Saiba como se preparar para o teste de aptidão física da PMESP

 

O concurso para ingresso na Policia Militar do Estado de São Paulo, consiste em algumas etapas, sendo a prova escrita, teste de aptidão física, exame médico, psicológico, investigação social e prova de documentos. Dentre as etapas, a que gera mais dúvidas nos candidatos é o teste de aptidão física, conhecido como TAF.

Muitos candidatos estudam bastante para a prova escrita, mas esquecem de treinar a parte física. Para o concurso da PM, essa é uma fase de grande importância e com caráter eliminatório. Neste exame, além de treinar bastante e obter um bom condicionamento físico, é preciso executar o movimento do exercício de forma correta.

 

Confira algumas fotos do nosso treinamento Pré-TAF:

 

Para ter bons resultados no exame físico é importante que o candidato descanse e faça uma boa alimentação, principalmente no dia anterior à prova. Confira abaixo algumas dicas para se preparar para o teste físico da PMESP.

 

Qual roupa devo usar no TAF (Teste de Aptidão Física) ?

Para realizar o TAF o candidato deve estar com uma roupa confortável e adequada para a prática de exercícios físicos. No caso dos homens camiseta e calção ou shorts e para as mulheres calça legging, corsário ou bermuda. Para as mulheres recomendamos o uso de top por baixo da camiseta.

 

Qual altura exigida para ser policial militar?

Para ser policial militar a altura exigida para os homens é de 1,60 cm e para as mulheres é preciso ter no mínimo 1,55 cm.

 

Como é o Teste de Aptidão Física (TAF) da PMESP?

O teste de aptidão física é realizado na Escola de Educação Física da PMESP, onde a pista de corrida possui 400 metros e os candidatos devem fazer a corrida de 12 minutos, o tiro de 50 metros, a flexão e o abdominal.

 

Precisa levar exame médico no dia do TAF da PMESP?

No dia do TAF, o candidato deve apresentar um exame médico mostrando que ele está apto para realizar o teste, esse atestado pode ser de um órgão público ou particular. O atestado deve ser emitido dentro do prazo de 45 dias antes do dia do exame físico. Se este documento não for apresentado, o candidato irá preencher uma declaração afirmando ser responsável pela sua adequada condição de saúde, no caso de menores de idade os responsáveis deverão assinar.

 

Posso alterar a data do meu TAF?

É muito importante prestar atenção nas datas, pois não é possível alterar a data do seu TAF. As turmas são montadas por ordem alfabética e seguem datas conforme o cronograma.

Flexão e Extensão

A flexão de braços é uma prova exigida para ambos os sexos, porém, com algumas diferenças de execução no exercício.

Para os homens a flexão de braços se inicia no solo, onde o candidato deve estar com pernas juntas alinhadas com a cintura e braços esticados, o quadril não pode passar excessivamente para cima nem para baixo, estando na posição que chamamos “encaixado”. Na voz de comando para iniciar o exercício, o candidato deve realizar o máximo de repetições que conseguir no período de 1 minuto, flexionando o braço até formar um ângulo de 90º graus e voltar à posição original. Se o candidato realizar algum movimento errado o avaliador irá corrigi-lo no mesmo momento, informando que não contou aquela repetição, e o candidato deve dar continuidade no teste.

Para as mulheres a flexão de braços se inicia com os joelhos unidos e apoiados sobre o banco sueco, pernas esticadas, e na voz de comando para iniciar o exercício deve-se realizar o máximo de repetições que conseguir, flexionando os cotovelos até que seu peito chegue a 10 centímetros do solo, retornando à posição de inicio.

 

Abdominal

No teste de abdominal, o candidato deve estar deitado e com os braços estendidos na posição remador. Os braços devem estar esticados acima da cabeça e durante o movimento é necessário flexionar pernas e tronco simultaneamente. Durante a execução do exercício os cotovelos devem ultrapassar a linha do joelho. O tempo para realização desta etapa é de 1 minuto.

 

Corrida de 50 metros

Neste teste o avaliador dá o sinal de partida e o candidato deve atingir velocidade máxima com o objetivo de cruzar a linha de chegada ao menor tempo possível. Caso o candidato queime a largada ele terá apenas mais uma tentativa para realizar a prova.

 

Corrida de 12 minutos

A duração da prova é de 12 minutos e o candidato precisa correr a maior distancia possível, sendo o mínimo 1900 metros para conseguir alcançar 10 pontos. Durante o percurso não pode haver paradas.

Para conseguir passar no teste físico o candidato deve alcançar no mínimo 10 pontos em cada um dos testes e 201 pontos na soma dos pontos dos quatro testes. Caso a pessoa acerte 200 já será desclassificado.

 

Veja a tabela do teste de aptidão física com a pontuação para os candidatos MASCULINO e FEMININO:

Para que o candidato tenha um bom desempenho no teste de aptidão física, é necessário que ele realize os exercícios de forma correta e para isso é importante ter o acompanhamento de um profissional que tenha conhecimento sobre os testes. Pensando nisso, o Curso Palestra Gratuita desenvolveu um Pré – TAF, um programa de treinamento exclusivo para esta fase do exame da PMESP. No Pré – TAF, um instrutor altamente qualificado, que fez parte da Banca Examinadora do TAF por 10 anos, ensina como que o exercício deve ser executado.

Clique aqui e conheça mais sobre esse programa de treinamento!

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento 11-94453-4252 ou envie um e-mail para supervisao@palestragratuita.com.br.

Comentários

Artigos Recentes

Loading...