FASE PSICOLÓGICO DA PM

Todos sabemos que a fase Psicológico da PM é a etapa que mais acaba reprovando no concurso da Policia Militar do Estado de São Paulo. Justamente por não ser uma etapa que você consiga se preparar ou estudar antes de realizá-la, para a prova escrita você estuda as matérias que caem na prova, para o teste físico você treina correndo, fazendo flexões e abdominais, para o médico você faz um check-up no clínico geral e vê se ta tudo certo, mas e para o psicológico?

FASE PSICOLÓGICO DA PM - FASE QUE MAIS REPROVA

 

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, no concurso para soldado da PM 2° classe, busca um perfil psicológico específico. É na etapa referente à fase do psicológico da PM em que o candidato tem seu perfil analisado. Vale ressaltar que essa é a fase em que mais da metade dos candidatos são reprovados. Colocando, assim, um fim na participação do concurso. Essa fase do concurso é a 4° etapa, seguida da prova escrita, teste de aptidão física e exame médico.

PERFIL BUSCADO PELA PM

 
  • 1. Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • 2. Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • 3. Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • 4. Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • 5. Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • 6. Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • 7. Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

Por este motivo muitos candidatos acabam reprovando nessa etapa, por não se enquadrarem nos requisitos do perfil pelo cargo. E tendo uma visão macro pelo concurso, sem duvidas é uma das etapas que mais reprova os candidatos, reprovando uma média de mais de 50% das pessoas que chegaram nessa etapa do concurso, podemos notar a partir do gráfico:

COMO É AVALIADO?

 

Uma dúvida que sempre chega da parte dos candidatos é "como funciona a fase do psicológico da PM?". Essa etapa do concurso é dividida em 2, sendo o Psicológico Coletivo e o Psicológico individual, que são realizados em dias diferentes e as datas são divididas de acordo com a turma de candidatos, mas fique ligado para não perder nenhuma dessas duas etapas, pois é de suma importante na vida do candidato.

Psicológico Coletivo: O candidato é submetido a alguns testes psicológicos, devidamente autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), na qual a partir do resultado é feito um levantamento das características da personalidade do candidato e avaliado se essas características vão de encontro ao perfil exigido pela PM.

Psicológico Individual: O candidato é submetido a mais um teste psicológico e em seguida é feito uma entrevista individual, para que as características avaliadas no psicológico individual sejam confrontadas e confirmadas a partir de uma entrevista, e avaliado também se realmente o candidato se enquadra ou não no perfil exigido pela PM.

COMO SE PREPARAR?

 

Como foi dito, não existe gabarito ou receita mágica para ser aprovado na fase do psicológico da PM, mas existe a possibilidade do candidato se desenvolver como pessoa e se adequar no perfil exigido. É importante que um dia antes, você se alimente corretamente e descanse para baixar a ansiedade para que isso não atrapalhe o seu desempenho. Durante o processo seletivo haja com naturalidade e mantenha a calma.  É exatamente nesse momento que o autoconhecimento é o diferencial. Na fase do psicológico da PM, as indagações são a respeito de você, saber sobre suas potencialidades e déficits são pontos chaves para conseguir ter bons resultados diante do seu objetivo. Muitos candidatos acabam negligenciando o quanto, de fato, sabem sobre si mesmos, e por muitas vezes não buscam aprimorar suas competências emocionais.  Seja sincero e responda: Você se conhece o suficiente para ser avaliado?

Já reprovou nessa etapa e não quer mais cometer os mesmos erros? É sua primeira vez no concurso e não sabe o que fazer? Podemos te auxiliar em todas as etapas do concurso. Pois sobre APROVAÇÃO o Curso Palestra Gratuita entende.

Lembre-se: “Candidato preparado, é candidato aprovado” - Ligieri

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11-95056-6691 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

 

Comentários

Artigos Recentes

Loading...