CONCURSO OFICIAL PM

Prepare-se para o concurso

Foi publicado hoje (10) o edital referente ao concurso de Aluno Oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo (CFO-PMESP). O edital conta com 130 vagas, sendo destinadas aos candidatos do sexo feminino e masculino.

INSCRIÇÕES

Segundo o edital as inscrições deverão ser realizadas somente pela INTERNET, no site da própria banca organizadora do concurso FGV, no período de 15 de abril de 2020 até 15 de maio de 2020.

O candidato poderá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$130,00 (cento e trinta reais) até o 16 de maio.

 

 

REQUISITOS

Para pode tomar posse no cargo de Oficial PM SP, é necessário que o candidato preencha alguns requisitos exigidos pelo edital. Sendo eles:

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 17 (dezessete) anos e ter idade máxima de 30 (trinta) anos de idade, exceto para o candidato
    pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
  • Ter altura mínima, descalço e descoberto, de:
    • 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher;
    • 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem;
  • Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo;
  • Ter higidez física e mental;
  • Possuir perfil psicológico compatível com o exercício do cargo;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;
  • Se militar, estar enquadrado pelo menos no comportamento disciplinar “bom” ou equivalente, e não ter cometido, nos 2 (dois) últimos anos, transgressão disciplinar classificada como “grave” ou equivalente;
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas;
  • Se ex-integrante das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido “ex officio” por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação,

 

 

FASES

 

O concurso vai se desenrolar em 6 fases, sendo elas:

  1. Exames de conhecimentos;
  2. Teste de aptidão física;
  3. Exames de saúde;
  4. Exames psicológicos;
  5. Avaliação da conduta social;
  6. Análise de documentos.

 

EXAMES DE CONHECIMENTOS

 

O exame de conhecimentos do Concurso Oficial PM é divido em duas partes, sendo a prova objetiva e a dissertativa. A prova objetiva composta por 80 Questões, sendo:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 20 (vinte) questões, sendo:
    • História: 6 (seis) questões;
    • Filosofia: 4 (quatro) questões;
    • Sociologia: 4 (quatro) questões;
    • Geografia: 6 (seis) questões;
  • Linguagens e Códigos – 24 (vinte e quatro) questões, sendo:
    • Língua Portuguesa e interpretação de texto: 18 (dezoito) questões;
    • Língua Inglesa ou Espanhola: 6 (seis) questões;
  • Matemática e Ciências da Natureza – 30 (trinta) questões, sendo:
    • Matemática: 12 (doze) questões;
    • Física: 6 (seis) questões;
    • Química: 6 (seis) questões;
    • Biologia: 6 (seis) questões;
  • Conhecimentos Específicos – 6 (seis) questões, sendo:
    • Noções de Administração Pública: 2 (duas) questões;
    • Noções Básicas de Informática: 4 (quatro) questões.

 

Para que a prova dissertativa do candidato seja corrigida, é necessário que ele acerte no mínimo 50% da prova objetiva, sendo equivalente a 40 questões do total da prova.

A prova dissertativa é composta por uma redação avaliando o domínio sobre a norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.

EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA

 

A etapa da fase dos exames de aptidão física do Concurso Oficial PM é composto pelos seguintes exercícios:

  • Barra fixa (flexão para homens e isometria para mulheres);
  • Abdominal tipo remador;
  • Corrida de 50 metros;
  • Corrida de 12 minutos;
  • Natação.

Sendo realizado para ambos os sexos com pontuação diferentes. Para ser apto o candidato deve conseguir no mínimo 201 pontos nessa fase do Concurso Oficial PM.

 

AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS

 

Os exames psicológicos do Concurso Oficial PM serão realizados pela Banca Examinadora composta exclusivamente por profissionais com registro válido no CRP-SP.

O perfil psicológico do cargo objeto do concurso público é constituído por um rol de características psicológicas necessárias à adaptação e desempenho adequado ao cargo de Aluno-Oficial PM.

Os Exames Psicológicos consistirão na avaliação objetiva e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas.

Serão realizados testes psicológicos e entrevistas dirigidas por profissionais Psicólogos. E tudo com o intuito de identificar alguns traços psicológicos.

 

Perfil Psicológico do Aluno-Oficial PM

  1. Flexibilidade moderada
  2. Disposição para o trabalho
  3. Capacidade de liderança
  4. Relacionamento interpessoal
  5. Inteligência
  6. Fluência verbal
  7. Resiliência
  8. Iniciativa
  9. Autoconfiança
  10. Atenção difusa

 

Contraperfil Psicológico do Aluno-Oficial PM

  1. Descontrole emocional
  2. Sinais fóbicos
  3. Falta de domínio psicomotor

 

Flexibilidade moderada: ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função.

Disposição para o trabalho: capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o individuo dispõe para interagir com o meio.

Capacidade de liderança: potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica que mantém o equilíbrio das ações.

Relacionamento interpessoal: característica que permite aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo que consegue comunicar-se apropriadamente dentro das relações humanas, estejam em conflito ou não.

Inteligência: grau de inteligência geral (fator G) dentro da faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente o seu comportamento.

 

Veja o que o edital da PM versa sobre o perfil psicológico

 

Fluência verbal: facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação.

Resiliência: potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

Iniciativa: capacidade de influenciar o curso dos acontecimentos, colocando-se de forma atuante, não passiva, diante das necessidades das tarefas ou situações. Implica em uma disposição para agir ou empreender uma ação, tomando a frente em uma determinada situação.

Autoconfiança: atitude de autodomínio, presença de espírito e confiança nos próprios recursos, estabelecendo contatos de forma resoluta e decidida. Capacidade em reconhecer suas características pessoais dominantes e acreditar em si mesmo.

Atenção difusa: capacidade do indivíduo de focalizar, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo sobre a cena.

Descontrole emocional: utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;

Sinais fóbicos: presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;

Falta de domínio psicomotor: ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

 

ÚLTIMO CONCURSO OFICIAL PM

A fase dos exames psicológicos é a etapa mais temida pelos candidatos do Concurso Oficial PM, pois acaba reprovando mais candidatos do que aprovando. Dado isso nós do Curso Palestra Gratuita fizemos um comparativo com o concurso de Soldado PM, confira:

 

 

 

Curso Palestra Gratuita é perito quando o assunto é fase psicológica, estamos a mais de 18 anos no mercado com o curso de desenvolvimento pessoal para garantir o APTO de nosso alunos nessa etapa tão importante do concurso. Temos suporte para todas as etapas do concurso com o objetivo de ajudar na realização do sonho de muita gente. Venha se preparar conosco e garantir sua aprovação no Concurso de Oficial PM SP.

Para melhor esclarecimento de duvidas, fizemos um vídeo com o objetivo de esclarecer essas duvidas e deixar as informações mais claras, confira:

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu