INVESTIGAÇÃO SOCIAL - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quando o candidato chega na Fase da Investigação Social PM (IS) ele já passou pela Fase Escrita, TAF, Fase do Psicológico PM e Exame Médico. O que pode dar a falsa sensação de alívio, afinal muitos pensam que Investigação Social é apenas preencher um formulário e pronto. E é aí que podem cometer um dos piores erros possíveis.

Durante a Fase da Investigação Social PM, toda vida do candidato, desde o seu nascimento, será pesquisada a fundo. Afim de conseguir o maior número de informação sobre aquela pessoa, que possivelmente será um futuro Policial Militar.

A importância da Investigação Social para exercer a profissão

É comum que os candidatos questionem se o trabalho feito pela IS PM seja realmente necessário. E a resposta é: SIM, é totalmente necessário. Não podemos nos esquecer que a função de um Policial é respeitada e estimada pela sociedade. Um Policial exerce autoridade e segurança para a população. É a representação da Lei. Por isso, o indivíduo que irá exercer precisa ter tido um histórico de boa conduta, por onde quer que tenha passado.

Antes de listar todos os documentos que são exigidos, é necessário ressaltar algumas informações sobre a Investigação Social. Antes de tudo, todas as informações levantadas pela investigação ficam em SIGILO, não serão expostas ao público de maneira alguma. Se limitando a serem analisadas apenas pela banca responsável pelo Concurso.

A Investigação Social PM, além de contar com uma investigação de fato sobre a conduta do candidato – realizada pelos Investigadores P2, da divisão de Inteligência da PM – exige o preenchimento do Formulário de Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade. Nesse formulário é INDISPENSÁVEL a total sinceridade e transparência do candidato. NENHUMA informação, de qualquer natureza, pode ser omitida.

Formulário de Avaliação da Conduta Social

O formulário da Investigação Social PM poderá pedir aos seus candidatos informações sobre sua atual moradia, e todos os endereços que onde morou a partir de seus 12 anos. Informações sobre família e parentes; com quem já morou; onde estudou e concluiu o ensino básico; formação em cursos superiores; atual e antigos empregos; emergências médicas, cirurgias e tratamentos de saúde; costumes e locais frequentados e outras inúmeras informações.

Novamente, iremos relembrar que a sinceridade pode ser uma das coisas mais importantes para o preenchimento dos formulários da IS PM. Você provavelmente, dependendo do nível de gravidade, não irá ser reprovado por ter uma advertência escolar, mas poderá reprovar caso não relate isso.

Agora, vamos aos documentos exigidos. Abaixo você pode conferir um infográfico completo com todos os documentos necessários, de acordo com o último Edital Nº 1/321/18 Soldado PM.

documentos-investigação-social-IS-concurso-pm

Caso você fique com qualquer dúvida entre em contato conosco, temos um Departamento totalmente dedicado à Investigação Social, prontos para te orientar com o preenchimento do formulário de idoneidade. Continue ligado no nosso blog, logo mais teremos mais textos sobre Investigação Social, e outras fases do Concurso PM.

 

Comentários

Artigos Recentes

Loading...