PSICOLÓGICO PM - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PELO EDITAL PM

Relacionamento Interpessoal e como isso é avaliado segundo o Edital PM na fase do Psicológico PM.

Quantas coisas fazemos na vida nos baseando no que os outros esperam da gente? As vezes não entendemos como nossos Relacionamentos Interpessoais podem afetar nossos resultados. Se você alguma vez reprovou por R.I. na fase do Psicológico PM e quer entender um pouco mais sobre como o Edital PM o avalia, (ou se você não faz ideia do que é isso e nunca reprovou) vamos ver uma das várias formas de Relacionamento Interpessoal que pode nos afetar negativamente durante nosso cotidiano, além de impedir que você esteja apto para a fase do psicológico PM.

 

edital-psicologico-pm-interpessoal

Sobretudo, para ter um bom relacionamento interpessoal, é importante estarmos bem para conseguir diferenciar o que é meu e o que é do outro. Como assim? Vamos imaginar uma pessoa que seja boa em corrida. Ou muito inteligente. Ou que esteja treinando muito para seu TAF. Se identificou? Melhor ainda. Agora vamos pensar em quantas pessoas o acompanharam desde a inscrição para o concurso da PM, os estudos, treinos e fases do concurso e em algumas coisas que essas mesmas pessoas falavam.

Defina quais são as suas expectativas 

Você já ouviu: “Você é tão inteligente, tenho certeza de que vai ficar entre os mil primeiros!” ou “Nem precisa estudar tanto, você é inteligente. Vai se dar bem” ou “Nossa, você é tão rápido que vai tirar a corrida de letra no TAF” ou “De tanto treinar essa fase vai ser fichinha”.

Claro que quando as pessoas falam isso elas estão nos estimulando e nos incentivando.Mas se não tivermos bem claro o que é meu desejo, meu objetivo, meus potenciais, e quais são os desejos do outro, podemos acabar nos agarrando a expectativas. Expectativas que não são nossas! E todas essas expectativas dentro de nós acabam contribuindo para um desvio do perfil requerido pelo edital PM.

 

edital-pm

Além disso, as vezes ouvimos tanto os outros, ou queremos tanto mostrar pros outros algo, ou até mesmo manter a visão que os outros tem de nós, não decepcionando-os, que ficamos mais ansiosos, nos cobramos mais e nos frustramos se não conseguimos o que eles falavam. Atrapalhando o nosso desempenho na realização das atividades da profissão e características exigidas pelo edital PM. Percebem como isso também tem a ver com Relacionamento Interpessoal? E com inteligência emocional também!

Claro que o Relacionamento Interpessoal pode interferir de várias outras formas, então fica de olho nas nossas postagens para entender cada vez mais e ir se preparando para a Fase de Exame Psicológico PM.

Para saber mais sobre como os últimos editais dos concursos abordaram o relacionamento interpessoal clique aqui.

Comentários

Artigos Recentes