PSICOLÓGICO PM – REPROVEI NA FASE DO PSICOLÓGICO, E AGORA?

Prepare-se para o concurso

Assim como em muitos momentos difíceis de nossa vida, como perder alguém importante ou terminar algum relacionamento, algumas pessoas podem, ao reprovar no Psicológico PM, passar pelas fases do luto. Exatamente, o luto tem fases e nós passamos por elas sempre que algo ruim acontece em nossas vidas. Seja perder o emprego ou quebrar seu celular, o luto é algo mais comum em nossas vidas do que parece.

Como as fases do luto podem se apresentar após uma reprovação

Os candidatos estão sujeitos a reprovar em qualquer fase do Concurso PM, mas entende-se que existe uma maior frustação entre os candidatos que reprovam na Fase do Psicológico PM, pois pensam que não possuem o perfil necessário para ser um policial, e que nunca terão o perfil exigido pelo Edital PM. Consequentemente, as chances das fases do luto aparecerem pela reprovação do psicológico tendem a ser maiores. Olha só:

1 – Negação. Nem sempre as fases do luto seguem a mesma ordem, mas é comum o primeiro impacto de alguma situação negativa trazer a negação consigo.

“Isso não pode estar acontecendo!”;

“Eu não olhei direito. Não é possível que meu nome não esteja aqui!”

Familiar, não? É comum que essa negação seja então seguida pela:

2 – Raiva. Você sente aquele calor invadir seu corpo e xinga todo mundo. Coloca a culpa em todos. Sente vontade de gritar. Amaldiçoa o avaliador e todos ao seu redor. Ou talvez você seja daqueles que sente raiva de si mesmo e se encha de cobrança. Mas em algum momento isso passa…

“Tudo para falsa tentativa de tentar fingir que as coisas não aconteceram.”

3 – Barganha. Depois de sentir raiva é comum tentar barganhar. Com Deus, com a Vida, com pessoas que você conhece. Tudo para falsa tentativa de tentar fingir que as coisas não aconteceram. E agora, a pessoa que está nesse estágio do luto tenta, ao máximo, compensar alguma perca – neste caso, a reprovação – com algo novo em sua vida. Tenta ser “mais saudável”, ser “uma pessoa melhor”. E por aí vai.

“Prometo que fico sem tomar refrigerante se meu nome aparecer nessa lista”;

“Não foi minha culpa! Mas se eu conseguir o recurso vou pra missa todos os domingos!”

Chega um momento em que percebemos que não importa o que a gente peça, o que queremos não vai acontecer, e então:

4 – Depressão. Essa depressão não significa que você esteja doente ou precise de remédios. Apenas que você está triste, pois algo que você queria muito não aconteceu. Sinta essa tristeza, ela faz parte do processo e em algum momento vai passar.

Seguindo em frente

5 – Aceitação. Aceitação é o momento em que percebemos que não adianta. O que passou, passou, e só nos resta seguir em frente. Quando chegamos na fase da aceitação percebemos o quanto aprendemos e podemos levar essas experiências para novas oportunidades. Somos capazes, também, de enxergar a situação por um novo ponto de vista, encontrando novos caminhos.

Definitivamente, posso prestar o Concurso PM novamente, posso buscar outras áreas da segurança pública dependendo de minha idade, mas a vida continua e eu sempre terei opções para escolher!

E você, candidato, já reprovou? Comenta aí o que você fez pra lidar com isso e como está se preparando para mais uma tentativa no concurso! O Curso Palestra Gratuita está pronto para te auxiliar na superação de todas essas fases, venha conhecer o nosso curso de Desenvolvimento Pessoal.

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.