e sem direito à ajuda de custo.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Conhecimentos Específicos (Legislação)

 

Mais:

Concurso GCM Ibiúna SP

Concurso Soldado PM 2a Classe SP

 

 

 

 

 

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.