EXAME PSICOLÓGICO - IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA

Há um perfil psicológico da PM buscado no concurso para soldado da PM 2° classe. É na etapa referente ao exame psicológico em que o candidato tem seu perfil analisado. Essa é uma das fases mais temidas pelos candidatos. Além disso, é responsável por reprovar mais da metade dos candidatos que chegam a essa tão importante fase.

exame psicológico

Embora muitos não saibam, a Polícia Militar busca um perfil psicológico no exame psicológico. Visando 7 características exigidas, sendo elas: Flexibilidade moderadaDisposição para o trabalhoCapacidade de liderançaRelacionamento interpessoal adequado, InteligênciaFluência verbalResiliência. Há, também, um contra perfil estabelecido previamente.  Segundo o edital, o contra perfil é constituído pelas seguintes características: Descontrole emocionalSinais FóbicosFalta de domínio psicomotor.

INTELIGÊNCIA - EXAME PSICOLÓGICO

exame psicológico 4

Atualmente a psicologia não estuda a inteligência como algo único e engessado, utilizando o conceito de InteligênciaS. Dentro das inteligências existentes possíveis, algumas se evidenciam mais do que outras em cada pessoa, o que não nos torna mais ou menos inteligentes do que as pessoas que conhecemos ou vemos pela rua. Ao ver o Perfil Psicológico da PM divulgado no edital, cobrado no exame psicológico, percebemos que no que diz respeito a inteligência, prioriza-se algumas. Por exemplo, que é importante que um Policial Militar tenha Raciocínio Lógico.

Raciocínio logico vai além de realizar contas matemáticas. É, também, a capacidade de um indivíduo de verificar a situação em que se depara e ter uma visão analítica, rápida para encontrar soluções eficientes. Claro que o uso da Inteligência Emocional também ajuda. O controle da impulsividade, da ansiedade e da agressividade te levam a uma melhor compreensão do momento que você está vivenciando. Com base nisso, surge a possibilidade de encontrar soluções práticas, rápidas e efetivas para problemas tanto no trabalho quanto no dia-a-dia.

É preciso estar pronto para usar dessa inteligência, mesmo em situações inesperadas, afinal imprevistos acontecem. Pessoas com dificuldade em lidar com o novo, ou compreender pontos de vista diferentes dos que ela possui, podem sentir dificuldades em encontrar soluções lógicas e eficientes. É preciso ter Flexibilidade de Conduta para lidar com imprevistos.

Desenvolver - EXAME PSICOLÓGICO

Na profissão de Policial é esperado que a pessoa que exerce a função consiga compreender claramente o que é orientado a fazer, reproduzindo com clareza o que lhe foi passado. Essa habilidade é desenvolvida ao longo da vida e tem algumas atividades que a potencializam, veja:

Aprimore sua criatividade: não tenha medo de pensar fora da caixinha. Muitas vezes as soluções dos nossos problemas se escondem em lugares inusitados! Ler, fazer uso do Toró de Ideias, ouvir o ponto de vista de outras pessoas e observar sem julgamentos ajuda a expandir sua capacidade criativa.

Jogue: Mas não é no bicho e nem na loteria! Jogos que estimulam o raciocínio como sudoku, campo-minado, caça-palavras e jogos de escape estimulam o cérebro e tornam mais fácil tomar decisões no dia-a-dia. Afinal, nosso cérebro também é um músculo e precisa ser exercitado.

Leia: Leitura, além de um ótimo passatempo, é um ótimo estimulante para nosso cérebro, desenvolvendo habilidades verbais, melhorando nossa compreensão e desenvolvendo também nossa imaginação.

AUTOCONHECIMENTO

Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento, saber no que deve melhorar como pessoa, nas suas relações interpessoais. O Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que podem te ajudar. Contamos com diversos recursos como mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo. Além disso, contamos com atendimento exclusivo, salas de aula equipadas com ar condicionado e televisores, e diversos outros recursos para que você busque seu autoconhecimento.

Voltado para sua praticidade, contamos também com Aulas de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância). Ele conta com palestras ao vivo e uma apostila digital!

exame psicológico

PERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  • Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  • Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  • Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  • Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  • Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  • Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.

CONTRAPERFIL PSICOLÓGICO DO SOLDADO PM DE 2ª CLASSE

  • Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;
  • Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;
  • Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Comentários

Artigos Recentes