PSICOLÓGICO PM - TENHO DEFEITOS! E AGORA?

É muito comum que os candidatos fiquem inseguros sobre o que falar durante uma entrevista quando se trata de um processo seletivo. Falar sobre defeitos é uma das questões mais polêmicas que existem, “devo ou não falar sobre minhas falhas e debilidades na hora do exame?”. Compreender as exigências expostas no edital do concurso PM é de suma importância na assertividade de seus objetivos.

É muito relevante que o candidato tenha conhecimento sobre seus defeitos e sobre como abordá-los em uma entrevista de emprego. O edital do concurso PM informa quais são as habilidades cognitivas que são buscadas em futuros policias militares, e por consequência, norteiam o trabalho realizado pela banca avaliadora.

Reconhecendo nossos defeitos e fraquezas

Existe uma real dificuldade em lidarmos com nossas fraquezas, com nossos pontos fracos. Tudo isso parece interferir diretamente no nosso dia a dia e bloquear nossa inteligência emocional. Por mais que eu saiba o que quero que seja diferente, a raiz do problema pode estar muito bem escondida. Aqui entra a importância de estar acompanhado nessa busca.

Vamos imaginar que seus defeitos, suas fraquezas, seus medos, são parte de uma árvore. O tronco dessa árvore é a vida. Seu dia-a-dia. Coisas que você faz e que te leva aos galhos. Cada galho agora será um defeito seu. E cada folha desse galho simboliza os sentimentos e reações que você tem. Na realidade todos estão ligados às mesmas raízes, e é por elas que devemos começar a buscar melhoras.

edital-pm-entrevista

Conhecendo suas raízes

Suponhamos que você tenha discutido essa semana com uma pessoa muito próxima sua. Discutiu com ela por um motivo aparentemente besta, como ter deixado a louça suja depois de comer. A pessoa se justificou dizendo que esqueceu, mas vocês discutiram mesmo assim. Você sentiu raiva. Sentiu raiva porque VOCÊ gosta da pia sempre limpa. Sentir raiva e discutir com a pessoa, são algumas folhas desse galho que é “a pia sempre limpa”. E pode ser muito simples resolver isso. É só a pessoa lavar a louça!

A grande questão é que nem sempre isso resolve, e tornamos a encontrar novos galhos cheios de folhas. Isso porque mais importante do que o galho é a origem dele. Se pergunte, por exemplo, porque é tão importante ter a pia sempre limpa. Higiene? Limpeza? Ok, mas e se a pessoa lavar no final do dia?

Talvez pensando você descubra algo um pouco diferente do esperado. Vamos dizer que ver a pia suja mostre que você está perdendo o controle das coisas. Então, perder o controle te deixa com raiva. Assim como ver a pia suja depois do almoço. E ver a pia suja signifique perder o controle. E você pode ir além... Por que perder o controle te dá tanta raiva? Essa parte que vemos agora são as raízes. São a origem de muitas discussões e desentendimentos que temos em nosso cotidiano e podemos evitar.

Refletir sobre o que me leva a cometer falhas

É por essas e outras que a inteligência emocional é o diferencial de muitos candidatos dentro do concurso PM. Aqui no Palestra Gratuita estamos dispostos à ajudá-los e guiá-los a encontrar as raízes que você pretende mudar para ter uma vida melhor e mais leve!

Portanto, é indispensável que o candidato ao concurso PM saiba reconhecer as raízes de seus problemas, fazendo um auto reconhecimento, identificando seus pontos emocionais fortes, para que possam continuar a serem aprimorados, e os pontos emocionais mais frágeis, para que ele os possa fortificar.

Essa é uma das habilidades exigidas a um policial militar pelo Edital PM e pela banca avaliadora, a autocrítica e o aperfeiçoamento de suas condutas são fundamentais para se construir uma carreia exemplar.

Comentários

Artigos Recentes