teste de aptidão física – UM DOS TAFS MAIS DIFÍCEIS

Um dos maiores medos de um candidato no concurso para oficial da PM é o TAF (teste de aptidão física). Nesse atual concurso, que, por sinal, ainda está com o período de inscrições em aberto, a etapa ocorrerá depois das provas Objetivas. 1100 candidatos, mais os empatados com o último aprovado, serão convocados para essa fase. O Teste de Aptidão Física para o Barro Branco é um dos mais difíceis do Brasil. Aliás, o concurso é um dos mais difíceis do país. Em editais anteriores, o concurso já chegou a ter mais candidatos por vaga do que, por exemplo, o curso de Medicina, na USP. Acompanhe as estatísticas do último concurso:

teste de aptidão físico

Essa fase é classificatória e eliminatória, constituída por 6 provas. Sendo elas: Barra (homens), Apoio Frontal (mulheres). Corrida de 50 metros, corrida de 12 minutos e abdominal para homens e mulheres. Cada prova dessa tem a pontuação compreendida entre 20 e 100 pontos. A sexta prova é a natação, que é feita depois das demais prova. Nessa importantíssima fase do Teste de Aptidão Física, o candidato deverá fazer 201 pontos. Sendo, em média, 50 pontos em cada prova + 1. Há um porém: o candidato não pode zerar em NENHUMA prova. Caso isso aconteça, a reprovação será automática.

teste de aptidão física

A medição de altura é feita no dia do Teste de Aptidão Física. Homens devem ter 160 centímetros e mulheres 155 centímetros. Caso a altura do candidato seja inferior a exigida, a reprovação será automática, fazendo com que o candidato não participe dessa etapa do concurso.

Homens x Mulheres

Há uma grande diferença em, ao menos, dois pontos: quantidade e execução dos exercícios. As mulheres precisam executar menos repetições, percorrer menores distâncias para pontuar mais. Isso pode ser observado na tabela mais acima do texto. Além disso, há um exercício exclusivo para homens e outro para mulheres. Os homens devem executar a Barra. Para as mulheres, no lugar desse exercício, é realizado o Apoio de Frente.

Exercícios

BARRA – o homem deverá elevar seu corpo até que o queixo passe acima do nível da barra e, depois, retornar seu corpo à posição inicial. O candidato poderá repetir o movimento quantas vezes for possível, sem limite de tempo.

APOIO DE FRENTE – exercício exclusivo para as mulheres, a candidata deverá apoiar as mãos no solo, separadas com a mesma distância da largura dos ombros. Os braços devem estar totalmente estendidos. Os joelhos devem estar apoiados próximos à borda do Banco Sueco. Esse banco tem, aproximadamente, 36 centímetros de altura.  Basicamente, a avaliada deverá realizar flexões de braço com os joelhos apoiados em um banco, o que gera uma maior dificuldade no exercício.

CORRIDA DE 50 METROS – o candidato deverá correr 50 metros no menor tempo possível.

CORRIDA DE 12 MINUTOS – o candidato deverá percorrer a maior distância possível em 12 minutos

ABDOMINAL –  o exercício é realizado no estilo remador. O candidato tem 60 segundos para fazer a maior quantidade de repetições possíveis.

 NATAÇÃO – na última prova da fase, o candidato deverá nadar em qualquer estilo, tendo 1 minuto e meio para encerrar a prova! O candidato, ou a candidata, poderá iniciar o teste estando dentro ou fora da piscina. Estando dentro da piscina, poderá dar impulso utilizando a parede da piscina. Em hipótese alguma poderá apoiar-se na borda ou nas laterais da piscina. Além disso, não será permitido nadar por mais de 15 metros estando submerso. A chegada é determinada pelo momento em que o avaliado tocar, com qualquer parte do corpo, a borda de chegada.

SOLDADO X OFICIAL

Existem diferenças, apesar de pequenas, entre o Teste de Aptidão Física para o concurso de Soldado de 2° Classe e para Oficial da PM paulista. Pode-se observar que o número de repetições para o Barro Branco é muito maior em comparação ao TAF para soldado de 2° Classe. O condicionamento físico exigido para o concurso é maior. Além disso, TAF para Oficial conta com Barra (para homens) e Apoio de Frente (para mulheres). Enquanto isso, para soldado, no lugar desses dois exercícios outro é colocado. Tanto para homens quanto para mulheres, é realizada a Flexão e Extensão de Cotovelos.

teste de aptidão física

PREPARAÇÃO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

Não adianta se preparar somente para a fase escrita do concurso. Afinal, o Teste de Aptidão Física para o Barro Branco é um dos mais difíceis do Brasil. É importante ter foco, determinação, disciplina e, principalmente, condicionamento físico. Pensando nisso, o Curso Palestra Gratuita criou o EAD (Ensino a distância) Preparatório para o TAF. Através desse curso, o candidato o poderá treinar a hora que quiser, quando quiser e no lugar em que preferir.

teste de aptidão física

Temos, também, o Pré-TAF. Presencial, o candidato treinará com um professor capacitado, sempre em busca da melhora na execução dos movimentos e do condicionamento físico. Confie no seu potencial, concretize os seus objetivos!

Comentários

Artigos Recentes