Como Funciona o Relacionamento da Polícia Militar?

   

É difícil aceitar que as vezes temos tantos amigos, colegas, que estamos sempre no meio das pessoas, e mesmo assim de vez em quando ainda nos aparece aquele item: “Relacionamento da Polícia Militar” dentro de nossas devolutivas a respeito da Fase Psicológica PMESP. Mas afinal, como funciona o Relacionamento Interno da Policia Militar do estado de São Paulo, e o que é esse tal Relacionamento Interpessoal?

O Relacionamento Interpessoal

No geral, fala sobre como você lida com as pessoas, todas as pessoas. Aquelas que você conhece, as que você nunca viu, as que você é obrigado a conviver, pessoas iguais e pessoas diferentes de você! Tem até vezes que realmente temos facilidade em nos relacionar com as pessoas, não é mesmo?

Falamos bem, somos engraçados, mas não conseguimos ouvir e compreender o que o outro diz. Tem outras situações em que nós ouvimos mais do que falamos e não conseguimos expressar nossas opiniões. Outras vezes nós falamos coisas sem pensar, pois, somos impulsivos. E por aí vai...

Isso tudo significa que o Relacionamento da Policia Militar não existe sozinho. Ele depende tanto de outras pessoas quanto dos nossos outros aspectos de personalidade (flexibilidade, agressividade, ansiedade, etc.) e isso se chama Relacionamento Interpessoal, veja bem:

Se eu tenho muita agressividade, posso acabar reagindo de maneira muito enérgica (bem além do necessário) com as pessoas que convivo?

           -Sim, você pode acabar reagindo além do necessário quando menos esperar... Esteja atento a isso! 

E isso afeta meu relacionamento Interpessoal?

           -Exatamente! E pode acabar afetando seu relacionamento com outras pessoas.

Também pode ser que eu seja uma pessoa que gosta de falar, mas não consigo ouvir. E isso é o melhor relacionamento interpessoal que posso ter?

           -Pensando que o relacionamento interpessoal da Fase Psicológica da PM envolve tanto o “eu” quanto a outra pessoa, então não. Afinal, ela também precisa ser ouvida para se sentir à vontade e continuar conversando com você, não é mesmo?

E se eu sou uma pessoa que tem poucos, mas bons amigos?

            -Isso não é um problema, desde que ter poucos, mas bons amigos, não seja por sua inflexibilidade. Agora, se você não consegue conhecer pessoas novas por elas serem, agirem ou pensarem diferente de você e seus amigos.

Será que meu Relacionamento Interpessoal na Policia Militar é tão bom quanto poderia?

          -Claro que com as pessoas que você conhece e se dá bem, ele vai ser bom. Mas ele envolve outras pessoas também, e nesse ponto seria importante repensar e compreender porque é tão difícil lidar com outras pessoas.

Assim que você se tornar Soldado da Polícia Militar, não só terá de lidar com o Público (com pessoas que vão pedir e precisar de sua ajuda) mas também com seus irmãos de farda! E talvez seus irmãos sejam diferentes dos seus amigos, e de você (afinal, cada pessoa é única), e você vai precisar entrosar, dialogar, e estabelecer vínculos.

No concurso para soldado da PM 2° classe, a Policia Militar do Estado de São Paulo buscará um perfil psicológico especifico: É na etapa referente ao Exame Psicológico que o candidato tem seu perfil analisado.

É importante acrescentar que em um dos últimos concursos, 61% dos candidatos que chegaram até esta fase foram reprovados, o que torna essa etapa uma das mais difíceis de todas para o concurso.

Partindo, então, do princípio de que Relacionamento Interpessoal da Fase Psicológica da PM é voltado a todas as possíveis relações que temos ou podemos ter, e do fato de que não nos damos bem com todas as pessoas ao meu redor, é provável que esse aspecto sempre dê as caras durante as devolutivas do Psicológico PMESP. Mas vale a pena parar pra pensar como andam seus relacionamentos. Como você vê as pessoas e como as pessoas te veem.

Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento, saber como pode se desenvolver como pessoa, e nas relações interpessoais.

CONHEÇA NOSSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)

Voltado para sua praticidade, o Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que conta com diversos recursos como, Aulas de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância) conta com videoaulas, aulas ao vivo e uma apostila digital!

Além de mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo, atendimento exclusivo, salas de aula muito bem equipadas e diversos outros recursos em disposição da sua busca pelo autoconhecimento aprimorado.

Clique na imagem abaixo para saber mais:

   

Comentários

Artigos Recentes