Investigação Social da PM – Como ser APROVADO.

Prepare-se para o concurso

 

 

O que é a Investigação Social:

A Investigação Social da PM é a fase em que a corporação busca detalhes do passado do candidato. A conduta ilibada (exigida pelo edital), é comprovada através desta fase do concurso. Apesar das demais provas do concurso reprovarem mais, essa fase é responsável por eliminar grande parte dos candidatos também. Entenda:

Segundo o dicionário, a conduta ilibada trata-se de: “uma conduta limpa, correta, íntegra, com honra. Uma pessoa com idoneidade moral, honesta, que age sempre de acordo com a moral, a lei. A conduta ilibada pode ser Pública ou Privada”.

Não é necessário usar de muita imaginação para entender a razão disso. A Polícia Militar, como podemos observar, busca profissionais honestos. Um cidadão que cumpra as leis da nossa sociedade, que transmita respeito e confiança.

Fase após fase, a PM do Estado de São Paulo busca os candidatos mais bem qualificados para a vaga. Sempre utilizando-se do perfil profissional traçado previamente. Uma conduta ilibada, honesta e adequada é extremamente necessária para que o candidato consiga o seu APTO. Contudo, ao longo da vida, alguns dos candidatos cometem erros. Assim nascem dúvidas como: “nome sujo reprova?”, “prisão por falta de pagamento de pensão reprova?”, “Já ter ido para a Fundação Casa reprova?”.

 bom-PM-investigação-social

Tão importante quanto isso, é a honestidade na hora de responder o questionário da Investigação Social da PM. Muitas pessoas se questionam se a omissão de algumas informações vale a pena.

 Acreditem: Essa é a pior atitude que um candidato pode tomar. A integridade é extremamente prezada pela Investigação Social da PM. A Polícia Militar do Estado de São Paulo preza pela honestidade, pelo compromisso com a sociedade. Portanto, seja o mais claro possível no momento em que for realizar o preenchimento do seu formulário, e deixe que o Investigador Social (P2) tome conta do caso.

Alguns fatores que podem reprovar:

 

 

  • Nome sujo: Dívidas, fraudes ou má fé.
  • Suspensões e advertências escolares: Problemas sérios e/ou graves como envolvimentos com violência ou drogas.
  • Amigos suspeitos ou criminosos: Bem diferente de familiares, entenda, amigos a gente escolhe, família não. Tenha muito cuidado com suas amizades, saiba sempre ponderar com que tipo de gente é correto andar.
  • Parente Preso: Pode ser perigoso, evite negócios em aberto ou divisões de posses com tal parente, entenda que o mínimo de envolvimento aumenta suas chances de ser aprovado.
  • Já ter sido Preso: Grande parte dos casos envolvem reprovação, portanto analise bem, caso já tenha se envolvido em algum crime.
  • Boletim de Ocorrência: Atente-se à gravidade do caso, esteja este fechado ou ainda aberto, não menospreze nada, por menor que possa parecer a ocorrência ela ainda pode te reprovar aos olhos do investigador.
  • Omissão de dados: Qualquer informação omitida, tudo depende do contexto geral. Sim, isso reprova muito. Cuidado com dados que você julga irrelevantes, quem determina isso é especificamente a própria Policia Militar.
  • Demissão por justa causa: Reprova em grande parte dos casos, analise bem o seu caso e tenha certeza do tipo de situação em que você se encontra.
  • Multas de trânsito: O edital prevê reprovação por duas situações, a primeira trata-se do hábito de infringir o código de trânsito brasileiro, neste caso muitas multas podem te prejudicar. O segundo motivo, é cometer atos que coloquem em risco a vida de terceiros, por exemplo: Dirigir sob efeito de álcool.

 

O que fazer se reprovar:

Caso reprovado, o candidato, pode entrar com um recurso na justiça. Os juízes então, devem seguir as leis, porém, sempre há margens para interpretação. Devem-se considerar as particularidades de cada caso, cada situação e cada história. É cabível entrar com um recurso para tentar reverter a reprovação, contestando assim, a decisão. Será, posteriormente, realizado um julgamento para determinar se a decisão continua a mesma.

NOSSO DEPARTAMENTO JURÍDICO

 Investigação Social da PM

Nós do Curso Palestra Gratuita, contamos com um Departamento Jurídico composto por uma equipe de advogados altamente capacitados e especializados em concursos públicos, prontos a auxiliar os candidatos que se sentem em dúvida com alguma situação que possa ocorrer durante o certame. Como reprovações decorrentes nos exames médicos, exames psicológicos e investigação social.

 

Para maiores informações sobre o departamento jurídico, entre em contato através do nosso e-mail: juridico@palestragratuita.com.br

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11 96478-0173 ou envie um e-mail para juridico@palestragratuita.com.br.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.