COMO É FEITA A INVESTIGAÇÃO SOCIAL DA PM?

Prepare-se para o concurso

A Investigação Social – ou IS como é conhecida por muitos – é a quarta fase do concurso de Soldado PM. Essa fase é onde acontece toda a investigação da vida do candidato pela Polícia Militar. É importante que o candidato entenda como funciona a Fase da Investigação Social para que a reprovação não ocorra por motivos bobos.

Por que existe Investigação Social?

É frequente ver candidatos perguntando qual o sentido da Investigação Social PM, e se ela é realmente necessária. E SIM, a Investigação Social é totalmente necessária. Não podemos negar que a função de um Policial é respeitada e estimada, o Policial é um exemplo para a sociedade. Ele exerce autoridade e transmite segurança para a população. É a representação da Lei. Por isso, os indivíduos que querem ingressar na PM precisam ter um histórico de boas condutas.

O Edital (nº 1-321-18) nos diz o seguinte, dentro do Capítulo XII, sobre a Investigação Social.

– 2. Esta etapa, realizada por órgão técnico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, em seus aspectos social, moral, profissional e escolar, impedindo que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na Instituição. O próprio candidato fornecerá os dados para tal averiguação, autorizando sua realização e se responsabilizando pela veracidade das informações apresentadas.

– 2.1. o candidato será responsável pela veracidade dos dados, fatos e documentos por ele apresentados durante as etapas do concurso, de modo que irregularidades, inconsistência ou omissões constatadas implicam sua reprovação e consequente eliminação do processo seletivo.

– 4. A avaliação se pauta nos valores morais e éticos imprescindíveis ao exercício da profissão policial-militar, cujas atividades visam à realização do bem comum, tais como o patriotismo, o civismo, a hierarquia, a disciplina, o profissionalismo, a lealdade, a constância, a verdade real, a honra, a dignidade humana, a honestidade e a coragem.

É importante que o candidato entenda a real intenção da Investigação Social. O Edital nos reforça a importância de uma boa conduta social e moral, pois você estará representando uma Instituição que presa e zela pela paz social.

Como a Investigação Social é realizada?

A Investigação Social PM é realizada por investigadores da própria Polícia Militar, os famosos P2 – que geralmente ingressaram como Soldados e são escolhidos por seus comandantes para atuarem como investigadores. Como já imaginamos, os investigadores possuem um trabalho que requer sigilo. Por isso um P2 nunca atua fardado.

nvestigação-social-pm-concurso-soldado-policia-militar

Durante a Fase da Investigação Social PM o candidato precisa entregar um Formulário de Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade respondendo e atestando fatos sobre sua vida. O candidato deve falar sobre todas as suas moradias; com que morou; com quem se relacionou; quem são seus amigos; quem são sua família; onde trabalhou e mais informações desse gênero.

É importante alertar que: Você não irá ser reprovado por ter algum familiar com problemas criminais. Mas será reprovado por ter amigos com problemas criminais. A Polícia Militar entende que família não se escolhe, mas amigos sim.

A Investigação

Após o candidato entregar a ficha do Formulário de Avaliação da Conduta Social os Policiais P2 iniciam sua investigação para confirmar todos os dados que você relatou sobre sua vida (há quem diga que os investigadores começam a atuar antes mesmo de você entregar sua ficha).

A confirmação vem através da investigação. Os Policiais P2 irão até suas antigas escolas para saber de sua conduta. Irão entrar em contato com seus antigos empregos para saber como você foi como funcionário. Irão investigar seus familiares e seus amigos.

Outra coisa muito importante de se ressaltar, já comentamos aqui que a polícia sabe que família não se escolhe. Entretanto, você tem o dever de dizer a verdade sobre sua família. Não esconda ou omita nenhum fato sobre seus familiares. Mesmo que você não tenha certeza, se você suspeita que seu primo é usuário de drogas, por exemplo, relate isso na ficha do Formulário de Avaliação da Conduta Social durante a Investigação Social PM.

Nesse formulário é INDISPENSÁVEL a total sinceridade e transparência do candidato. NENHUMA informação, de qualquer natureza, pode ser omitida.

Abaixo você pode conferir um infográfico completo com todos os documentos necessários que devem ser entregues junto de seu Formulário de Conduta Social, de acordo com o último Edital Nº 1/321/18 Soldado PM.

documentos-investigação-social-IS-concurso-pm

Caso você fique com dúvidas entre em contato conosco, temos um Departamento totalmente dedicado à Investigação Social. Estamos prontos para te orientar com o preenchimento do formulário de idoneidade.

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.