PRIMEIRAS MULHERES NO CURSO DE FUZILEIROS NAVAIS CHEGAM À MARINHA

Prepare-se para o concurso

Primeiras mulheres iniciam o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

O Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), na Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu as primeiras mulheres do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais da Marinha. São ao todo 120 mulheres que iniciaram o curso no último dia 19 de Fevereiro, marcando um feito significativo no crescimento de mulheres dentro da Marinha e o aumento de emprego do gênero.

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é a única tropa formada apenas por profissionais. Para ser um fuzileiro naval é necessário treinamento avançado, aptidão física, e um um acompanhamento pesado de muita doutrina e preparação.

O CIAMPA teve muitas mudanças nos últimos tempos para poder receber as mulheres de forma adequada, como um alojamento feminino e câmeras de segurança para a proteção delas, além de um sistema de reconhecimento facial para poder entrar nas instalações. O material também foi adaptado para as mulheres e a enfermaria foi modificada para elas. Todas essas mudanças foram trabalhadas no último para que a tropa feminina fosse recebida com a melhor infraestrutura possível. O curso de formação irá durar aproximadamente 4 meses.

O curso terá presenças importantes como a Capitão Tenente Gizelle Rebouças, que será uma das instrutoras do curso e integrante da primeira turma que teve a presença de oficiais femininas no curso de formação de oficiais auxiliares do Corpo de Fuzileiros Navais; e a Primeiro-Sargento Fuzileiro Naval Milano, da primeira turma com mulheres no curso de formação de sargentos músicos do CFN.

 

HISTÓRIA

A história das mulheres na Marinha começou na década de 80, com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. Posteriormente, houve a reestruturação dos Quadros da Marinha ampliando a participação feminina, com mulheres em cargos de direção e comando.

Em 2012, Dalva Maria Carvalho Mendes foi a primeira militar brasileira promovida ao posto de Oficial-General das Forças Armadas brasileiras.

Em 2018, a engenheira naval Luciana Mascarenhas da Costa Marroni alcançou a patente de Contra-Almirante.

Em 2023, a médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição foi promovida ao posto de Oficial-General.

 

SOBRE O CURSO

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) tem como objetivo capacitar as alunas para desempenharem as atividades inerentes à função de Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN) nas unidades do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O curso tem duração de 19 semanas, sendo 10 em regime de internato.

Nesse período, as Aprendizes participam de três exercícios de campo:

  • 2 realizados no Complexo Naval Guandú Sapê (CNGS). Esses põem em prática os conhecimentos adquiridos nas sete disciplinas ministradas ano curso.
  • O terceiro acontece na Ilha da Marambaia, e esse significa a transformação completa da aluna em um soldado combatente.

As atividades principais do curso possuem Instrução Militar Naval, Ordem Unida, Treinamento Físico Militar, Instrução Básica de Combate, Operações de Fuzileiros Navais, Armamento e Tiro e Ética Profissional Militar.

VISITA DOS FAMILIARES

O regime de internato não é feito de isolamento total. Os familiares são convidados a visitarem o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves em um dia específico, onde eles terão a oportunidade de passar algumas horas com seus parentes a bordo do CIAMPA, amenizando a saudade de casa e dando a eles a chance de testemunhar a transformação dessas jovens em Soldados Fuzileiros Navais.

Mais:

Concurso para Aluno Aspirante da Escola Naval – Marinha do Brasil

ENTENDA PORQUE É INCONSTITUCIONAL LIMITE DE IDADE PARA MULHERES EM CONCURSOS

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias:

Voltar página anterior
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.