Saiba mais sobre a investigação social da Policia Militar do Estado de São Paulo

 

Para chegar nesta etapa do concurso da Policia Militar, o candidato já passou pela prova objetiva, teste de aptidão física (TAF), exame médico e psicológico, então está a poucos passos de alcançar o seu objetivo. Para não desperdiçar essa oportunidade, é de grande importante não omitir nenhum dado relevante sobre sua vida.

curso-palestra-gratuita-is-documentos

 

Na investigação social será avaliada a conduta social do candidato desde os 12 anos de idade, e nessa fase a sinceridade é fundamental, tudo deve ser explicado corretamente no preenchimento do formulário, além da entrega de documentos exigida que deve estar anexada.

 

Segue abaixo a lista de documentos necessários nesta fase do concurso:

  • 1 foto no tamanho 5x7 centímetros recente e datada com no máximo 6 meses;
  • Cédula de Identidade (RG) ou do Registro de Identidade Civil (RIC);
  • Certidão de Distribuição Criminal, emitida pela Justiça Estadual, das comarcas dos Municípios em que residiu a partir dos 18 anos de idade;
  • Atestado de Antecedentes criminais, Certidão (documento exigido somente para quem é servidor público civil ou militar) expedida pelo órgão público em que estiver servindo, informando sua atual situação disciplinar ou comportamento se responde ou já respondeu a processo disciplinar, punições sofridas;
  • Cerídeo (documento exigido somente para quem foi servidor público civil ou militar), expedida pelos órgãos públicos em que serviu, informando: comportamento ou situação disciplinar quando foi exonerado ou licenciado, se respondeu processo administrativo, se respondeu processo disciplinar e punições sofridas;
  • Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (candidatos do sexo masculino);
  • Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou grau equivalente;
  • Certidão Negativa de Débitos no Serviço Central de Proteção ao Crédito ou Extrato de Consulta, caso exista débito;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento.
 

Dúvidas frequentes sobre essa fase: 

  • Quais os motivos de reprovação na investigação social da PMESP?

Algumas perguntas são frequentes entre os candidatos nesta fase do concurso, para te auxiliar, o Curso Palestra Gratuita elencou alguns motivos que podem causar reprovação na investigação social. Devemos lembrar que será avaliada a conduta social do candidato desde os 12 anos de idade e não pode omitir nenhuma informação.

 
  • Tenho familiar preso ou que já foi preso, posso reprovar na I.S?

Caso você tenha um familiar preso ou que já cumpriu pena, não quer dizer que você será reprovado. Será investigado se você tinha uma relação de convivência com essa pessoa e se estava junto com ela em suas práticas delituosas.

 
  • Já usei drogas, serei reprovado no exame?

Este é um assunto delicado que será analisado. O candidato poderá sofrer reprovação na investigação social apenas se ainda for usuário ou como é citado no próprio edital: toxicômano ou drogadicto. Este aspecto deve ser analisado de forma detalhada, e verificar quantas vezes e em qual momento da sua vida ocorreu.

Para que seja feita uma boa avaliação, durante o processo seletivo, pode ser feito a qualquer momento e mais de uma vez exames toxicológicos.

 
  • Minha companheira ou companheiro fez um Boletim de Ocorrência contra mim, isso prejudica minha investigação social?

Caso isso ocorra, será analisado o qual o motivo que ocasionou o boletim de ocorrência e se esse desencadeou em um inquérito policial ou foi arquivado. Este aspecto será baseado no item 5,4 do Capítulo XII do edital, ser possuidor de registro policial nas condições de averiguado, autor ou indiciado, é desabonador à conduta ilibada, à reputação e à idoneidade moral.

investigação-social-concurso-pm-curso-palestra-gratuita

Muitos candidatos reprovam na investigação social, pois não preenchem corretamente o formulário. Esta é uma fase eliminatória, então é preciso ser transparente e responder as perguntas de forma simples e explicativa e não omitir nenhuma informação.

O Curso Palestra Gratuita conta com uma equipe preparada para auxiliar os candidatos ao concurso da Policia Militar em todas as fases. Se você quer prestar o concurso, venha nos conhecer e podemos te preparar para alcançar esse objetivo.  

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a nossa central no telefone (11) 4237-2000, no Whatsapp do nosso departamento (11) 99567-1101 ou envie um e-mail para investigacaosocial@palestragratuita.com.br.

Comentários

Artigos Recentes

Loading...