Fase Psicológica PM – Qual o perfil psicológico exigido nos concursos da PM

 

No concurso para soldado da PM 2° classe, a Policia Militar do Estado de São Paulo buscará um perfil psicológico especifico: É na etapa referente ao Exame Psicológico que o candidato tem seu perfil analisado.

 É importante acrescentar que em um dos últimos concursos, 61% dos candidatos que chegaram até esta fase foram reprovados, o que torna essa etapa uma das mais difíceis de todas para o concurso.

 

PSICOLÓGICO PM

 

Em relação a esta fase, consta no edital, Fase Psicológica da PM, que: “de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo.”

São 7, as características pedidas no edital de Fase Psicológica, sendo elas:

 
  1. Flexibilidade moderada – ausência de rigidez na conduta, no limite em que não comprometa sua conduta no bom desempenho da função;
  2. Disposição para o trabalho – capacidade para suportar longa exposição a agentes estressores, sem permitir que estes causem danos físicos ou mentais, sendo capaz de manter um bom nível de energia interna da qual o indivíduo dispõe para interagir com o meio;
  3. Capacidade de liderança – potencial para agregar as forças da comunidade, valendo-se de criatividade e proatividade, sem abdicar da autocrítica quem mantém o equilíbrio das ações;
  4. Relacionamento interpessoal adequado – adequado nível nas relações humanas, estejam em conflito ou não, que permita aperceber-se do comportamento dos outros do mesmo modo em que consegue comunicar-se apropriadamente;
  5. Inteligência – grau de inteligência geral (fator G) dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, com potencial de memorização, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
  6. Fluência verbal – facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, através da verbalização clara e eficiente, expressando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
  7. Resiliência – potencial para superar frustrações e reveses, valendo-se da aprendizagem das vivências para desenvolver melhor suas atividades, tornando-as mais produtivas.
 

Segundo nosso núcleo de Psicologia, é de conhecimento comum que o concursado precisa demonstrar as características já descritas a fim de poder exercer a profissão, ou demonstrar potencial para isso.

Vale ressaltar que candidatos não são profissionais prontos para o cargo, e ainda precisarão passar a formação da PM após conseguirem o APTO em todas as etapas. Até o edital de 2014, vinte e uma características eram buscadas na Fase Psicológica da PM.

Além disso, o modelo de Perfil Psicológico PM apontava de forma específica as características, considerando-as de maneira individual; já o perfil atual considera além das características individuais, também, a dinâmica, entre elas, como uma característica que interage com as demais.

FASE PSICOLÓGICA PM

Muitos não sabem, mas existe um contra perfil estabelecido previamente pelos editais, no qual é constituído pelas seguintes características:

Descontrole emocional – utilização do potencial emocional sobrepondo-se ao racional, comprometendo o comportamento, seja por impulsividade, ansiedade ou agressividade descontrolada;

Sinais Fóbicos – presença de sinais de medo patológico ou irracional, com dificuldade para manter o autocontrole;

Falta de domínio psicomotor – ausência de habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Sendo assim, o candidato deve possuir ou buscar autoconhecimento, saber como pode se desenvolver como pessoa, e nas relações interpessoais.

Voltado para sua praticidade, o Curso Palestra Gratuita possui uma equipe de psicólogos que conta com diversos recursos como, Aulas de Desenvolvimento Pessoal em formato EAD (ensino a distância) conta com videoaulas, aulas ao vivo e uma apostila digital!

Além de mapeamento de perfil, aula motivacional, dinâmicas de grupo, atendimento exclusivo, salas de aula muito bem equipadas e diversos outros recursos em disposição da sua busca pelo autoconhecimento aprimorado.

Clique na imagem abaixo para saber mais:

 

Comentários

Artigos Recentes