COMO FUNCIONA O CONCURSO DE GCM DE PIRITIBA BA

Prepare-se para o concurso

Município de Piritiba, na Bahia, abre concurso para Guarda Municipal. São 32 vagas para candidatos de nível médio. Prova será em Maio.

Prefeitura Municipal de Piritiba BA lança concurso para GCM com 32 vagas. Os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio completo. A remuneração será de R$ 1.412,00.

Os interessados devem se inscrever no site do instituto Notus do dia 05 a 25 de Abril mediante taxa de R$ 100,00. A prova será no dia 26 de Maio.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Piritiba BA confira o edital no link Edital concurso GCM Piritiba

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou português amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos.

• Estar em gozo de direitos políticos.

• Estar quite com as obrigações eleitorais, documentado com os últimos comprovantes de votação ou certidão da Justiça Eleitoral.

• Apresentar Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.

• Apresentar documentação comprobatória da escolaridade mínima exigida, consoante o disposto no edital, sendo Diploma ou Certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar, conforme o cargo. O Diploma/Certificado deve referir-se a curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação/MEC, e respectivos Conselhos Federais e/ou Nacionais e Conselho Estadual de Educação – CEE, quando for o caso.

• Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público da esfera Federal, Estadual e Municipal.

• Não registrar antecedentes criminais.

• Não haver sido condenado em sentença criminal com trânsito em julgado que comine pena impeditiva do exercício da função pública nos últimos 5 (cinco) anos.

• Não ter sido demitido por justa causa, nos termos da legislação trabalhista da administração pública, nos últimos 5 (cinco) anos.

DO PROCESSO SELETIVO

Este concurso público será realizado em 3 etapas, conforme especificadas a seguir:

1. Prova Objetiva, classificatória e eliminatória.

2. Teste de Aptidão Física (TAF), eliminatório e classificatória.

3. Avaliação Psicológica, eliminatória.

4. Curso de Formação, obrigatório e eliminatório.

DA PROVA OBJETIVA

As provas terão caráter eliminatório e classificatório sendo constituídas conforme itens a seguir:

• Língua Portuguesa – 10 questões

• Conhecimentos Gerais – 10 questões

• Conhecimentos Lógico-matemáticos – 05 questões

• Conhecimentos Específicos – 15 questões

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será composta de 40 (quarenta) questões para todos os níveis, distribuídas pelos conhecimentos, sendo que cada questão conterá 5 (cinco) alternativas, com uma única resposta correta.

A pontuação de cada prova se constituirá da soma dos pontos obtidos pelos acertos em cada item de conhecimentos, ponderados pelos respectivos valores das questões.

Estará eliminado deste Concurso Público o candidato que não perfizer o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos atribuídos nas somas das provas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, ou seja, 5,0 (cinco) pontos.

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICATAF

O Teste de Aptidão Física –TAF ficará sob responsabilidade dos profissionais contratados para esse fim.

O Teste de Aptidão Física – TAF é de caráteres eliminatório e classificatório para atuação na Guarda Municipal de Piritiba – BA.

O Teste de Aptidão Física, de caráteres eliminatório e classificatório, será aplicado somente aos candidatos aprovados na I Etapa do Concurso (50% ou mais na prova objetiva escrita) e que apresentarem o Atestado Médico assinado pelo profissional designado pela Administração Pública Municipal.

O Teste de Aptidão Física aplicado aos candidatos será composto dos seguintes testes:

1. Flexão de braços na barra fixa, somente para os candidatos do sexo masculino; Isometria na barra fixa, somente para os candidatos do sexo feminino;

2. Abdominal;

3. Corrida de 12 minutos, para todos os candidatos.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica de caráter eliminatório, será aplicado em igualdade de condições para todos os candidatos habilitados convocados para esta fase, e consistirá na aplicação de instrumentos que explicitem de forma inequívoca as características cognitivas, emocionais e de personalidade, considerando as necessidades, exigências e peculiaridades da área de atuação, incluindo condições necessárias para o porte de arma de fogo e nas condições atuais oferecidas pela entidade empregadora, descritas no Perfil Profissiográfico.

Serão convocados para a Avaliação Psicológica, somente os candidatos que forem considerados classificados na prova de aptidão física.

Na avaliação psicológica o candidato será considerado “APTO” ou “INAPTO”. Será eliminado do concurso público o candidato considerado “INAPTO” na avaliação psicológica ou que não tenha sido avaliado em razão do não comparecimento nas datas e horários estabelecidos em edital de convocação.

A avaliação psicológica consistirá na aplicação e na avaliação de técnicas psicológicas, visando analisar a adequação do candidato ao perfil profissiográfico da atividade.

CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso Formação será ministrado para aqueles aprovados na I, II e III etapas e convocados para assumir o cargo de Guarda Municipal:

As aulas do Curso de Formação da Guarda Municipal de Piritiba – BA acontecerão em data, local e horário que serão divulgados no Edital de Convocação, perfazendo a carga horária de 392h (trezentas e noventa e duas horas).

É destinado aos candidatos aprovados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, Prova de Aptidão Física e considerados Aptos na Avaliação Psicológica.

Serão convocados para compor a turma do Curso de Formação somente os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas imediatas oferecidas. Durante o Curso de Formação, o candidato poderá receber uma bolsa mensal.

O aproveitamento do candidato no Curso de Formação será determinante para o exercício das funções. O candidato considerado INAPTO e/ou CONTRAINDICADO em qualquer etapa do processo admissional, resguardado o direito ao contraditório e à ampla defesa, estará impedido de tomar posse.

O candidato que, após instauração do devido processo legal e observados o direito do contraditório e da ampla defesa, tiver sua conduta considerada censurável ou incompatível durante o Curso de Formação poderá ser desligado do curso.

Os módulos serão estabelecidos em tabela específica, constantes dos Anexos do Edital de Convocação para o Curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Conhecimentos Gerais

3. Conhecimentos Lógico-Matemáticos

4. Conhecimentos Específicos

– Noções de Direito Constitucional e Direitos Humanos

– Noções de Direito Penal e Processo Penal

– Estatuto Geral das Guardas Municipais

– Legislação de Trânsito

– Registro, posse e comercialização de armas de fogo

– Estatuto do Desarmamento. (Lei nº 10.826/03).

– Decreto Federal n° 9.785/2019 e a Instrução Normativa nº 201-DG/DPF

– Decreto Nº 11.615, de 21 de julho de 2023

– Noções de primeiros socorros

Mais:

Como Funciona o Concurso para GCM de Simões Filho BA

CONCURSO PM BA 2024 É ANUNCIADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do Blog

Categorias do Blog

Nossos Cursos

Vídeos Relacionados

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fechar Menu

Assine nosso Telegram

Fique por dentro dos concursos da segurança pública

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.

Receba nosso contato !

Eu aceitoAo preencher, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do Curso Palestra Gratuita.