PSICOLÓGICO PM - ANSIEDADE

Como a ansiedade prejudica o candidato na busca pela carreira militar.

Muitos candidatos se preocupam com a ansiedade durante as fases do concurso, e logo mais se encontra a fase do exame psicológico, tão mais a preocupação bate à porta. Isso pois a ansiedade está dentro do Contra Perfil Psicológico PM, ou seja, é algo que, ao bater os olhos no edital PM, não pode estar presente em nossas vidas. A ansiedade, porém, pode ser considerada como algo natural do ser humano, e após olhar novamente o edital PM, é possível destacar que ela pode existir, desde que esteja canalizada.

Tem dúvidas se sua ansiedade está canalizada ou não? Pois bem, vamos lá.

psicologico-pm

Ansiedade pode ser considerada como um pensamento excessivo no futuro. É quando você acorda já pensando no que vai ter de fazer durante seu dia, ou no que vai almoçar, ou quanto dinheiro vai sobrar em sua conta no final do mês. Essas espirais de pensamentos são perigosas para o psicológico de um Policial Militar, que poderá ficar perdido entre seus pensamentos, o que irá atrapalhar na execução de seu serviço. Por acaso você conhece alguma pessoa que nunca teve tais pensamentos? Muito provavelmente não, afinal, todo mundo tem ansiedade.

O uso da ansiedade positiva como combustível

Quando bem canalizada nos ajuda a planejar nosso futuro, organizar nossas metas e alcançar nossos objetivos. Quando nos preparamos para uma viagem, por exemplo, fazemos uso de nossa ansiedade. Quando treino para o TAF Policia Militar também. E essa ansiedade não nos atrapalha. Mas vejam como ela está bem canalizada. Existe um pensamento no futuro, não tirando o foco das atividades do presente.

E  quando se perde o foco do presente é que se torna um problema para indivíduos que pretender prestar o concurso PM.

Como resultado, o que acontece em muitos dos casos, essa ansiedade não é bem canalizada, de forma que os pensamentos no futuro perdem o controle. É você imaginar seu TAF em um mês e pensar que vai chover. Se vai chover a pista vai ser um lamaçal... E você pode torcer o pé... E então vai reprovar... E ter que fazer tudo de novo... E talvez não passar na escrita...

E quando você percebe seus pensamentos tomaram um rumo que não é certo. Talvez não chova. E se chover, nada garante que você se machuque! Criar pensamentos incertos sobre o futuro, passar mais tempo organizando as coisas do que aproveitando bem seu tempo, falta de sono e dificuldade de tomar decisões também podem ser coisas dessa Ansiedade mal canalizada. Por esses e outros motivos, a ansiedade deve ser trabalhada no dia a dia de cada um.

psicologia-pm-ingressar

Para você que está interessado pela área militar é importante tomar ciência de todos os obstáculos pessoais que você precisara superar para conquistar sua vaga. Prestar o concurso da PM é o primeiro passo, mas também é muito importante criar um autodesenvolvimento para se enquadrar dentro do perfil exigido pelo edital PM.

Claro que nós ajudamos nesse processo! As vezes tudo o que precisamos é de uma mão amiga para nos acompanhar no caminho, então dá uma olhada nos nossos planos e aproveite!

Comentários

Artigos Recentes